Executando verificação de segurança...
2

Você raciocina resolvendo vários problemas matemáticos? Pega um enunciado genérico e consegue criar uma solução matemática para o que foi descrito?

Consegue ler um texto que propõe atividades relativamente complexas e consegue executar tudo sem maiores problemas seguindo todas instruções dadas de forma adequada, entendendo tudo, e cria novos procedimentos que estão implícitos no texto?

Já tentou fazer um texto detalhado de toda atividade que realiza no seu dia, com todos os detalhes possíveis, decompondo cada mínima atividade e decisão realizada? Alguém avaliou isso?

Em muitos casos o problema não é de programação. Sendo isso, não será estudando mais programação que vai resolver. Pode decorar o que for de tecnologia, não vai conseguir realizar nada.

A escola no Brasil nunca foi um exemplo, mas neste século houve uma decadência absurda, começaram fazer o que grande parte da sociedade passou fazer: não critica nada e só fala se tiver algo positivo para dizer. A consequência é que as pessoas foram avançando sem aprender. E cada avanço foi ficando mais difícil, porque elas erraram, foram aplaudidas, ficaram felizes, e permaneceram com o erro em sua estrutura.

Não estou aqui analisando seu caso, isso é impossível, não sou especialista e não tem informação que eu possa fazer uma avaliação, estou falando genericamente para qualquer pessoa. E tem casos que a pessoa tem alguma deficiência específica, e isso precisa ser diagnosticado por profissionais.

Eu gostaria que alguém aparecesse com alguma solução, e se isso já tivesse acontecido antes eu estaria replicando aqui. Eu só consigo dizer que se não tiver alguma condição específica, o processo de aprendizado está falho e tem que recomeçar de novo lá na base. Eu sei que é bem difícil fazer isso, mas eu desconheço outra forma. Eu nunca vi alguém forçando na programação e resolvendo essas questões assim.

Lamento se eu estiver dando uma má notícia, mas não dizer nada ou só incentivar não vai mudar alguma coisa, em alguns casos a pessoa sabe disso mas ela não fala para não parecer chata.

Também pode ser alguma outra questão, e também não tenho como saber ou ajudar mais.

Eu sempre disse que acho um erro as pessoas aprenderem do jeito que eu vejo por aí. Tem que aprender passo por passo, sem ir para frente sem aprender o anterior, tem que aprender de forma concreta, entender todos os mecanismos, saber porque está fazendo aquilo. Depois tem que treinar muito e sempre procurando fazer melhor da próxima vez, mas isso já é algo avançado, é para quem está evoluindo.

Eu dei aulas para alunos que eu dava pronto o código para imprimir uma sequência de números, e só falava para eles mudarem para imprimir os pares. Muitos não conseguiam fazer. Você consegue? Alguns conseguiam, já era alguma coisa, mas usavam um if, você vê que falta algo que deveria ter sido aprendido nos primeiros anos de escola.

Eu sempre fui incompetente para resolver isso, eu tinha que tentar fazer os outros que eu não tinha que falar nada sobre esse tipo de coisa, só falava o que era novidade. Um amigo meu que é muito bom intelectualmente, com uma paciência incrível, uma vez me disse que estava restringindo o que fazia com aulas porque ele não sabia explicar para os alunos "o que era uma mesa, ele sabe o que é, os alunos deveriam saber" (exemplo dele). Não sei se eu deveria dizer que ele é professor da Unicamp.

Eu vi um relato esses dias, de um professor que se recusava ensinar o que deveria ter sido aprendido no ensino médio. Embora um pouco rude, ele está certo, é uma pena a pessoa ter chego em um curso que exige capacidade sem tê-la. Hoje ele é exceção, em geral os professores estão aprovando e dando diploma sem a pessoa ter base alguma. Por isso muita empresa nem acha o diploma tão importante mais.

Todos os alunos que eu tive e chegavam com uma base boa, iam bem comigo e se deram bem na área, todos os outros, mesmo aprendendo com outros professores, não se deram, e até onde eu sei, nenhum está na área.

Daí eu desenvolvi a teoria de que é necessário vocação. Algumas pessoas ficam bravas que eu falo isso, então podem insistir, e ficar com a ilusão. Eu não sei se pode desenvolver vocação, mas eu tenho certeza, só pela minha observação, nada mais, que a pessoa não se dará bem em qualquer área sem ela, algumas áreas mais que outras. Eu não me dou bem com futebol, sou péssimo na cozinha mesmo gostando bastante e tentando melhorar. Algumas pessoas não conseguirão programar. Em alguns casos para bem porque ela pode estar desperdiçando o talento em outra coisa.

Eu vejo que começou se tornar obrigação ser programador, isso não tem como dar certo.Eu aprendi a programar com 13 anos, sem internet, livros bons, pessoas para perguntar e me explicar nada, sem saber inglês, e até computador no começo (eu tinha pencas de códigos escritos em papel no dia que tive acesso ao primeiro computador). E tenho problemas neurológicos que dificultam o aprendizado. Mas sempre fui muito curioso, questionador e tive boa escola (em certo ponto de vista). E eu tinha vocação, é um enorme facilitador. Junto com dedicação, fica "fácil".

Se eu descobrir uma forma de fazer as pessoas que querem isso conseguir se dar bem em algo que ela não tem vocação, eu ficarei muito feliz e aplicarei.

Infelizmente somos um país que está entre os maiores em violência, em acidentes de trânsito,m no trabalho, com problema sanitários, com falhas técnicas, com atendimentos ruins, e com escola abaixo da crítica, que é causa de tudo isso, mas também porque há escolha de que seja assim, ainda que por falta de boa educação (é quase uma galinha e ovo).

O que quero dizer é que você que está lendo precisa fazer uma avaliação por conta própria ou com um profissional para descobrir se é o que quer e o que pode fazer para resolver a dificuldade. Aqui mesmo eu nunca vi alguém dando uma dica que mudasse alguma coisa. Ou a pessoa recebe um "tapa na cara" para acordar, como eu costumo fazer, ou recebe palavras de incentivo que dá moral, mas não resolve o problema e cria ilusão e gera extrema decepção.

Aqui vai meu incentivo. Torço de verdade para achar um caminho. Algumas pessoas, se puderem, precisam de aulas particulares e não de programação.

O segredo é a base.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Muhamed Ali: Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.

1

Meu problema não é exatamente assim! fora da programação, eu consigo aprender, praticar de varias formas e com facilidade. Não é um nivel extremo, mas digamos que você me diga pra fazer um "fluxo de caixa familiar" onde você tem as receitas e as despesas, ambos são Arrays e preciso somá-los e descobrir qual é o saldo atual. Eu fico meio que "parado" tento algo e não da certo,as vezes dá certo e quando vou ver a resolução é muito diferente da minha, as vezes penso que fiz da maneira errada, maneira porca e etc, e eu tenho 13 anos 👌

1

Seus comentários são os melhores, espero encontrar em todos os posts daqui!
As vezes me sinto como esse jovem e o meu maior problema é entender o que a pessoa quer de fato, os motivos, pra que serve tal demanda.
Eu fico mirabolando idéias e no final é uma demanda simples que me levaria 1/4 do tempo que tirei só pensando nela.