Vamos falar sobre Programadores x IA
Ontem no Reddit, fizeram a seguinte pergunta. "Vocês acham que a área perdeu o prestígio com a evolução das IAs?".
Esse assunto divide opiniões de quem é e de quem não é da área.
A resposta simples é que sim, mas essa não é uma resposta simples.
A verdade é que quem acha que "desprestigiou" a área por este tema, não sabe o que programadores fazem. Nós não fazemos apenas código. E nem de perto uma IA faz código como um bom programador.
Alguns exemplos:
-
Segurança: A IA, se baseia em exemplos de códigos públicos na internet, onde não existem tratamento de falhas de segurança.
-
Bibliotecas obsoletas: Usa dependências obsoletas e com frequência é preciso pedir para que ela verifique a versão estável e recente que trata possíveis CWEs.
-
Error Handling: Omite tratamento de exceções ou validações de código. Ou seja, gera uma código que é facilmente quebrado pelo usuário.
-
Código que funciona mas é ineficiente: Sim, a IA coloca código que não tem funcionalidade. Parece que só quer mostrar serviço.
-
Utilização de exemplos que não se adequam ao problema: Muitas vezes você pede algo, que a IA consulta em algum fórum que determinado usuário resolveu de maneira X, porém a maneira X é ou a forma burra, ou a gambiarra pra resolver o problema. As vezes a IA, não sabem melhor tipo de dados pra um determinado problema, usa ArrayList, num lugar de LinkedList, ou Set.
-
Inconsistência de código: as vezes em exemplos Java, ela usa padrões de python, como sanek_case no lugar de camelCase.
-
Problemas de concorrência e sincronização: Acontece dela usar soluções singles threads que falham em ambientes concorrentes.
-
Erros sutis e perigosos de lógica: Muitas vezes em validações coloca condições de comparações erradas. Mudando o estado do programa.
-
Falta de fechamento de recurso: As vezes IAs não fecham conexões, scanners, etc.
E isso é o que eu me lembro nessa manhã de sábado.
E nós não fazemos só isso, só na empresa que eu trabalho, na área de desenvolvimento de software tem umas 500 pessoas, e 20% disso realmente é programador, o resto são áreas correlatas do desenvolvimento, existe muita coisa que tem no pré e pós desenvolvimento. Que quem não fez uma faculdade ou não tem experiência, não está nem preparada pra pedir pra uma IA.
Voltemos ao assunto prestígio,
Minha resposta ao colega de área foi, "isso que você não viu o pré e mid pandemia, onde nos tratavam como rei, recebíamos propostas de dobro de salário, propostas o tempo todo, empresas querendo pagar passe de 3x o salário pra contratação". Agora pós pandemia sim, eu senti o desprestigio, o glamour acabou, foram muitos novos "profissionais" e redução de vagas, crise nas empresas por incerteza política e econômica, deturpação em cursos pra todo lado, agora sobraram os fortes e que puderam resistir.
Ainda há muito o que se descobrir e se desenvolver na área, existe muito espaço na área mas não pra quem tem o vibe coding como lema.