Executando verificação de segurança...
4

Hackeando o Inglês: Programando na Língua em que Você Pensa

Ingressar no mercado de tecnologia, cujo idioma utilizado nas linguagens de programação é o inglês costuma ser bastante desafiador para quem ainda não tem conhecimentos da língua. É um cenário que força pessoas iniciantes a aprenderem duas habilidades ao mesmo tempo: a lógica de programação e um novo idioma. E, convenhamos, não são habilidades triviais de aprender…

A barreira idiomática é uma das causas de desistência de muitas pessoas iniciantes na programação. Imagino que você mesmo tenha tido contato com alguém que comentou sobre a dificuldade com o inglês enquanto tentava aprender a programar, não?

Buscando ultrapassar essa barreira, a Cumbuca Dev e a Design Líquido se uniram para oferecer ferramentas e conteúdo de capacitação técnica que são acessíveis a pessoas falantes da língua portuguesa e podem ser
usadas para fins educacionais ou comerciais e, acima de tudo, são Open Source.

Mas quais são a vantagens de se programar em português, afinal?

  • Facilita a Localização de Erros: Programar em português pode tornar mais fácil a localização e correção de erros de código, uma vez que as pessoas desenvolvedoras podem compreender rapidamente o contexto dos problemas.
  • Acessibilidade e Compreensão: Programar em sua língua materna, como o português, torna os conceitos de programação mais acessíveis e fáceis de entender, especialmente para iniciantes, reduzindo a barreira de entrada para novas pessoas programadoras;
  • Facilita o Aprendizado: A programação em português permite que as aprendizes concentrem-se nos conceitos de programação em vez de lidar com a barreira de um segundo idioma. Isso pode acelerar o processo de aprendizado, especialmente para pessoas que não têm fluência em inglês (considerando que cerca de 95% dos falantes de português nunca tiveram contato com a língua inglesa);
  • Melhor Comunicação e Documentação: Programar em seu idioma nativo leva a uma comunicação mais clara e eficaz com colegas e clientes locais. Além disso, a documentação em português é mais fácil de compreender e seguir;
  • Contribuição para a Identidade Cultural: Linguagens de programação em português contribuem para a preservação e fortalecimento da identidade cultural e linguística, promovendo o uso e a adoção do idioma em contextos tecnológicos;

Agora, vamos conhecer um pouco mais do ecossistema?

Delégua

Uma linguagem com sintaxe totalmente em português, pensada para tornar a programação mais próxima, inclusiva e acessível para quem fala a nossa língua.
E vai muito além do educacional: com Delégua e o ecossistema da Design Líquido, você pode construirprojetos reais e profissionais 100% em português!
Seu núcleo está disponível no GitHub, onde você pode encontrar sua documentação completa e como utilizá-la.

LMHT

Inspirada no HTML, LMHT propõe uma estrutura de marcação totalmente em português, facilitando a compreensão e utilização por falantes da nossa língua.
Mais do que uma ponte para quem está começando, a LMHT é uma ferramenta prática para a criação de páginas e sistemas reais, sem barreiras idiomáticas.
Também possui documentação e repositório disponível no GitHub da Design Líquido.

FolEs

FolEs é a linguagem de folhas de estilo do ecossistema Design Líquido, análoga ao CSS, com sintaxe em português.
Pronta para uso profissional, também torna o aprendizado de estilização muito mais acessível e você pode encontrá-la no repositório do GitHub.

LinConEs

Linguagem de consulta de banco de dados inspirada no SQL, com comandos e estruturas em português, tornando o trabalho mais acessível para quem fala a nossa língua.
Amplia as oportunidades na área de dados, democratizando o acesso a uma das habilidades mais valorizadas no mercado de tecnologia.
Assim como os outros projetos, também está disponível no GitHub da Design Líquido.

Extensão para VS Code

Extensão oficial do Visual Studio Code que contém as linguagens do Design Líquido, incluindo os
dialetos que existem oriundos de Delégua.
Suporte completo para as linguagens do ecossistema, com funcionalidades que tornam o
desenvolvimento mais fluído e eficiente.
E você pode acessar o repositório do projeto no GitHub.

Líquido

E, finalmente, o framework que conecta todas as tecnologias da Design Líquido! Com ele, é possível desenvolver aplicações web com um código 100% em português!
Reúne linguagens, ferramentas e documentação pensadas para tornar o desenvolvimento acessível
em português, desde o aprendizado até a produção de soluções profissionais.
E, adivinha? Sim, mais um projeto totalmente disponível no GitHub da Design Líquido e apto a
receber contribuições.

Lembrando que esse ecossistema é de código aberto… E você também pode participar do desenvolvimento!

Contribuir com projetos de Código Aberto pode ser uma ótima porta de entrada para uma pessoa iniciante construir experiência, aprender junto à comunidade de código aberto e aumentar network. E, para além da experiência, participar do desenvolvimento de projetos assim tem um gostinho especial de estar construindo algo real e útil que pessoas que nem imaginamos podem se beneficiar!

A Design Líquido e a Cumbuca Dev acreditam e praticam o código aberto como filosofia de trabalho. Todo esse ecossistema é feito pela comunidade e para a comunidade!

Por isso, queremos te convidar a explorar, usar, construir e contribuir com estes projetos! Eles existem para beneficiar nós, falantes da língua portuguesa, tornando mais acessível o ensino e a prática da programação.

Só assim, em unidade, podemos construir ferramentas que correspondam à nossa realidade!

E, só para dar aquela reforçadinha: você pode encontrar todos estes projetos no GitHub da Design Líquido com toda a documentação de como utilizar e como contribuir, além do canal no YouTube que contém uma série de vídeos demonstrativos, que explicam a estrutura de cada um desses projetos.

Se você gostou do ecossistema e também acredita que o inglês pode ser uma barreira: dê uma estrela nos repositórios do GitHub ⭐ Isso ajuda mais pessoas a conhecerem este ecossistema e pode abrir portas para quem busca uma entrada na tecnologia.

Carregando publicação patrocinada...
1

Uma das coisas mais estranhas que eu senti foi programando em português com portugol kkkk

Eu acho que programr em inglês ajudou e muito na minha habilidade com o idioma, eu não sou fluente ou coisa do tipo, mas depois de ter programado tanto em inglês acabei desenvolvendo um certo entendimento melhorado da língua, não vejo tanta vantagem assim em programar em português

Mas talvez pra quem esteja começando realmente ainda seja algo interessante de se fazer