Executando verificação de segurança...
6

Meu primeiro blog pessoal

Olá, me chamo Leonardo Vizeu

Sou programador Tenta de tudo .

Comeceu meus estudos em Java, agora puxando mais pro Front-End estou utilizando Next.js que é uma delicinha pra se trabalhar e to num dilema/problema que ainda não sei como resolver.

1. Criando meu primeiro Blog Pessoal

Como vocês podem imaginar, estou tentando acrescentar mais projetos ao meu Portfólio.
E como todo bom programador Front-End, criar seu próprio blog pessoal é quase uma obrigação não sei se tem algum fundo de verdade, só tirei a informação do C# e antes de mais nada, gostaria de pedir a opinião se é uma boa idéia ou não.

2. Quais ferramentar utilizar ou não?

Estou num empasse, se devo integrar um editor de Markdown como este que estou utilizando neste momento, ou se devo inserir os posts manualmente Não sei dizer realmente pois nunca fiz um blog. e também caso eu for utilizar, qual vocês indicariam?

3. Criar um blog pessoal ou um blog pra qualquer um que queira postar

Creio que deva ser um projeto muito mais complexo e trabalhoso, mas não descartaria criar algo simples e funcional, opiniões?

4. Qual plataforma de Hosteamento?

E por fim, qual site de Host utilizar? Usar a Vercel é bem vista? ou um domínio *.com.br* seria mais bem visto?

Enfim, a minha idéia é começar a criar posts sobre programação, um blog pessoal é algo muito sem necessidade e bastaria criar posts aqui no tabnews ou algo parecido ou isso é realmente uma boa idéia e acrescentaria muito ao meu Portfólio e Currículo? Deixo minhas dúvidas e espero que alguem possa me ajudar, bons códigos!

Considerações finais:

Meu Portfólio está em construção, faltam muitas funcionalidades e estou com dificuldades ao criar rotas com Modal, caso alguém possa me ajudar com isso me encontre pelo *[email protected]*

5

É uma boa, e você está certíssimo, criar um blog pessoal para compartilhar conhecimento técnico é algo muito positivo para sua carreira, não só vai te fazer ser objetivamente ser um profissional melhor, como também vai fazer parecer que você é melhor também. E não têm nada de errado nisso. "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta."

https://sites.google.com/site/steveyegge2/you-should-write-blogs

Eu estou ensaiando para criar meu blog à um tempo. Quero escrever meu próprio gerador de blog estáticos, assim como quase todos meus bloggers favoritos fizeram.

A ideia é escrever tudo em markdown, usando o vim mesmo, editor de markdown? Você quis dizer editor de texto, rs? Todo editor de texto é editor de markdown, ha!
Mas entendi o seu ponto, sua dúvida é sobre usar um CMS ou um gerador de blog estático.

E tem haver com sua outra pergunta se for um blog pessoal, use um gerador estático, se for aberto para o público você vai precisar de um CMS.

Não planejo usar nenhum host, mas algum hardware véio aqui em casa mesmo e usar um esquema de ddns. Mas não tem nada de errado em usar qualquer outra plataforma. Um dóminio .br acho que pega muito bem para um blog br, mas nada te impede de usar um desses na vercel ou qualquer outro lugar. Enfim, o domínio é muito imporante, um nome bom, pode ser a difernça entre o sucesso e o fracasso do blog, mas a plataforma de hospedagem não.

3

gostaria de pedir a opinião se é uma boa idéia ou não.

Cara, acho que é um bom desafio pra ti e tentar vencer esse desafio vai te trazer muitos conhecimentos, então acredito que seja uma boa ideia.

Estou num empasse, se devo integrar um editor de Markdown como este que estou utilizando neste momento, ou se devo inserir os posts manualmente Não sei dizer realmente pois nunca fiz um blog. e também caso eu for utilizar, qual vocês indicariam?

Depende, quando você diz, "se devo integrar um editor de Markdown como este que estou utilizando neste momento, ou se devo inserir os posts manualmente", acredito que você deveria se perguntar, "Esse projeto terá um back-end?", porque na minha visão um back-end vai deixar o projeto complexo, então eu recomendaria trabalhar somente no front-end e escrever os posts manualmente em um arquivo markdown, essa é uma opção comum que é utilizada por alguns frameworks como o Astro por exemplo.

Creio que deva ser um projeto muito mais complexo e trabalhoso, mas não descartaria criar algo simples e funcional, opiniões?

Eu recomendo ir em algo simples e funcional, porém se você estiver ambicioso com o projeto, pode ser legal você criar algo simples que no futuro será algo maior, um projeto escalável.

E por fim, qual site de Host utilizar? Usar a Vercel é bem vista? ou um domínio .com.br seria mais bem visto?

Bem, acho que isso não tem muita importância para o usuário, mas é importante pra quem mantém, no caso você, se o host supri suas necessidades não tem importância de qual usar, sobre o domínio, como ".com.br" como você falou, realmente é bem visto, mas é esse seu objetivo, que o domínio do seu blog seja bem visto? Se não, o domínio não tem importância.

2

Ideia interessante, mas antes de começar a pensar em hospedagem e domínio acho melhor planejar como será esse blog, ele somente terá a estrutura de um blog e toda nova postagem terá que ser feita via código, ou pretende criar um sistema que adiciona as postagens automaticamente a partir de uma dashboard?

Vi que em seu portfólio está tudo escrito em inglês, seria interessante então que houvesse um botão para alternar o idioma da postagem ou escrever tudo inglês mesmo.

Quanto ao conteúdo depende de sua visão sobre o blog, será para adicionar notoriedade de seus conhecimentos profissionais ou demonstrar apenas suas habilidades técnicas?

  • Um adendo ao seu portfólio, recomendo trocar os Lorem Ipsum em seus sites por conteúdo gerado no gpt, pois fica mais agradável de ser ver, e também percebi que o site School for Young está com os parágrafos sobre a imagem de maneira que parece não ser proposital.

Bons estudos.

1

Agradeço muito o tempo de ler a postagem, ver meu Portfólio, ver meus projetos e ainda opinar aqui, faz muita diferença e muito obrigado mesmo, vou me atentar a esses detalhes, falando dos projetos, dá muita insegurança de mecher neles, não são tão antigos, mas minha visão sobre web design ao fazê-los, é bem arcaica, e é muito estranho revisitá-los, mas são erros que precisam ser reparados e eu vou sim me atentar aos detalhes, agradeço muito o feedback.

Falando do blog, vai ser um pouco dos 2:

  • Adicionar notoriedade aos meus conhecimentos
  • Demonstrar habilidades

E eu pretendo colocar um Dashbord pra adicionar postagens, acho que é uma maneira mais elegante em questão da minha usabilidade.

Agora, no quesito das línguas, eu pretendo sim por as duas, inclusive os temas claro e escuro, mas pretendo terminar o site primeiro, vou por partes, quero deixar ele completo e aos poucos adicionar funcionalidades.

Enfim, agradeço muito o seu tempo de postar aqui.

2

Meu primeiro blog e único criei com nextjs e MRkD utilizando o boilerplate, ficou simples mas tá servindo, sou iniciante nesse mundo... Para as postagens vou manualmente acrescentando os arquivos MD na pasta, cada arquivo é uma postagem.

Não sei se colocaram em produção mas criei a mesma estrutura fe blog para uma empresa que trabalhei, a única observação a longo prazo é a escalabilidade, deixei claro, em algum momento deverá ser implementado um servidor dedicado para as postagens.

Meu blog tenho que mexer e melhorar, tá meio grosseiro:

blog.gismi.tech

Estou utilizando a vercel, só paguei o domínio.

0
1