Executando verificação de segurança...
3

Gostei bastante da postagem. Eu vou listar a ordem do que eu acho importante, e isso é "listinha", então cada um pode ter a sua, embora a experiência mostra que não pode ser algo tão aleatório, até por ter objetivos diferentes faz sentido ter uma ordem diferente, mas não pode acontecer algo muito sem sentido.

  1. Aumentar a capacidade de solucionar problemas de forma melhor (ver o todo)
  2. Encontrar novos meios de resolver problemas e aumentar a criatividade e o questionamento
  3. Ter várias ferramentas para atender melhor uma solução necessária (right tool for the job)
  4. Entender melhor o funcionamento da programação e das linguagens e aprofundar na computação
  5. Não se tornar fanboy, não se isolar e encontrar novas pessoas que pensam diferente
  6. Abrir oportunidades diferentes na vida profissional e quem sabe "se achar" (no seu âmago) melhor

Obviamente que tem maneiras mais certas e menos certas de fazer isso, mas errado é não fazer.

Só algumas delas você vai se aprofundar, mas precisa atacar as partes certas, e ter claro o objetivo de abrir os horizontes mais que só ter algo novo para trabalhar.

Melhor procurar o que é bem diferente do que já usa.

Isso vale para qualquer tecnologia.

Não existe sênior em uma linguagem. Ou a pessoa é sênior ou é jínior, a pessoa não pode trocar de tecnologia e passar ser júnior. Só é sênior quem tem amplitude. Justamente a visão de que o conhecimento é segmentado faz a pessoa nunca atingir o nível de sênior. Uma das características de júnior é saber apenas uma tecnologia, não tem ferramental nele, só sabe um caminho. O júnior não consegue entender isso, por isso ela é júnior. Ele se agarra às suas crenças.

E que sirva para que isso incentive as pessoas a irem nos fundamentos, que é o que mais importa. Curiosamente o que mais vejo é quem tem os fundamentos procuram novas tecnologias naturalmente. Então é tudo uma mudança de atitude geral.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).