Executando verificação de segurança...
3

Vou tentar entender porque sua publicação teve tantos negativos, apesar de parecer interessante.

Ela começa bem falando que vai mostrar com algo mais concerto do que simples opinião e isso é bom.

Aí começam os problemas.

Um médico entende de muito mais domínios do que você acha, EU nem entendo muito do assunto, por isso não posso falar muito, mas sei que a medicina é algo que exige sempre tenha um entendimento de biologia, do corpo humano, e de vários aspectos correlatos para tratamento de pessoas, embora ela não vá entender todo os aspectos da medicina com profundidade. EU diria que tem que aprender mais que um bom desenvolvedor, mas é só uma opinião.

Não vou entrar na questão de que hoje tem médicos muito ruins e talvez enganem nisso, mas provavelmente temos "engenheiros de software" que são piores ainda e conseguem enganar mais facilmente, e dificilmente vão matar alguém ou causar problemas para pessoas como muitos médicos causam hoje em dia.

A questão de saber domínios diversos não é muito diferente do que o médico precisa saber, mas isso é algo opcional em muitos cargos, e mesmo que muitos também exijam esse conhecimento, geralmente é mais específico, o programador não precisa saber de tudo que existe no mundo.

Discordo totalmente que um médico não precisa de conhecimento horizontal, ainda que eu saiba que muito não tem isso, assim como engenheiros.

O item 2 acontece mesmo, mas só porque as pessoas querem assim, não deveria. E geralmente acontece justamente porque as pessoas consideram que é mais fácil, que dá para conseguir emprego mesmo com aprendizado "bumba meu boi" e tenho que admitir que é um pouco verdade, até que não seja.

Discordo que os melhores são forjados no caos, o caos pode ser um complemento, mas se vem só disso, não da estrutura, os resultados serão o caos, que ainda bem não vai matar ninguém, então é mais fácil.

O autodidatismo funciona muito para autodidatas reais, para os os outros que apenas acham que são isso é só gera caos. Caos não é qualidade.

A engenharia, apesar de não estar 10% consolidade e não é tão universalmente aceita (a medicina também não depois de tanto tempo), tem mapa sim, o fato das pessoas ignorarem é outro problema.

Não é verdade que TI se reinventa a cada semestre. Quase tudo que é muito importante é igual desde os anos 70, 60 e até 50. Poucas coisas foram realmente inventadas depois disso. A medicina teve muito mais invenções. Há pequenas variações e novas tecnologias criadas, muitas por questões de mercado, por modinha =, em TI, mas a medicina também, nó não sabemos que tudo o que aparece nela. Talvez os médicos são menos neófitos que os devs, o que é bom, é inteligência, se fizerem certo, ou seja, eles não podem ter a facilidade que o ES tem de fazer uma merda atrás da outra se metendo em barca furada como vivem fazendo.

Você já viu quantas drogas, exames e sintomas aparecem por aí? E só não aparece mais porque eles são mais cuidados. É mais trabalhar em algo que não precisa de tanto cuidado. Já viu como médicos vão em congressos para aprender técnicas novas? É verdade que boa parte vai porque ganharam tudo do laboratório e são sempre em resorts maravilhosos e recebem o certificado no primeiro dia de participação, depois você pode fazer o que quiser. Mas tem gente séria.

Boa parte dos devs vão em eventos e fazem a mesma coisa, só pra ganhar um dia de folga e diária e ingresso da empresa que trabalha.

Engenheiro de software sabe separar o joio do trigo e não fica tão perdido assim. Debe ser difícil para quem não tem base, que se formou no caos e ter que lidar com todas as modinhas. Para médico também se ele se formou assim, só é mais raro.

A comparação de salvar vidas e sistemas parece tola. UMa vida vale mais que qualquer outras coisa exceto m uitas vidas. É muito raro alguém fazer algo que afete muitas vidas, mesmo agora que tem mais coisas que podem envolver isso. De qualquer forma há mais controle agora porque a reponsabilidade é mais fácil de definir do que acontece com uma vida. E ainda tem gente contra a regulamentação da profissional, deve ser porque é mais difícil que não querem regular?

O item 5 não torna algo mais difícil. Embora eu ache que o médico tem um prestígio e poder maior do que deveria, é o que é, dá para entender porque acontece isso, mas não tenho muito o que falar porque foge do assunto.

A maioria dos médicos não possuem compaixão, eles até aprendem um pouco isso na faculdade porque pode ser muito difícil se houver tanto envolvimento. E alguns exageram e só pensam em seus bolsos, afinal eles têm esse poder. Não consigo ver como um médico precisa menos do que um engenheiro precisa ter e acho mais difícil ele enganar, a não ser quando é funcionário público, que é igual em TI.

Fazer bem a ES é bem mais complicado do que a maioria das pessoas acham e até do que é exigido. Mas vale para a medicina, boa parte só segue receitas de bolo, igual devs, muitos não tem a menor ideia do que está fazendo, até cometem erros graves em situações simples, como devs. Eu até acho que as pessoas deveriam considerar que ES é mais difícil do que é, porque isso melhoraria o nível dos profissionais, mas isso é mais um sonho.

Fica complicado comparar algo que mal passou de 50 anos com algo que tem muito mais de 500 anos.

Isso é sobre importância e não dificuldade, mas se tiver hipoteticamente que excluir por completo um dos dois, qual causaria mais problema?

A comparação precisa ser feita com bons profissionais de ambas e com maus profissionais de ambas. Talvez em uma análise indicasse que uma seria mais difícil que outra e na outra inverteria. Mas precisaríamos de um estudo mais profundo, não um manifesto acéfalo, que eu acho até interessante como base de discussão.

Quase sempre as pessoas têm visões equivocadas sobre muitos assuntos, isso tem nome é uma especialização do Dunning-Kruger. Ouço muito que programadores são os mais arrogantes que existem. Médicos falam o mesmo. Maestros, e a lista vai longe. Todos competem para dizer que a sua profissão é formada por mais arrogantes. Em geral está todo mundo errado. As pessoas não conseguem ver o todo.

O assunto é bom, o texto não é, lamento.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...