A revolução da Inteligência Artificial, só que não... Parte 4 - Se você não ler isso, você vai ser o próximo, eu avisei!
A Farra Acabou. A Ressaca Começou. E Você Pode Ter Sido o Último a Perceber.
Se você está lendo este texto, provavelmente é porque está cansado de ouvir que "a IA vai mudar tudo" ou, pior: porque acha que acabou de descobrir o software ou a ideia que vai ser a "próxima grande revolução".
Senta. Respira. Vamos conversar.
Enquanto você estava deslumbrado, achando que o novo chatbot era seu "namorado perfeito" ou que o relatório impecável gerado pela IA ia te fazer parecer um gênio na reunião de amanhã, a merda já tinha batido no ventilador. E 2026 é o ano em que essa merda respingou na cara de todo mundo.
O adolescente que se matou porque o algoritmo da "Dany" de Game of Thrones disse que a morte seria a libertação dos dois.
O executivo que demitiu 20% da empresa porque a IA "garantiu" que o código ia se autodepurar.
O luto coletivo de 50 mil pessoas quando o "namorado perfeito" (o GPT-4o) foi desligado porque a empresa percebeu que ele era clinicamente tóxico.
A mesma ilusão que matou um garoto na Flórida é a que está quebrando empresas e fazendo seu "projeto revolucionário" naufragar: a sua necessidade de acreditar em magia.
Você quer a solução mágica. A IA te entrega um texto bonito. Você quer ser enganado. Ela te engana com perfeição. E no final, alguém (você, um usuário, ou o seu bolso) vai ter que limpar a bagunça que o algoritmo fez.
Antes de sair por aí vendendo seu "wrapper" ou demitindo sua equipe, para de ser o último a acordar.
Leia o artigo completo. Entenda o jogo. Porque o relógio tá andando. E a ressaca não perdoa.
👉 https://docs.google.com/document/d/1UjFQ__IQprMv0T-P4MREKDzkEhhoJKsn7fvc7tK2jSM/edit?usp=sharing
— macnator, pesquisador de IA desde 2012 e testemunha da farra desde o primeiro gole.
P.S. Se você não sabe o que é "workslop", "gargalo da verificação" ou "sicofância tóxica", talvez seja a hora de parar de só usar a ferramenta e começar a entender o buraco onde você está metido.