Primeiro, você tem dados que indique que os grandes avanços da IA acontecerem nos anos 90?
É fato que a maioria das coisas que usamos hoje foram criados entre os anos 50 e 70 e algumas poucas coisas nas décadas seguintes. E até onde eu sei os anos 70 houve muitas definições básicas da IA formuladas, mas não é a mesma coisa de ter avanços concretos. Inclusive começamos ver alguns resultados reais neste século, especialmente nas mãos da IBM. Também sabemos que um paper de 2017 como o fundamento para mudar completamente os rumos do desenvolvimento da IA e que permitiram chegar no que usamos hoje, ou seja, o salto de um uso praticamente pra "cientista da NASA" para algo que um "orangotango" consiga usar aconteceram em menos do que os últimos 10 anos.
E começamos perceber que a IA é um recurso muito complicado e se não houver uma mudança radical, ainda vamos ter muito resultado difícil de reproduzir e que consome muitos recursos. Mais ainda as evoluções agora, novamente, a não ser que surja algo absolutamente novo, vai ficando exponencialmente mais difícil de melhorar, ao contrário do que se discursou há alguns anos que a IA melhorando, melhoraria cada vez mais fácil porque a própria IA mesma faria melhorias novas mais rápido. Isso é uma bobagem, IA só reproduz o que um humano criou ou algo que ela criou mas nada novo de fato, apenas uma forma diferente de apresentar algo que o humano fez, ou em vários níveis que isso pode acontecer. Inclusive algumas pessoas consideram que quanto mais a IA consumir conteúdo que ela mesma "criou" pior será os resultados.
Há décadas cientistas já tinham criado axiomas que IA verdadeira, ou seja a IA Geral ou Universal, não seria possível. Claro que é um axioma que pode ser derrubado, a ciência funciona assim, mas foi só se solidificando.
Existe uma teoria, não me lembro mais quem criou que a automação total acabaria com as diferenças de renda entre as pessoas porque ninguém trabalhando, ninguém teria condições de ganhar mais que outras pessoas. Fora que algumas coisas não teriam mais a escassez que tem hoje ou não teria a escassez forçada. Mas não é difícil entender que isso nunca aconteceria por diversas razões, inclusive porque as pessoas não iriam querer isso, alguns grupos não facilitariam que acontecesse algo que tire alguns privilégios deles, embora isso é nota de rodapé porque nem chegaria perto de acontecer. Não vi ninguém fazendo algum estudo sobre como seria isso, até porque estudos sérios não são feitos em cima de especulações que tem potencial próximo de zero de acontecer (acho que este caso é zero mesmo, e não é só a minha opinião). Não estou falando dos discursos do Sam Altman de alguns anos atrás, que não vou comentar aqui que já é outro capítulo.
Então, na hipótese disso acontecer a economia se modificaria profundamente, mas provavelmente para melhor. E sim, isso seria chato, mais um motivo para não acontecer. Na verdade deve ter vários distúrbios nas pessoas. Se as redes sociais já criaram distúrbios grandes e graves na maioria da população, especialmente nas novas gerações, imagine em algo maior...
Os humanos ainda teriam o poder de escolha até onde ir. É bobo dizer isso, mas eu acho que muitas pessoas renegariam a IA em grande parte das situações.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).