Não está errado pensando em um cenário irrealista e específico de CPU single-core com um único processo em execução. Isso vale para uma explicação didática e simplificada. Se o objetivo for ensinar um leigo no assunto, é válido. Pois simplificações facilitam o entendimento.
Mas o problema é quando a gente pensa na vida real, um sistema operacional real em um hardware real rodando um software real — que não é simples assim. É aí que a percepção de que "Isto é mais lento" está tecnicamente errada. Pois na vida real tem menos de 0.1% de chance de você está programando para uma CPU single-core 100% dedicada ao seu software, sem nenhum outro processo usando threads.
E não tenho motivos para explicar para ele. Provavelmente ele até já entende isso.
EDIT (16/04/2025): Em resposta a desonestidade intelectual cometida no comentário acima, de editar o comentário muitos dias depois para inserir uma informação que não condiz com a realidade, vale deixar o link do comentário onde a "outra pessoa" não foi capaz de refutar o que eu disse: https://www.tabnews.com.br/Silva97/863574db-1933-4220-9865-a32bf1653ded
Como dizem: contra fatos não há argumentos. Existem evidências empíricas do ganho de performance e apresentei elas na discussão que, como esperado, ninguém foi capaz de refutar.
Dizer "você está errado" não vale de nada a partir do momento que eu provo que estou certo e, ainda por cima, o outro lado não é capaz de provar que a minha evidência é inválida e/ou apresentar contra-argumentos.
Como diz o Torvalds: Talk is cheap, show me code.
Enquanto eu mostro o código, eles falam.
E diferente da mentira que foi dita acima, em momento algum eu pensei que o Eric esteja errado. Como falei: acredito plenamente que ele sabe disso. O erro não foi cometido pelo Eric.
Essa é apenas uma tentativa rasa de apelo à autoridade, tentando terceirizar a culpa do próprio erro para uma autoridade que não tem a ver com o assunto.
Leigos fazem isso o tempo todo. Eu vejo com muita frequência leigos tentando repetir o que uma autoridade disse mas, por erro de entendimento/interpretação, repetem errado. E daí quando alguém aponta o erro da pessoa os leigos sempre dizem a mesma coisa:
Ah, então tu acha que o <nome-da-autoridade> tá errado? Você que é o fodão, né? Se achando melhor que o <nome-da-autoridade>.
Não, colega. Não é ele que está errado.