Executando verificação de segurança...
2

Vamos lá, mais uma dessas, parece que sempre terão algumas por dia. Comece lendo a última que eu respondi porque tem algo bem importante lá.

Existe uma altíssima demanda por programadores júnior. Pode até ser que os anúncios não peçam porque grande parte das pessoas que acham que são juniores na verdade não são e se candidatam para essas vagas. Depois que a pessoa quebra essa barreira ela não liga mais para os anúncios, ela começa entender o mercado como ele realmente é.

Só para deixar claro, quem sabe quase nada e não tem experiência não é júnior. Eu sei que eu não serei a pessoa mais popular por dizer isso, mas o primeiro passo para começar ir pra frente é entender isso e quem sabe parar de patinar.

Grande parte das empresas que dominam a programação, eventualmente sem fazer iso com maestria, mas tem que ir além de saber usar certas ferramentas, precisa ser um solucionador de problemas. Quem não tem isso, mesmo que de forma deficiente, não é júnior. Não é a linguagem que cada um sabe que faz ela conseguir vagas, é saber programar como um todo.

Até tem vagas para quem não atende bem esse critério, mas muitas não são assim.

É possível conseguir emprego até onde não tem vaga. Com tecnologias que raramente se vê um anúncio, é possível não arrumar com a linguagem com mais anûncios.

Tem que descobrir porque não consegue e atacar o problema. Sem saber o que faz recusarem você nas vagas não tem o que fazer. Descobrindo isso tem que criar uma agenda para ir resolvendo cada problema. Pode demorar, mas não tem jeito, tem que fazer. E não importa a linguagem. Ficar pulando de galho em galho pode até ser o problema.

Eu nunca me candidatei às vagas que eu tinha os requisitos. Não estou falando que deve mandar currículo a esmo, como já indiquei antes, mas tem que estar preparado. Sempre me contrataram sem ter os requisitos (nunca perdi uma vaga por questões técnicas) porque eu me preparei. Já contei aqui que já criaram vaga que não existia porque viram potencial em mim.

Muitas vagas possuem obstáculos artificiais só para testar se a pessoa consegue se virar, e a maioria não consegue. Se a pessoa não se vira com a própria vida, como ela vai criar soluções e por em código?

Tem que mostrar que é capaz. Já tem um Github bacana para mostrar tudo o que já fez? Hoje isso é fundamental. Consegue fazer testes técnicos e ir bem? Entende os conceitos e mecanismos, além da sintaxe de linguagem? Consegue montar algoritmos adequadamente? Tem capacidade de modelar um problema?

Depois de 3 anos, se tentou emprego várias vezes, já deveria ter percebido alguma coisa errada para corrigir. Talvez precise de ajuda profissional. Mas eu temo dizer isso porque também pode acabar caindo na mão de oportunista que não vai te entregar nada, ou nem seja possível fazer algo efetivo. O fato de ainda ser jovem, ao que parece, é um alento, porque tem tempo, e é normal quem é muito novo ter dificuldade geral.

O maior conselho é dominar o que faz. Não aceite saber só um pouco. Escolha bem suas referências, hoje o que mais tem na internet é informação errada, em todo lugar, em alguns mais que outros. Um dos fatores que mais vejo as pessoas patinarem é escolhendo conteúdo duvidoso, desses que "todo mundo" recomenda , mas quem tem experiência sabe que é ruim, mas se falar é "cancelado".

E a maior dica é pedir para quem te recusa dizer o que você pode fazer para estar melhor para a próxima tentativa. Nem sempre isso funciona mais. O politicamente correto andou matando isso. Dá medo falar para as pessoas quais são os defeitos dela. Tem departamento jurídico que proíbe fazer isso, porque tem empresa que é processada em consequência disso. O mundo tá ficando muito complicado.

E desejo que alcance seus objetivos, ainda mais se for com C# :D

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Primeiramente muito obrigado por sua resposta, a mesma realmente me fez refletir sobre muitas coisas.

Em todas minha vida como programador (3 anos) eu venho andando em circulo, eu não tenho me aprofundado realmente em nada e não posso que sou um Desenvolver C# e tbm não posso falar que sou um desenvolverdor JavaScript, levando em contaa o fato de que passei boa parte dos meus estudo simplesmente repetindo coisa que eu aprendia, nunca procurei por exemplo aprender um pouco mais sobre AWS, algo que eu sei que é muito pedido em vagas, pois era algo que não me interessava, apesar de eu saber que isso é preciso na minha area de forma geral.

