Executando verificação de segurança...
4

Escolha a ferramenta que resolve seu problema

Você decide mergulhar no universo da programação e seu primeiro desafio parece ser a escolha da linguagem que você irá adotar. Pois bem, na verdade, sua preocupação deveria ser outra: "O que eu quero resolver?".

É como escolher uma ferramenta para consertar um objeto quebrado em casa. Você não fica parado na frente da caixa de ferramentas pensando: "Qual é a mais moderna? Qual é a mais popular?". Não, você simplesmente pega a ferramenta certa para o trabalho.

Pode parecer um pouco clichê pensar que ao invés de tentar saber um pouco de tudo, o ideal é se aprofundar nos fundamentos de uma linguagem. Mas a realidade é que, de fato, sua melhor ferramenta será sempre a capacidade de analisar problemas, conceber soluções e implementá-las de forma eficaz, independente da linguagem.

Desde a construção de pequenos módulos ou pacotes até a construção da sua primeira aplicação complexa e totalmente funcional, seu objetivo deve ser o entendimento sólido de conceitos que regem qualquer linguagem, tais como: Algoritmos e estruturas de dados, estruturas de controle e orientação a objetos.

Não pule etapas nos seus estudos, não esconda seus erros para si mesmo, comece com o que você sabe e torne público seu processo de desenvolvimento. Parte do processo é entender que você descobrirá que pode adaptar-se facilmente a diferentes linguagens e ambientes.