Executando verificação de segurança...
1

Self hosted e quais os seus benefícios

Vejo que o tema é constantemente discutido e poucos compreende o valor real da adoção do "self hosted" na stack, que não é reduzir somente os custos, mas você ter total custódia da esteira que produz os resultados desejados do seu produto.

Atualmente em muitas empresas, ter acesso a servidores dedicados tornou-se algo comum, e centralizar a produção e resolver os problemas com qualidade em um nível aceitável sana boa parte de necessidades comuns ao desenvolvimento.

Eu por exemplo além de utilizar no dia-a-dia, contratei uma VPS básica que me ajuda a experimentar algumas tecnologias que fazem sentido para projetos que venho desenvolvendo e juntando as peças para entregar resultados satisfatórios para iniciativas e ideias em andamento.

Um dos exemplos recente foi a configuração de um serviço de email com stalwart, que é um projeto que oferece uma maneira rápida de se ter diversos tipos de domínios configurados fazendo as entregas e com funcionalidades de IA, spam e etc.

Estou usando dokploy e coolify principalmente e testando constantemente as facilidades de cada um, e o que mais percebi é que os custos ocultos se mal utilizados realmente existem, porque você tem controle total e saber exatamente o que configurar vai além do dominio que cada um pode ter das diversas tecnologias envolvidas, sair rápido do zero pode custar o preço de um vazamento ou algum uso indevido caso sua máquina seja invadida.

Não passei por este problema, mas fico sempre atento, porque acompanho e monitoro o servidor em busca de anomalias constantemente.

No mais, os projetos são interessantes mas é sempre bom entender o que esta abrindo mão. Me conte você, como tem utilizado projetos self hosted?

Carregando publicação patrocinada...
5

contratei uma VPS

VPS não é self hosted

Self hosted é você ter um espaço físico em uma sala / escritório e você ter a sua própria máquina.

Eu tenho um servidor em casa, uso-o para projetos não profissionais, JAMAIS usaria para projetos profissionais porque não quero ter a responsabilidade de manter essa máquina funcionando.

Postei aqui diversas dúvidas que devem ser respondidas para quem quiser ter um home server.

Comprar uma maquina e colocar sem me preocupar em casa para projetos que podem ficar fora do ar é uma coisa

Perder um cliente porque não tenho a capacidadade de manter essa màquina no ar é uma situação que não quero passar

2

salve.

cara, eu considero VPS self hosting sim. Tenho uma máquina em casa com unraid e, sei lá, já tô nessa faz anos e as vezes me arrependo porque da trabalho ficar mantendo aplicações. As coisas quebram, tem bugs, vulnerabilidades, etc. Tem q ficar sempre ligado e isso me cansa. Mesmo assim, com essa industria do software onde qualquer coisinha já cobram uma assinatura, ainda me parece a melhor opção pra a gente que é técnico ter alguma coisa decente pra usar.

1

Recentemente no meu trabalho tive contato com algumas empresas que tem produtos relacionados a processamento de imagens de drones e muitas deles utilizam servidores próprios para rodar seus modelos de I.A.

Acredito que dependendo do seu cenário vale a pena utilizar essa abordagem, principalmente em questões relacionados aos custos.

1

Eu fui mais longe... Ao longo do tempo arranjei 3 servidores hp dl580 g9, Montei minha infra com proxmox (virtualizador), uso a cloudflare pra expor pra internet. Dentro do proxmox, subi um kubernetes, e nele subi o argocd, gitlab, mysql, postgres .... e desenvolvo meus projetos td pensando nas melhores praticas. Pra storage usei ceph em ha ... Ta quase um datacenter particular... Mas é q preciso de muita ram e processamento... manutenção quase 0! Eu acho super válido, pq vc aprende muito. Uma boa parte desse projeto ta disponível no meu blog www.seja.pro q esta self hosted! O problema é qndo cai a energia ... Fora isso prefiro o self hosted, pq n gasto com nuvem.