Self hosted e quais os seus benefícios
Vejo que o tema é constantemente discutido e poucos compreende o valor real da adoção do "self hosted" na stack, que não é reduzir somente os custos, mas você ter total custódia da esteira que produz os resultados desejados do seu produto.
Atualmente em muitas empresas, ter acesso a servidores dedicados tornou-se algo comum, e centralizar a produção e resolver os problemas com qualidade em um nível aceitável sana boa parte de necessidades comuns ao desenvolvimento.
Eu por exemplo além de utilizar no dia-a-dia, contratei uma VPS básica que me ajuda a experimentar algumas tecnologias que fazem sentido para projetos que venho desenvolvendo e juntando as peças para entregar resultados satisfatórios para iniciativas e ideias em andamento.
Um dos exemplos recente foi a configuração de um serviço de email com stalwart, que é um projeto que oferece uma maneira rápida de se ter diversos tipos de domínios configurados fazendo as entregas e com funcionalidades de IA, spam e etc.
Estou usando dokploy e coolify principalmente e testando constantemente as facilidades de cada um, e o que mais percebi é que os custos ocultos se mal utilizados realmente existem, porque você tem controle total e saber exatamente o que configurar vai além do dominio que cada um pode ter das diversas tecnologias envolvidas, sair rápido do zero pode custar o preço de um vazamento ou algum uso indevido caso sua máquina seja invadida.
Não passei por este problema, mas fico sempre atento, porque acompanho e monitoro o servidor em busca de anomalias constantemente.
No mais, os projetos são interessantes mas é sempre bom entender o que esta abrindo mão. Me conte você, como tem utilizado projetos self hosted?