Veja só, 3% não é nada desprezível, né? E não quer dizer que o seu sistema seja 3% em pontos que precisam de performance, pode ser quase 100%, ou pode ser virtualmente 0%. A maioria das pessoas não entendem essa frase.
É claro que se a arquitetura é toda errada, passa por muitas camadas, depende de serviços que podem te colocar em fila, estar fora do ar e tem outros problemas, a performance não costuma ser importante, é como colocar um chiclete em um balde para fechar um buraquinho e o balde está todo arrebentado e vaza água pra todo lado.
Tem casos que nem deveria ser web. Aí você otimizar para que? Tem sistemas que exigem algo que a maioria das pessoas, especialmente mais novas, precisa de coisas que não ten "ninguém" estudando.
O meu resumo é o mesmo que do artigo original:
A lentidão do Python e maior uso de recursos são reais. Mas para SaaS de IA que gastam 99% do seu tempo esperando por APIs externas e bancos de dados, essas limitações não importam.
Mas tem muitos casos que o sistema é bem arquitetado e precisa de uma tecnologia que entrega mais. Em alguns casos não é nem sobre performance, é sobre robustez e manutibilidade.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).