Executando verificação de segurança...
3

Por que o preconceito contra desenvolvedores frontend?

Tem isso? Eu não consigo perceber, que não é o mesmo de não existir.

Eu sei que é mais comum programadores ruins irem para o frontend do que * backend8 ou faer outras coisas. Aí pode ser que algumas pessoas tenham o preconceito que é entender que todo frontender ser ruim. Mas quem é mais sensato entende que uma parcela grande de pessoas que tem determinadas características, que tem baixa qualidade no trabalho, que seguem mais receitas de bolo do que saber programar de verdade, não determina que todos que trabalham com algo são assim.

Tem muita gente ruim em backend também. Se bobear, na maioria dos casos, algo mal-feito no backend não aparece muito, até porque a maioria dos casos qualquer coisa feita de qualquer jeito acaba funcionando, mesmo quando não está lá muito certo. No frontend a pessoa precisa ter conhecimento além de codificar, UX é necessário, então pode aparecer erros mais facilmente, é como aqueles memes que mostram o frontend sendo visto por todos e o * backend* escondido . EM alguns casos o problema do frontend pode ser culpa do backend mal-feito. Também é verdade que eme vários casos uma pessoa mais sênior ou só que estudou de forma mais ampla, ou a equipe tem um bom profissional que cuidam da UX e o programador do 8frontend* só vai errar no código, mas a UX pode ser boa.

Daí pode surgir outra teoria que o frontender que na verdade só é ruim na UX ou está seguindo a UX de uma pessoa que é ruim nisso. A maioria das pessoas que dizem que são especialistas que eu conheço são charlatões, eles não entendem de UX, e muitas vezes nem programação, porque são programadores ruins que acharam a UX um meio de se manter na área sem saber programar bem. O problema é que UX é uma coisa muito diferente e exige uma forma completamente diversa, provavelmente focando em humanas e quase nada de exatas.

Ser bom de UX pode ser um caminho para não temer a IA.

É bom destacar que muito problema de UX vem do backend, inclusive demorar muito para responder, dar erros, ter uma API ruim que o briga o frontend ser ruim junto. O especialista em UX geralmente não fala para o backender o que fazer, mas ele coloca requisitos no frontend que backend terá que ser adaptado para cumprir esses requisitos.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
1