Executando verificação de segurança...
3

Uma coisa importante: O Tauri não é um concorrente ou substituto do Electron.

As principais soluções que se usa h oje em dia são:

  • Nativo (as pessoas estão correndo dele no desktop, mas não no mobile, vai entender) que dá a melhor experi^ncia do usuário. E a "conversa" de que tem que fazer vários porque tem plataformas diferentes, não é um problema de fato porque tem soluções que abstrai todas as plataformas, mesmo que não fique muito bom, mas ainda pode ficar melhor que web. E mesmo que dê um pouco mais de trabalho, web também para rodar em todos os navegadores, pode dar até mais.
  • Browser - o usuário acessa no navegador dele e faz o que precisa com limitações . O funcionamento correto dependerá do navegador e a versão dele. Quando o usuário acessa seu site/app web de um navegador não homologado, tudo pode acontecer, até mesmo nada.
  • Webview - é parecido porque usa o renderizador do navegador padrão do sistema operacional ou outro em alguns casos. Se mudar a versão, sua aplicação pode quebrar também, e tem que "garantir" que vai rodar em todos os sistemas operacionais. Ele permite mais liberdade porque a aplicação pode ser considerada nativa, exceto a parte da UI.
  • Renderização própria - aqui você usa uma parte de um browser como parte da sua aplicação e pode considerar a aplicação como nativa em muitos casos, exceto a UI. Você não precisa se preocupar em fazer funcionar em diversos navegadores e quando atualizar a versão dele, você pode homologar para essa versão e só atualizar o browser que sustenta a UI da sua aplicação quando você estiver seguro que não vai dar problema.

Os dois últimos é o caso do Tauri e Electron respectivamente, portanto eles são soluções bem diferentes.

Usar o Tauri é bem válido porque pode atender uma demanda do projeto e ele traz muita coisa pronta que você não precisa se preocupar quando usa uma webview de forma direta. Mas saiba das dificuldades que ele traz.

O Electron elimina algumas dessas dificuldades, mas é um tranmbolhão que tem que mandar com sua aplicação.

Se considerarmos que rodar direto em um navegador padrão não atende necessidades de aplicações e tem uma outra pegada, sobra a opção do nativo que se a pessoa estudar o assunto verá que atende bem sem alguns os problemas de soluções baseadas em web, e sem ter novos problemas, quando se usa a ferramenta certa do jeito certo.

Vou reforçar: para quem sabe fazer, o nativo é muito mais fácil de lidar, de instalar (nem precisa) e dar manutenção, além de ter garantias que uma atualização de versão do engine não vai quebrar sua aplicação, se comparado com o ELectron e afins.

O mesmo pode ser dito para o Tauri e afins, embora aqui pode ser que não seja tão problemático, tem soluções que colocam pelo menos no mesmo patamar de dificuldade e resultado.

A solução em browser padrão tem uma ligeira vantagem, quase irrisória e tem diversas desvantagens, quando se compara com nativo, é bem melhor que o Electron e com Tauri depende. Claro que para sites ele passa ter uma vantagem enorme.

O grande motivo para fazer uma aplicação com Tauri, Electron e outros produtos dessas duas vertentes é que quem vai programar só sabe ou só compensa fazer com HTML/CSS e mais uma linguagem de programação, quase sempre será JS e eventualmente outra para o backend da aplicação (não estou falando do servidor).

Ainda estou fazendo uma simplificação, apesar de dar informações que olha para o todo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...