Após esse comentario eu vou fazer algumas correções em minha rotina, vou passar a focar um pouco mais na parte teorica (levando em conta que passo cerca de 3 a 4 horas por dia praticando programação), e vou também procurar ter uma maior organização em minhas redes profissionais, como o meu GitHub e o meu Linkeind, aonde tem varios projetos, que eu dei inicio e não finalizei.

Eu agradeço realmente seu comentario, e saiba que com essa resposta você ja mudou meu modo de como eu via a programação!

Agora realmente irei focar na minha linguagem nativa, e em aprender a REALMENTE PROGRAMAR.

2

SyrQ, o que eu vou te responder não está ligado diretamente com sua pergunta, mas pode ser de grande ajuda. Aproveitando que, como você mesmo disse, irá fazer algumas correções na rotina e nos estudos, e pelo que entendi você é jovem. Aproveite e avalie a sua base, os fundamentos. Pode ser que você já tenha as bases bem sólidas, mas caso não tenha, invista nisso também. Muitas pessoas aprendem a programar em alguma linguagem, até aprendem a criar uma aplicação com essa linguagem em algum curso ou tutorial. Mas quando precisa desenvolver alguma solução sozinho, ou aprender alguma tecnologia nova, por conta de buracos de entendimento nos fundamentos (de computação, da linguegem que usa ...) acabam travando e estagnado. Então, aprender novos conceitos fica muito mais complicado e lento. Digo isso porque eu mesmo já fiquei muito tempo em um ciclo estagnado sem conseguir evoluir por conta dos fundamentos estarem deficientes. Quando eu tive essa sacada e fui dedicar um tempo na base, tudo começou a ficar mais claro. Aprender novas tecnologias e conceitos ficam muito mais fácil e rápido quando se tem uma base sólida. Digo isso, porque assim como eu fiquei, muitas pessoas ficam travadas tentando aprender novas tecnologias para aplicar para vagas de emprego com listas de requisitos gigantes, mas esquecem de dedicar tempo nos fundamentos. Quando se tem uma boa base, tudo fica mais fácil e rápido de aprender. O tempo que se economiza com isso também é imenso!

Quando digo fundamentos quero dizer a base da computação, os fundamentos da linguagem que você usa (vejo muita gente aprendendo Java por exemplo, que é orientada a objetos, mas não sabe o que é herança e polimorfismo) e etc...

Como eu disse, pode ser que você já tenha os fundamentos, mas caso não tenha, corre aprender antes de tentar concluir o checklist dos requisitos das vagas de emprego. Não sou um programador experiente, mas depois dessa virada de chave tudo ficou mais fácil e acho importante compartilhar. Abraço!

1

Eu realmente parei pra pensar nesse ponto ontem, pois hoje em dia quando você vai aprender programação se vende muito a ideia de programação na pratica e quando você aprende somente na prática você acaba se perdendo um pouco, pois você não cria essa base como você disse, você fica limitado ao o que você fez e, não aprende por exemplo a fazer uma resolução de poblema, ou pesquisar por uma biblioteca que pode diminuir o tempo de criação do seu projeto.

como forma de conclusão e pude tirar de todos esses comentários, que eu realmente agradeço muito

Foque: Não perca seu tempo patinando entre linguagens, escolha uma e se aprofunde.

Inovação: Ninguém sabe realmente programar 100% dedique sempre um tempo para aprender algo novo pois a programação é um processo de aprendizado contínuo.

Base: Não adianta de nada você aprender 25 library's, 10 framework
sendo que você ainda não tem base, você ainda não conheço processos mais simples do desenvolvimento de um software.

novamente eu Agradeço a todos que comentaram aqui, e saibam que cada resposta que vocês deram, ajudaram pelos menos uma pessoa, espero que esse conhecimento chegue a mais pessoas que estão nessa situação, mais pelo menos na minha vida, você já contribuíram muito mais do que qualquer "professor", de programação, muito obrigado!

:)

1

Estou evitando votar em comentários por causa da nova sistemática que limitou muito os ganhos de pontuação, e até evito comentar sem ter um valor muito grande, mas não podia deixar de fazer aqui, porque é um depoimento muito importante. Eu queria que todo mundo percebesse isso, porque é a única forma de mudar o destino. A vida toda eu ouvi desculpas das pessaos para evitar aprender o que é necessário. Só quem faz entende o valor.

1

A sua resposta foi tão util para mim, não preciso de outra recompensa, muito obrigado mesmo pelo seu tempo e conhecimento.