Executando verificação de segurança...
12

Obrigado por seu relato, vai ajudar muita gente. Quantos anos você tem? Menos de 18? Fez isso quando tinha 14? Se for isso, fez o certo que muita gente com 40 não consegue hoje em dia. Essa geração tem sérios problemas de entendimento da vida.

É isso mesmo, o processo é assim.

E esse pensamento de derrota costuma ser algum problema dentro do cérebro, por alteração química ou por pensamentos "errados" e geralmente precisa de ajuda. Pena que a ajuda nem sempre será boa, porque não é só TI que tem profissionais ruins, e em uma área ainda mais subjetiva, tem muita gente ruim. E custa caro e muita gente não pode pagar. Só que a pessoa não pode menosprezar isso. As pessoas com problemas vira hater. De tudo, não só na internet, também na progranação.

Se o problema for simples pode se virar com o que tem de graça por aí. Mas é preciso cuidado porque muita coisa é ruim e não pode ser aplicado universalmente. Em alguns casos pode causar mais estrago do que ganho. Não custa tentar, mas com cuidado. Em alguns casos pode mascarar o real problema da pessoa e ela evitar a ajuda real, então ela tem um ganho aparente e perde a oportunidade que realmente a melhoraria. É muito difícil achar o jeito certo de lidar com isso. E ninguém deve esquecer que o cérebro nos engana frequentemente. Não falo especificamente de ninguém, mas tem muitos charlatões por aí.

Sua trajetória lembra um pouco a minha. Eu treinava programação em bloco de papel em fila de banco onde eu trabalhava para comprar meu primeiro computador de 2KB de memória que só custava mais barato que um PC ou celular hoje porque não tinha nada além do processador, memória, teclado e saída para TV preto e branco. Não tinha internet, outras pessoas para perguntar, difícil achar livros, uma revista que publicava códigos foi minha fonte.

Revista Micro Sistemas

Se fosse hoje e tivesse celular eu já teria começado programar, é horrível, mas bem melhor do que meu Sinclairzinho. Se nem isso tivesse eu procuraria um lugar da prefeitura com acesso a computadores grátis, talvez uma escola ou polo educacional central. Hoje tá fácil demais.

TK 82 pouco maior que uma mão

Destaco seu entendimento sobre estar entrando por modinha (hype). Isso é importante.

Outro ponto a destacar é que não parece que você tem problemas sérios de comunicação e expressão. Isso ajuda imensamente, muitas pessoas não percebem o quanto. Você provavelmente não teria os bons resultados sem a sua maturidade, atitude certa, e o conhecimento básico mínimo necessário. Não sei sobre matemática, ciências e outras coisas,s mas tem boa chance de estar bem nisso. E claro, resiliência é fundamental.

Um problema da geração atual é que, de forma geral, foi criada por pais que queriam agradar em vez de educar (perdi a maioria dos leitores agora) e viciaram os filhos em dopamina, eles precisam o tempo todo ter prazer em tudo. A vida não entrega isso e ela desiste de quase tudo. Inclusive elas mimetizam sintomas de TDAH sem ter, e os médicos fazem a farra e ganham rios de dinheiro com elas e com os laboratórios que os "ajudam" na sua formação em congressos em resorts paradisíacos.

A vida é feita de muitas derrotas, tem que treinar isso para se dar bem e criar a tal da resiliência. Sempre falo para a pessoa não treinar o erro. Lamento pelas crianças que não foram treinadas corretamente. Ah, a escola assumiu isso também para não ter problemas com os pais, os alunos não são desafiados e adivinha o resultado? Agora é cada um por si ou quem teve o privilégio de escapar dessa sina. Me desculpe por contar que Papai Noel não existe, mas agora pode começar reverter isso se for o caso de quem está lendo. Eu torço para a pessoa perceber o buraco onde está metido e começar a resolver sua vida. Parabéns aos demais.

Seu pensamento está certinho. Imagino que sua vida tem uma vantagem que muitos não têm, e cria um círculo vicioso, há uma situação financeira mínima. Eu comecei a trabalhar de verdade com 13 anos (de mentirinha com 5), mas meio período, que meu deu experiência, dinheiro (equivaleria hoje a menos de 300,00 por mês) e me permitia estudar direitinho e aprender programação. Abri mão de muita coisa na vida para isso dar certo.

E fico contente que gostou de C#. Isso diz muito sobre você.

Curiosidade é algo que precisa ser inerente ao programador. Quando falo de vocação necessária para programar, envolve algumas coisas, a curiosidade é uma delas. Não tem programadores bons que não sejam curiosos. Já vi excelentes seguidores de receitas de bolo, mas só os curiosos são programadores de verdade.

Parabéns pelo seu texto e seu desenvolvimento. Espero que muita gente tenha uma virada na vida o lendo.

Só entenda que algumas pessoas são privilegiadas, de alguma forma. Eu fui de uma forma, e não fui de outra. Basta só vontade para alcançar bons resultados, isso é papo de coach. Sabendo disso quem tem dificuldades precisa se esforçar mais ainda. E algumas pessoas nunca conseguirão. Não quero quebrar o clima, mas as pessoas precisam saber isso para não tornar a vida muito frustrante. Mas a maioria pode, mesmo que seja dolorido.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

De nada. Esse é o intuito. Eu estou começando a criar contéudo. Quero me comunicar mais e ajudar as pessoas. de alguma forma, sem ser por tutorias. Então quero escrever um texto por semana. É o que o tempo me permite.

