Executando verificação de segurança...
19

Continuando...

Pode me ajudar em X?

Eu sou extremamente demandado. Ajudas específicas complicam, especialmente se quer isso privativamente. Em público pode ser que ajude outras pessoas, posso tentar. Consultoria precisa ser paga, até porque também preciso por comida no prato. Mesmo que não sendo alguém que vive atrás de dinheiro, é a forma que existe para filtrar. Não estou vendendo nada, provavelmente vou recusar até mesmo se queira pagar. Assim como você também não pode doar todo seu tempo para todos, eu faço tudo o que posso, mais que a média, mas não consigo tudo. Prove que você fez muito por quem precisa mais e talvez eu abra um espaço gratuito na minha agenda.

Mas minha situação é crítica, tenho uma vida difícil, me ajuda...

Lamento, eu não tenho como resolver todos os problemas do mundo, mesmo que eu quisesse, e ajudo um pouco porque é minha tentativa de fazer um pouco. As ajudas que posso dar são essas. Eu torço para conseguir sair disso. Pena estarmos em um país que o governo não cumpre a constituição.

Sabe que isso desmotiva muita gente?

Sim, eu sei, mas preciso dar uma dose de realidade onde está faltando muito, viver com ilusão é mais confortável mas causa enormes problemas. Se for muito crítico já disse para procurar ajuda, não porque o texto causou problema, porque ele despertou que tem um problema sério, o desânimo é só sintoma. Eu fiz com a melhor das intenções mesmo sabendo que há danos colaterais, inclusive que vou atrair haters em certos lugares.

Quando vai lançar seu curso?

Não vou lançar curso. Vou ajudar em canal/blog/redes sociais, da maneira que eu posso, sem algo muito estruturado, sem cobrar nada por isso. Curso é outra coisa. Não tenho data, é mais difícil viabilizar isso do que eu imaginava. Mas uma hora sai. Não me cobre, só incentive.

Por que vai fazer isso de graça?

Para retornar tudo o que me ajudaram ao longo da vida. Algumas pessoas foram fundamentais para meu crescimento e acho que agora posso fazer algo pelas pessoas.

Mas será grátis mesmo?

Sim. Não quer dizer que eu não possa monetizar de alguma forma para ajudar fazer mais e melhor, mas não quero ganhar dinheiro com isso. Não vou cobrar, mas poderei aceitar doações, publicidade que faça sentido e outras formas que você não é obrigado a pagar para aprender.

Eu tenho que concordar com tudo isso?

Claro que não. Esta é minha experiência de 40 anos atuando na área. Se quiser procure minhas redes para saber se conquistei algo importante (links abaixo).

Eu já vi você falando mal da tecnologia X, você não entende disso

Bem, não é uma pergunta e acontece muito isso na minha jornada, então até cabe aqui :)

É verdade, viu mesmo. Também falei bem. Pode ter certeza. Quem reclama que falei bem ou mal é fanboy ou hater, eu não sou nenhum dos dois. Vale para todas as tecnologias, mesmo quando faço hipérboles para destacar uma qualidade ou defeito. Não faça isso com você, busque a sensatez e equilíbrio.

Se for linguagem, pense bem, é o assunto que mais gosto e estudo muito com profundidade e compromisso, fiz meu pseudocompilador com 15 anos de idade. Eu posso debater com quem quiser, porém só faria com quem comprove nível de estudo semelhante na área. Opinião todo mundo pode ter, eu não discuto opiniões.

Finalizando

Veja alguns links que posso estar dando um tapa na cara, mas não existe cura sem saber que a doença existe, então o objetivo é criar um despertar. Note que a esmagadora maioria se encaixa em algo assim:

Se achar que não é seu caso tem grande chance de ser, parabéns se não for mesmo e boa sorte se for dos raros casos que reconhecem e decidem virar a chave. Lamentavelmente não tem o que fazer com os demais, o buraco já é profundo demais.

O objetivo de mandar isso é para ter melhor perspectiva e poder começar arrumar a casa, a intenção é severa, mas só quero o melhor, não estou fazendo para agredir. Eu não faria em público se a pessoas não pedissem em público.

Não coloquei Síndrome de Impostor que sei que é muito comum, especialmente nas gerações mais novas (pela idade e ambiente que estão crescendo), mesmo programadores falarem muito nisso porque antes precisa deixar de ser impostor para ter a síndrome que poderá procurar ajuda depois. Eu ajudo no que eu entendo mais.

Se alguém responde o que não pode ser respondido adequadamente você já sabe que ela não tem compromisso com você. Eu reconheço que isto aqui é bastante limitado, é só um primeiro passo.

Se você ainda insistir, ou não leu ou não consegue interpretar textos, aí realmente você vai ter muitas dificuldades. A maioria das pessoas não vão entender totalmente. Talvez por estar entre os 92% dos analfabetos funcionais em vários níveis existentes no pais.

Busque o que é bom para você para ser feliz, salvo um valor mínimo, dinheiro é secundário e/ou consequência.

Quais perguntas acha que merece ter aqui? Tem algum erro que posso consertar?

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

4

Muito bom, vai aiudar muita gente, o problema é que vai cair no limbo infinito do tabnews, esse post assim como esse, deveriam ser fixados em algum lugar e so deixar os usuarios a fazeram perguntas depois que confirmaram que leram!!!

3
2
2

A melhor escolha que fiz foi entrar em um curso superior na área.
Foi uma escolha difícil, pois sou graduado na área da saúde, e pensar em voltar para uma universidade já me deu arrepios. Fiz 5 anos de graduação, 2 de especialização e atuando há 12 anos na área, além de esposa e filho.
Estou no 3° semestre de engenharia da computação. Alguns tropeços aqui e ali, falta de tempo, mas aos poucos vai indo. Sempre foi um sonho meu trabalhar com equipamentos, mas em minha região não havia curso superior na área na época em questão, e eu também não tinha condições de estudar fora. Fiz o que deu, e hoje com melhores condições consigo ir atrás do velho sonho.
Decidi ir atrás de uma graduação quando percebi que algumas coisas em cursos que fiz não faziam muito sentido, ou não havia uma explicação do por que aquilo funcionava daquela maneira.
Se vou trabalhar na área algum dia eu já não sei, mas de uma coisa tenho certeza: um ensino bem estruturado e direcionado, mesmo que leve mais tempo, sempre gerará bons frutos.
Também tenho certeza que muita gente não precisa disso, mas eu sim, tenho necessidade de uma orientação para não ficar perdido no meio do caminho.

1

Quase todo mundo precisa. E muitos não vão conseguir até assim. Tudo isso está falando na FAQ, algumas vezes de forma sutil e a pessoa precisa ligar os pontos, o que as que estão mais vulneráveis nem conseguirão, mas tem também o mais importae de forma bem explícita.

Obrigado pelo relato.

2

Um post como esse deveria estar num rank de importância situado onde todos podem enxegar, é uma pena que vai cair no limbo do TabNews, como o amigo abaixo disse.