Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
2

Começou cedo, hein? Nesse um ano, o mundo já mudou tanto para você?

Eu já contei aqui antes que fazia a faculdade em uma cidade, morava em outra e trabalhava em uma terceira, pegando ônibus intermunicipal todos os dias, de 2a. a sábado. Cansativo, mas com menos de 20 anos era tranquilo.

Eu quase dava aulas para os professores da minha faculdade. Mas mesmo assim considero que foi algo importante para minha vida. Poderia ser melhor, mas tive uma experiência muito boa lá. Não me arrependo de ter feito. Claro que os professores me acharam um mala, como muita gente acha até hoje, mas me respeitavam, a não ser quando eu falava abobrinha, o que era muito normal pela idade. Até hoje quase todos eles gostam de mim. Os malas que bateram de frente claro que não. Nenhum dá aula de computação em faculdades mais, por que será?

Como está aprendendo as coisas que a faculdade ensina? Porque em geral acontece o oposto. Fico até pensando se o curso é bom. Hoje em dia tem uns cursos que ensinam coisas que a faculdade não deveria ensinar, justamente porque a pessoa aprende por conta própria fora dela.

Experiência é mais importante. Mas um diploma ajuda. Não tanto para as melhores vagas, ou para quem tem experiência real.

Se a faculdade "diz" que você sabe pouco, é porque sabe pouco. Não despreze isso. Não sei exatamente o que quis dizer, mas não ignore esses sinais. Quem é inexperiente tende a dar valor para coisas erradas, pensa no curto prazo. Em alguns casos compromete para sempre. Só estou dizendo para ter cuidado, avaliar melhor, não posso dizer nada definitivo.

Se está trabalhando e fazendo projetos reais, este é seu portfólio. Você está bem.

Já viu quanto postam aqui com mais de 20 anos, diploma na mão e não conseguem um estágio? Você precisa ensiná-las a dar um passo a mais, você conseguiu "fácil". E é o que o mercado sugere e eu sempre falo. Quem se qualifica de verdade tem vaga. Alguns que se qualificam mais ou menos também.

O texto foi bom, mas falhou no mais importante, dizer que conselho deseja. Quer que tomemos a decisão por você? Ok, todo mundo diz que não, mas em geral querem que a gente fale, faça isso ou aquilo, tranque a faculdade ou continue, coisas assim.

Eu falo da minha experiência. É diferente de outras pessoas. Eu tive as minhas consequências, você terá as suas, e não são as mesmas, por várias razões. Uma das experiências que precisa começar ter é identificar o que fazer e entender como acontece. Você é jovem, não tem tanta capacidade de fazer isso, mas é errando que se aprende.

Eu acho que está no caminho certo. E é fácil se perder. É fácil começar a ouvir contos da carochinha de algumas pessoas que não ligam se você vai se dar bem ou não. É muito comum pessoas inexperientes terem visões equivocadas do que realmente está acontecendo com algo e se enganar. Então fique muito atento a tudo isso. Sem paranóia, claro.

Você tem problema bom.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...