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Em primeiro lugar gostaria de agradecer o interesse, para mim é muito interessante e importante que a proposição seja validada ou justamente o contrário seja invalidada da forma correta. Em ambos os casos seria bom, pois a validação me ajuda a continuar no caminho certo, e a invalidação me ajuda a não perder tempo.

Abaixo segue uma explicação dos termos que acho que ficaram meio bagunçados.

...ele é ativado pela necessidade gerada pela intensão da pessoa no meio...

Intensão utilizado como sinônimo de participar intensamente naquele meio, acho que poderia ter usado outra palavra aí, mas temos duas coisas aí importantes a intensão e a intenção, ou seja, o objetivo também, se ele não for correto não irá ativar o mecanismo de autorregulagem, ele permanecerá a mesma coisa. Um exemplo bem simples, são pessoas que buscam o estudo devido a uma profissão, mas não tem um interesse genuíno de aprendizado por paixão e sim apenas financeiro, essa pessoa não terá um QI maior porque estudou, ela terá um QI maior se estudar qualquer outra coisa com intensidade e se o objetivo é ser aceito em um grupo (intenção). Poderia resumir tudo a muito grosso modo que o QI nesse caso seria modificado para mais ou para menos para se adequar ao grupo, da mesma forma se a intensão é ser o melhor por exemplo e ele tiver intensidade nisso ai o QI ficaria maior independente de estudo, provavelmente ele buscaria mais estudo sobre (como disse é um efeito colateral), mas não é o que aumenta o QI, é necessário ter a intensidade e para ter intensidade é necessário ter a intenção sobre aquilo, espero que tenha deixado mais claro.

Ainda a respeito da "intensão" posso te dar um detalhamento melhor do porquê ela é necessária, ai chegaremos mais a química propriamente dita, o que não acho que tenha a ver exatamente com o que eu estou propondo, mas é interessante saber, vou tentar explicar de forma mais simples possível:

O cérebro possui um mecanismo que é regulado pelo stress, e dentro de estresse temos os chamados estressores tóxicos, que nada mais é do que o tipo de stress geralmente atrelado a traumas de variadas magnitudes.
Pois bem quando somos colocados em stress nosso cérebro é inundado de glutamato, o que potencializa as formações de comportamentos automáticos, quanto maior o nível de glutamato maior a velocidade dessa formação, por isso traumas são praticamente instantâneos e o nosso comportamento quando traumatizados é automático, isso varia de acordo com o nível de stress, e é isso que quero dizer quando falo em intensidade, é necessário um nível de stress para termos a formação de hábito que é o que mantem através da criação de um comportamento automático a resposta a situação de stress, ou seja é como se o cérebro criasse/definisse uma nova área para lidar permanentemente com aquele stress para economizar energia do córtex pré-frontal, e nem sempre a resposta de como lidar com isso é boa e as vezes até falha que é o caso por exemplo da síndrome do pânico que é um defeito do mecanismo do medo. Esse mecanismo de criar comportamentos automáticos ajuda a causar a ativação do regulador do QI, mas veja que é uma resposta química ao nível de stress que inicia todo esse processo, e não a decisão de estudar, mas lembrando que esse é outro processo, e ele está mais ligado a comportamentos automáticos do que qualquer outra coisa e ele está todo dentro dessa questão de intensidade e o que é a intensidade quando falo dela.

Espero que seja útil.