Eu gosto muito de escrever, então juntei uma coisa a outra. Quando comprar meu celular irei fazer isso no Instagram e linkedin também.

Eu tenho recem 21 anos. Hoje eu trabalho como CLT e estudo para ser dev nos tempos livres haha.
To me planejando para proximo ano me demitir e focar totalmente nos estudos e em criar contéudo:

Sim, eu acredito que isso aconteça muito por vergonha de reconhecer que precisa de ajuda, ego ou algo do tipo. As pessoas, pela sociedade ensinar que temos que ser forte sempre e que pedir ajuda é sinal de fraqueza.

Eu acredito que reconhecer o erro e ir atrás de ajuda é um ato de extrema coragem e o primeiro passo para melhorar. As mesmas atitudes tem sempre os mesmos resultados. Por isso mudei minha forma de estudar e ver o mundo. A ansiedade distorce a realidade e as pessoas tem que ser mais seu cortex pre-frontal. (pensar de forma mais racional).

As pessoas que viram hater de tudo, fazem isso porque espelham nas outras pessoas suas próprias frustações, por medo ou incapacidade de evoluir. Isso foi um medo que tive quando decidi começar a criar contéudos, mas eu pensei no que falei acima e cá estou.

Esses relatos me inspiram. Sempre que estou passando por dificuldades, eu penso "teve pessoas que começaram com muito menos e hoje tem carreiras incriveis. Eu com computador, internet também consigo chegar lá".

Sim, tudo é TDAH hoje em dia. Eu vi uma fala do Eslen dizendo que de a cada 100 pessoas, 2 ou 3 realmente tinham TDAh (esses numeros não estão totalmente precisos, faz um tempo que vi. Era algo assim).

O que acontece é o excesso de informações e focar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo. Nosso cerebro foi feito para prestar atenção em uma coisa de cada vez e quando ele tem esse excesso de coisas para monitorar, acaba resultando em sintomas parecidos com TDAH.

É por isso que eu tenho uma agenda e quando estou codando eu vou escrevendo no papel o passo a passo que tenho que fazer. Eu tento tirar o máximo de informações do meu cerebro e guardo em outros lugares. Deixo focado em estudar e isso melhorou muito minha atenção!

Fico feliz em ouvir isso!! Hoje eu trabalho por 1320 reias mensal. Ajudo um pouco em casa e o resto invisto em conhecimento e em um lugar para mim. Uma "caverna" de estudos. O ambiente é muito importante também!

Eu gostei muito dela. O meu obstaculo aqui é não me deixar levar pro lado FullStack Javascript da força. Todos os projetos open-source que encontro é feito em JS kk

Mas sempre que penso em mudar de direção, algo toca meu coração e fala "siga esse caminho"

E o C# tem muitas vantagens. Voce pode trabalhar tanto no backend web quanto no mobile com MAUI. E também em conjunto com C# geralmente se usa Angular. Então de toda forma não tenho como fugir do Javascript haha

Por falar nisso, eu queria investir em conhecimento e estou me planejando em adquirir o treinamento do Luis dev já ouviu falar dele? Eu pesquisei bastante sobre e so encontrei feedbacks positivos. Ja conversei com ele também e foi muito positivo. O curso seria esse Metodo .NET Direto ao Ponto.
(ele me deu um cupom de 50% off)

Sim, inclusive este é o tema de um texto futuro. O titulo sera algo "Seu Zero é Diferente"

Só entenda que algumas pessoas são privilegiadas, de alguma forma. Eu fui de uma forma, e não fui de outra. Basta só vontade para alcançar bons resultados, isso é papo de coach. Sabendo disso quem tem dificuldades precisa se esforçar mais ainda. E algumas pessoas nunca conseguirão. Não quero quebrar o clima, mas as pessoas precisam saber isso para não tornar a vida muito frustrante. Mas a maioria pode, mesmo que seja dolorido.

3

Mais um texto excelente. E só para não ficar só no elogio mando isso pra você:

https://discoverdot.net/projects/

Procure por repositórios com nome Awesome <alguma coisa>, especialmente de tecnologias C#/.NET. .NET tem muita coisa aberta, mas espalhada e sem divulgação, literalmente eu descobo coisas novas todos os dias. Esse site aí só tem alguns mais conhecidos.

Tem como fugir do JS: https://pt.stackoverflow.com/q/288706/101 (acho que vou dar uma atualizada lá, melhorou muito no .NET 8).

Não conheço o Luis, mas deveria, já que ele é Microsoft MVP, como eu :D

1

Muito obrigado!! Irei ver os links

Caramba que massa!!"! Parabens pelo premio!!

Como que funciona esse tiutlo é para quem se destaca tecnicamante em tecs da Microsoft? Eu sempre quis saber.

1

Não só da Microsoft, mas tecnologias que ela tem interesse. Tem MVP de Java, até no Brasil. Tem que ser referência em tecnologias que ajudam a comunidade de desenvolvedores.

1
1
1

Cara estava pesquisando sobre o Blazor e gostei muito do que vi!!!

Voce pode me tirar algumas dúvidas sobre o Blazor?

Tu ve ele batendo de frente, em questão de mercado com Angular/React/Vue?

O blazor é muito utilizado por empresas? Eu pelo que vi ele é algo mais recente, porém muito promissor!

Pode ser perguntas meio besta, mas é porque não sabia da existencia do Blazor ate voce comentar e estou empolgado kkk desde já agradeço e vou pesquisar mais aqui!

1

Faça um pergunta específica para não desviar o tópico demais e outras pessoas poderem ter melhor acesso, e o que eu puder eu respondo.

1