Executando verificação de segurança...
1

Exagerado... :D

Começa por aritmética diretinho (inclui porcentagem, regra de 3, etc.), muita gente falha nisso :) Tem que entender a função dos números (dados) e suas relações, forma como são manipulados.

Toda álgebra básica. A programação usa o tempo todo. Álgera booleana também, bem, muito bem.

Lógica. Claro, isso é o que permite programa com destreza, resolver problemas, melhorar algoritmos. Lógica é matemática. Só lógica, nada de lógica XYZ. Isso não se ensina explicitamente na escola, vai acontecendo implicitamente.

Teoria dos conjuntos. Quase o tempo todo trabalhamos com conjuntos em nossos códigos. Pena que em geral a escola ensina só o mínimo, e olhe lá.

Precisa entender o que é o problema, ver os dados reais, entender o contexto como ele é de fato, aí já começa entrar em método científico. Se você pegar dados errados, o resto já não importa. Para tudo, dados de como deve construit o algoritmo.

Depois vem mais algumas coisas, mas isso é o principal para o básico.

Não é difícil, é só o básico, mas tem que entender muito bem.

1

Cai de paraquedas pra agradecer o comentario tambem.
era isso que eu queria, alguem indicando a base, a base de tudo, sem framework, a base da matematica, de requisições.
Nunca parei pra reparar na questão de ignorar POO e fazer um projetinho todo de forma imperativa pra aprendizado, a parte de estudar e treinar o erro é algo assustador, não pensei sobre isso até hoje.

1

Pode ser uma boa. Não é que não possa fazer mais ou menos usando classes e essas coisas, tem linguagem que nem dá para fazer sem, mas não se preocupar. Aliás, OOP é menos sobre o que usa nas linguagene e mais como organzia o código. A maioria das pessoas não aprende OOP corretamente. Eu mesmo patinei várias vezes em mais de 30 anos mexendo com ele, acho que só agora estou chegando perto de entender o correto, mesmo aidna tendo dúvidas. Quem acha simples já errou.