Executando verificação de segurança...
6

Ubuntu 24.04 Tela secundaria piscando ( screen tearing )

Meu amigos, que banho tomei nos ultimos dias...

Formatei recentemente meu PC do serviço, estava usando ubuntu 20.04 e tinha algumas coisas que me incomodavam, navegador bugado entre outras coisas. PC estava pedindo para ser formatado e eu já vinha a algum tempo me enrolando.

Resolvi testar o sistema de backup do ubuntu e tomei coragem de formatar. E para minha surpresa, tudo funcionou lindamente. Restaurar o backup e ter meu history do terminal lá foi maravilhoso. O único problema aparentemente era o Remmina que resolveu não funcionar mais na versão 1.4.35. Fiz downgrade via snap e voltou a funcionar. (até o snap atualizar ele novamente).

Mas Remmina era um dos meu menores problemas, tudo começou a ficar insuportável quando a tela secundária começou a piscar. Depois de testar o cabo, supus que era a tela, visto que ela piscava umas cores estranhas, estava quase comprando outro. Amigo meu ao lado comentou que poderia ser o ubuntu 24.04 e não o monitor, e obviamente peguei outro monitor para testar e para a não surpresa o monitor apresentou o mesmo problema.

Minha jornada começou aqui, 3 dias, nos horários vagos entre as reuniões, testando inúmeras coisas, Modo recovery depois de nem boot mas dar, sem nenhum sucesso a frente, querendo voltar pro 20.04 já, enfim consegui.

Caso alguém esteja passando por algo parecido, deixo minha solução, que não vi em nenhum fórum, em nenhum lugar.

Habilitar Wayland.

sudo nano /etc/gdm3/custom.conf

Encontre a linha que diz #WaylandEnable=false.

Se esta linha estiver presente e descomentada (sem o # no início), comente-a adicionando um # ou remova a linha completamente:

#WaylandEnable=false

Salve o arquivo (Ctrl+O, Enter) e saia (Ctrl+X).
Reinicie o GDM para aplicar as mudanças:

sudo systemctl restart gdm3

Depois de logar novamente, confira se vc está usando wayland

echo $XDG_SESSION_TYPE

Deixo ai minha contribuição para caso alguem esteja passando pelo mesmo problema com essa ultima versão do ubuntu.

abraço...

1
1

Comigo a segunda tela fica cheia de fragmentos, so no linux tbm (independente da distro), a muito tempo atras consegui resolver baixando algum driver de gpu que nao consigo me lembrar mais, emfim, tbm estou com o mesmo problema e tbm procuro solução

1

Tive um problema similar com o Ubuntu uma vez, na época tentei várias coisas e não resolveu. Acabei voltando para o Windows pq esse piscar de tela me irritava profundamente.

Talvez indo por esse mesmo caminho eu teria conseguido corrigir, mas na época eu era muito leigo em Linux e não tive paciência.

1

Início do ano passado tive um problema parecido (relacionado a tela) com um notebook que importei. Na verdade esse notebook tinha problemas com drivers até mesmo no Windows, o sistema que veio de fábrica. Dias e dias procurando soluções em diversos fórums, até que resolvi o problema seguindo a solução num fórum espanhol.

¡Fue por poco!

Enfim, sempre é bom relatar soluções como a sua!