Executando verificação de segurança...
4
koziel
3 min de leitura ·

Como um PROGRAMADOR SENIOR usa IA no dia a dia - Cursor, MCP, sub-agents

Hoje em dia usar ferramentas de IA no trabalho e pra desenvolvimento ja virou quase que obrigatório. Eu consegui boas oportunidades trabalhando pra gringa por ter mexido com essas ferramentas desde o começo, com vagas de 5 a 10k USD / mes.

Achei que seria uma boa compartilhar como eu uso essas ferramentas no dia a dia, pra ajudar quem ta perdido e também pra trocar informações com quem ja ta inserido no mundo da IA.

Eu já usei Claude Code e Cursor, mas atualmente to mais focado no Cursor que é o que a empresa paga pra gente. Meus modelos favoritos são o Opus 4.5 (tasks médias/complexas) e o Composer 1 (tasks simples). O Opus é mt bom pra planejamento, discussoes, tasks mais complicadas. Pra mim, o modelo mais inteligente até agora. O Composer 1 é mt rapido, mas ainda peca em algumas decisoes, por isso uso ele pra coisas mais simples.

Quando eu vou mexer em algo que ja existe, eu gosto de sempre começar adicionando ao contexto do agente o fluxo de execucao daquela feature. Normalmente, pedindo pra ele me explicar como aquilo funciona ja ajuda bem. Depois peço pra fazer as alteracoes que preciso.

Se vou implementar uma feature nova, gosto de começar pelo Plan Mode, discutindo com o Opus, passando o objetivo da tarefa e discutindo a parte técnica até chegar em uma que me agrade. Aqui é bom tbm pq ele te faz perguntas pra esclarecer dúvidas e te ajuda a detalhar melhor a solução. Depois de finalizado o plano, da pra clicar em Build e ele sai implementando, mas eu gosto de pedir pra ele usar sub-agents pra trabalharem em parelelo e entregar mais rapido. Esses dias na empresa alterei 7 serviços ao mesmo tempo com 7 sub-agentes, e foi bem mais rapido do que se fosse linearmente.

Algumas ferramentas interessantes que uso do cursor são as Docs, em que vc pode passar uma URL da web e ele vai indexar e te responder de acordo com o que ta la, Skills/Comandos pra deixar prompts pré feitos pra coisas como revisar um PR. Uso bastante as Rules tbm, tanto pessoais quanto de projeto. Úteis pra documentar padroes, decisoes, etc. E claro, nao da pra deixar de falar dos MCPs, que pra mim sao importantissimos. Tenho conectado MCP do banco de dados, do notion, do github e do Jira. Consigo conversar com o Cursor e perguntar sobre coisas do banco de dados que ele roda as queries e me traz detalhado informacoes, abrir PRs com o github MCP, escrever/ler anotacoes do meu notion, ler tasks do meu Jira, etc. Recomendo fortemente

Por último, acho que um ponto interessante a comentar, é que a melhor arquitetura que eu vi ate agora pra IA é a de Monorepo. Se todos os seus servicos estiverem numa mesma pasta, vai ficar mt mais facil pra IA navegar entre elas, entender como eles se comunicam entre si, entender payloads, etc. Na empresa que eu to a gnt tem um repositorio no github que é o Monorepo, e nele tem documentado os outros repositorios (separados) e as urls/branchs pra eles. Aí é só clonar na pasta /services e ta tudo dentro do monorepo, sem efetivamente estar la no github.

É isso! Espero que essas dicas tenham ajudado, e se ajudou da uma olhada no video que eu postei mostrando na prática tudo isso em um projeto real: https://www.youtube.com/watch?v=lC85jFCG_ho

Comenta aí também como voce usa essas ferramentas no dia a dia, se eu esqueci de alguma coisa importante, se vc ja viu diferenca na sua produtividade usando IA pra trabalhar.

Carregando publicação patrocinada...