Executando verificação de segurança...
2

Vamos falar sobre Programadores x IA

Ontem no Reddit, fizeram a seguinte pergunta. "Vocês acham que a área perdeu o prestígio com a evolução das IAs?".

Esse assunto divide opiniões de quem é e de quem não é da área.
A resposta simples é que sim, mas essa não é uma resposta simples.
A verdade é que quem acha que "desprestigiou" a área por este tema, não sabe o que programadores fazem. Nós não fazemos apenas código. E nem de perto uma IA faz código como um bom programador.

Alguns exemplos:

  • Segurança: A IA, se baseia em exemplos de códigos públicos na internet, onde não existem tratamento de falhas de segurança.

  • Bibliotecas obsoletas: Usa dependências obsoletas e com frequência é preciso pedir para que ela verifique a versão estável e recente que trata possíveis CWEs.

  • Error Handling: Omite tratamento de exceções ou validações de código. Ou seja, gera uma código que é facilmente quebrado pelo usuário.

  • Código que funciona mas é ineficiente: Sim, a IA coloca código que não tem funcionalidade. Parece que só quer mostrar serviço.

  • Utilização de exemplos que não se adequam ao problema: Muitas vezes você pede algo, que a IA consulta em algum fórum que determinado usuário resolveu de maneira X, porém a maneira X é ou a forma burra, ou a gambiarra pra resolver o problema. As vezes a IA, não sabem melhor tipo de dados pra um determinado problema, usa ArrayList, num lugar de LinkedList, ou Set.

  • Inconsistência de código: as vezes em exemplos Java, ela usa padrões de python, como sanek_case no lugar de camelCase.

  • Problemas de concorrência e sincronização: Acontece dela usar soluções singles threads que falham em ambientes concorrentes.

  • Erros sutis e perigosos de lógica: Muitas vezes em validações coloca condições de comparações erradas. Mudando o estado do programa.

  • Falta de fechamento de recurso: As vezes IAs não fecham conexões, scanners, etc.

E isso é o que eu me lembro nessa manhã de sábado.
E nós não fazemos só isso, só na empresa que eu trabalho, na área de desenvolvimento de software tem umas 500 pessoas, e 20% disso realmente é programador, o resto são áreas correlatas do desenvolvimento, existe muita coisa que tem no pré e pós desenvolvimento. Que quem não fez uma faculdade ou não tem experiência, não está nem preparada pra pedir pra uma IA.

Voltemos ao assunto prestígio,
Minha resposta ao colega de área foi, "isso que você não viu o pré e mid pandemia, onde nos tratavam como rei, recebíamos propostas de dobro de salário, propostas o tempo todo, empresas querendo pagar passe de 3x o salário pra contratação". Agora pós pandemia sim, eu senti o desprestigio, o glamour acabou, foram muitos novos "profissionais" e redução de vagas, crise nas empresas por incerteza política e econômica, deturpação em cursos pra todo lado, agora sobraram os fortes e que puderam resistir.
Ainda há muito o que se descobrir e se desenvolver na área, existe muito espaço na área mas não pra quem tem o vibe coding como lema.

Carregando publicação patrocinada...
1

Você falou só um pouco do que muitos não conseguem enxergar e fico muito feliz com isso. Já percebi, como você, que por causa e efeito da Pandemia muitas discrepâncias se instalaram no mercado quanto a IA e acredito que boa parte das pessoas não faz a mínima ideia de quanto a IA não tem NADA de Inteligência. Prova disso, de forma mais suave, são os vídeos e explicações do Fábio Akita e outros cientistas. Mas o ponto é, programadores pensam e raciocinam, IA cospe texto em cima de porcentagem e isso não vai mudar, pelo menos não enquanto a tecnologia de hardware não evoluir! Computadores continuam funcionando da mesma forma, em cima de 0 e 1 e até onde conheço, essa realidade não está próxima de mudar! Simplificando, nossa área foi massacrada para os super ricos, mais uma vez, explorarem mão de obra qualificada por e com salários menores. Sou prova viva disso...

Eu faço curso na UFPR de Análise de Sistemas, já trabalho com Linux há algum tempo e na Pandemia fiz diversos freelances muito interessantes na gringa que me pagavam 100 dólares por plantão. Hoje, me oferecem exatamente o mesmo plantão por 20 dólares. Precisa de prova mais real? Acho que não! Tenho diversos colegas, que já são plenos e seniores que estão reclamando da mesma coisa, emprego tem, mas os salários médios diminuíram, pra quem não se manteve nas vagas que já estavam. Isso é triste, pois já estamos vendo que IA não será o futuro que foi prometido, apesar dos belos textos e vídeos, na programação muitas vezes, principalmente nas mais complexas, é menos trabalhoso fazer sem IA, do que com IA.

Digo isso por papos que tenho com programadores mais experientes e também, porque estava testando o gemini pro e pedi para gerar alguns scripts avançados de automatização de tarefas e nenhuma única vez a IA acertou 100%, ou seja, os modelos ainda vão precisar de bastante tempo pra atingir uma utilidade real e substituir desenvolvedores que sabem o que estão fazendo!

Acredito que as IAs ajudam demais e que são uma mão na roda pra diversas coisas, mas sou convicto de que nenhuma IA como temos hoje vai substituir programadores, pelo menos não como são projetadas hoje!

Outro link, aqui do tabnews já aponta...

https://tabnews.com.br/NewsletterOficial/ia-pode-reduzir-produtividade-de-desenvolvedores-experientes-segundo-estudo

Para códigos avançados e repositórios de alta complexidade, IA por enquanto, não ajuda muito não, como a pesquisa mesmo mostra.

1

Vai melhorar, isso é só uma fase. A demanda por software vai disparar nos próximos anos, vamos precisar de muito mais programadores do que existem hoje, a demanda por novos profissionais será enorme. Com certeza iremos usar IA nas IDE's, mas teremos que codificar muito mais.

A calculadora HP-12C era um dispositivo eletrônico (e caro), hoje é apenas um software (tá mais barato). Tudo (eu sei, quase tudo né) vai se transformar em software, e vamos algoritmizar muitos aspectos da sociedade, até mesmo as leis. Iremos re-escrever todo o código penal em algoritmos para a IA, e ela irá auxiliar juízes e promotores.

Pode parecer muita viagem falar isso, mas a IA é muito disruptiva, tá mudando tudo. É muito difícil prever o que vai acontecer. Então, o inimaginável tem mais chance de ocorrer agora e nos próximos anos. E na minha opinião, com certeza programadores terão uma responsabilidade enorme no futuro.