Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
4

Tem, e muito. Só que como não é sexy as pessoas não falam sobre. Ninguém quer fazer tutorial, vira quase um clube fechado.

Assim como tem muita coisa feita em COBOL, xBase, Delphi e várias outras coisas que não são sexy e ninguém fala. Claro que não tem tanto quanto as tecnologias mais populares.

Desktop é a melhor solução para vários problemas. Fazer para web o que pode e talvez deva fazer para desktop é só trocar um problema por outro.

Muitas pessoas passaram para web porque outras pessoas passaram para web. Não foi algo estudado, não foi uma decisão técnica tomada com bons subsídios.

Eu digo que é irreversível tanto quanto é um erro fazer tudo para web como está acontecendo.

A experiência do usuário sofre na web, mas a maioria já se acostumou, então não é mais um grande problema. A perda acontece em micro-momentos, então as pessoas não sentem.

Os problemas que as pessoas acham que tem no desktop só acontecem quando o desenvolvedor não sabe fazer direito. Por exemplo instalação é que é sempre muito falado. Não há razão alguma para existir isso e causar problemas. Mas como em geral o pessoal aprendeu que tem que criar um instalador em vez de só rodar a se autoatualizar, as pessoas consideram isso um defeito.

Sei que hoje a maioria nem consegue fazer a comparação, não conhece bem os dois, mas quando a comparação é com aplicações bem-feitas o desktop se sai muito bem. Não se deixe comparar com algo bom web com algo ruim desktop, aí o resultado só pode ser um.

Como não tem gente querendo não tem muita gente ensinando o certo, então o problema se perpetua, mas não por limitação da tecnologia, mas sim pela limitação do uso que as pessoas fazem.

Fazer funcionar certo em todas as combinações de navegadores, dando certo sempre que há atualizações e funcionar mesmo que usuário podendo ter mais controle sobre o ambiente de execução do que teria em desktop e ainda ter as limitações padrões que todo navegador impõe, torna mais difícil desenvolver, dá uma experiência pior e um poder inferior.

Se a decisão for puramente técnica, e é comum não poder ser, o desktop deveria ser usado para qualquer aplicação que alguém vá usar quase ou diariamente.

Mas fazer para web acaba atendendo razoavelmente, talvez bem o suficiente. Mesmo entregando algo inferior as pessoas não reclamam, então faz sucesso. E sucesso atrai sucesso.

Sempre haverá aplicações desktop, mas não está aumentando, até diminui um pouco, e a participação geral de mercado diminui sempre.

Um desenvolvedor completo sabe fazer qualquer tipo de aplicação, ainda que não seja tão bom em todos. Isso deveria ser full stack de verdade. Conhece isto?

Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego.

No mínimo a pessoa deve conhecer bem para recursar um trabalho de forma adequada. O problema não é a recusa, é aceitar fazer com a tecnologia menos adequada por não conhece outra.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...