Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
0

Lembrando que o ChatGPT não sabe nada, é só uma ferramenta de produção de textos, a maioria para entretenimento das pessoas, e outros objetivos não aparentes que não vou citar aqui.

O ChatGPT respondeu tanto quanto o Google responde. Ou seja, ele fala de algo que outra pessoa respondeu, sem mostrar o contexto que foi dito.

Se perguntar de novo, ele dá outra resposta, não é algo canônico.

É um enorme problema achar que questões possivelmente médicas e mesmo sociais podem ser bem respondidas pelo ChatGPT.

Temos inúmeros casos dele fantasiar completamente no que escreveu. Em muitos casos ele fantasia só um pouco, e aí começa ter mais problemas, porque as pessoas passam dar valor que não tem. Não vou entrar aqui em exemplos da alucinação que ele tem, e por isso ele é inconfiável em tudo o que faz.

Você pode pegar a informação dada para começar novas pesquisas. Mas dará um trabalho enorme, para fazer bem feito, provavelmente dará mais trabalho. As pessoas só estão tendo menos trabalho porque estão aceitando como verdadeira algo que tem um potencial enorme de ser falso.

Só para pegar um exemplo que ele não fala é que muita procrastinação tem origem muito mais profunda vinda de falhas neurológicas e nenhuma técnica que "vendem" por aí resolverão.

A resposta não é de toda ruim porque ela faz ressalva e indica a procura de um profissional na área. Mas é sempre um rodapé. Eu estou destacando mais essa questão.

Não é problema usar o ChatGPT, é problema achar que ele é uma solução, ter crenças irreais em relação a ele.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
Conteúdo excluído
2

Nem sempre ele é sutil. Mas é sutil quando tudo parece ser algo bom. E pode não ser. Um especialista sabe que é não é bom, um leigo não sabe, e sutilmente acaba se enganando porque o texto é semrpe muito bem escrito. Ser bem escito passa credibilidade. A forma costuma ter mais valor no cérebro das pessoas do que o conteúdo, podemos ver o tempo todo em toda internet.

Em TI eu consigo ver erros mais facilmente, porque não sou leigo, em questões de saúde eu não consigo, precisaria de um especialistas falar. Por isso eu ignoro completamente, porque eu não posso separar o joio do trigo. Eu não posso acreditar em algo que não posso atestar confiabilidade.

O probelma todo é justamente as pessoas atribuirem por padrão que ele é confiável e se alguém achar um problema é que deve "provar" que tem, quando deveria ser o contrário, ele é inconfiável e quem quiser acreditar que prove que o ChatGPT falou algo certo. Quando começar acontecer em tudo ficará bom. Ou pelo menos que em cada lugar que alguém publique algo do ChatGPT, diga que é dele, alguns fazem e outros não, e até que fique claro para todo mundo o que ele é ou não é, que faça a ressalva sobre essa confiabilidade.

Não dá para dar risada quando ele narra uma corrida de Formula 1 que acabou de acontecer com um texto completamente fansasioso como se fosse verdade e achar que quando ele não faz algo tão óbvio, que parece certo, não seja hilário também. Se a pessoa não domina o assunto ela nunca sabe onde está sendo enganada, e quanto mais parece certo mais arriscado é, esse é todo o problema.

No momento que as pessoas questionarem o ChatGPT em vez de questionar quem o questiona, tudo ficará bem porque estamos saindo da histeria.

2

No momento que as pessoas questionarem o ChatGPT em vez de questionar quem o questiona, tudo ficará bem porque estamos saindo da histeria.

Perfeito! Essa é uma das maiores evidências de que as pessoas estão deslumbradas ao extremo e achando que o ChatGPT é o grande oráculo que nunca erra. Quem questiona os erros dele é tachado de hater negacionista, quando o ônus da prova deveria ser justamente dele (mas ele nem sequer mostra as fontes de onde as informações foram tiradas).

1
1
2

Eu não consigo rebater nada nesse caso específico porque não sou psicólogo, mas posso falar de forma geral.

Pelo que percebi até agora, o ChatGPT muitas vezes dá respostas meio-certas: em uma leitura superficial - e principalmente feita por alguém que não conhece bem o assunto - tudo parece fazer sentido. Mas uma análise mais minucisosa revela falhas graves, o problema é que estas são difíceis de perceber por leigos.

Vejo isso acontecer muito com assuntos que conheço, e vejo especialistas de outras áreas afirmando que isso também ocorre nas áreas deles.

Esse é o perigo de pesquisar sobre coisas que não conhecemos e não consultar mais de uma fonte. Para um leigo, tudo parece perfeito e interessante. Eu gostaria muito que algum especialista em psicologia analisasse o texto - mas de qualquer forma, já li muitos especialistas alertando para não usar nenhuma IA como psicólogo, sempre procure um profissional.

No fundo, é o mesmo problema que existia antes, das pessoas que consultavam o "Doutor Google" e já chegavam no médico com seu diagnóstico (antes mesmo de ser examinado). Mas agora tende a piorar, pois muita gente está achando que o ChatGPT é um oráculo que nunca erra, e ele dá respostas convincentes que ninguém se dá o trabalho de verificar.

2

Exatamente, não podemos achar que começou agora, semrpe aconteceu, até antes do Google/internet, mas cada ferramenta mais sofisticada potencializa o problema. Eu nunca vi algo parecido com oque está acontecendo agora, e é bem temerário. E nem vou desenvolver mais proque fica longo e sei que cria mais ruído, além do que preciso validar com sociólogos e outros profissionais para entedner proque agora acotece mais que antes, não é só a ferramenta.

Conteúdo excluído
1

Eu uso uma ferramenta para facilitar a digitação dos textos e já vai um rodapé/assinatura que uso para quem tiver interesse. Eu não dou aulas.

Conteúdo excluído
1
Conteúdo excluído
0

Mas não entendeu. Eu falei para reler, implicitamente com mais cuidade desta vez, eu sei que você leu. Sua atitude me faz entender que não tem interesse em fazer isso ser produtivo e não está interessado no contraditório. Fica aqui a informação para as demais pessoas, o objetivo foi esse mesmo. Quando você posta publicamente algo você recebe respostas públicas, nem semrpe as que gostaria.

Conteúdo excluído