Executando verificação de segurança...
1

Salve, @opropriolevi, como todo mundo aqui em cima, curti bastante o seu texto! Vou aproveitar o ensejo e dar meus dois satoshis pra discussão:

Impostos

Apesar de ser uma moeda que não é emitida por um governo, sua utilização ainda está submetida a impostos. Em vários países, a declaração dos Bitcoins é a mesma que outros bens (por exemplo, ações de empresas ou um imóvel), e o imposto geralmente indice sobre os "ganhos de capital" (e não sobre o valor total). Comprar um bem usando bitcoins é semelhante a "vender seus Bitcoins pelo preço do bem" - e os impostos incidem sobre o lucro em relação ao momento em que a criptomoeda foi adquirida.

Obs: cada país tem uma regulamentação própria para impostos, e com as criptomoedas não é diferente. Estrelinha dourada para El Savador, que adotou bitcoin como uma de suas moedas oficiais em 2021. Antes, eles usavam o dólar como moeda oficial. Eu me atrevo a especular um pouco e mencionar que países que usam moedas estrangeiras como oficias são os mais interessados em trocá-las por criptomoedas.

Anonimidade

O próprio post faz essa ressalva, mas Bitcoin usa um sistema de pseudônimos. Todas as transações são vísiveis na rede - já que a base do sistema é descentralizar essa mesma lista de transações e evitar duplicidade no uso de cada bitcoin.

O perfil WhaleAlert no Twitter faz alertas quando carteiras fazem transações milionárias, mesmo se seus autores são desconhecidos. Ele também cobre outras redes, como Ethereum, Ripple e até Dogecoin.

Além disso, a maioria dos câmbios que vendem criptomoedas são obrigados por lei a coletar a identidade de seus clientes, para evitar operações de lavagem de dinheiro e afins. Assim, transações feitas com um saldo que foi sacado de um câmbio podem ser retraçadas pro endereço de origem. Também existem companhias que trabalham exclusivamente com "análise de blockchain", e investigam o fluxo de fundos - por exemplo, moedas que foram hackeadas e ainda não foram vendidas. Elas observam até quantas pessoas estão enviando fundos pra endereços associados a câmbios, o que é um sinal de que elas pretendem vendê-las num futuro próximo.

E, se vc quiser stalkear um endereço qualquer, o ApeBoard é uma ferramenta super simpática pra ver os fundos na wallet (atenção: todo poder vem com responsabilidades - use com consciência!).

De novo, muito obrigado pela iniciativa e vamos semear um mundo mais informado e mais justo.

Abraços!