Porque existem programadores responsáveis.
Mas não posso falar muito mais porque não estou vendo as coisas que você vê como desanimadoras. Pode ser que eu concorde ou discorde de você baseando na minha experiência.
O que você está falando de redes sociais, é uma sugestão muito simples que muita gente já sabe. Tudo isso é só uma forma delas conseguiram views e likes e com isso ganhar dinheiro ou outra forma de poder. Isso não tem nada ligado com programadores, são influenciadores procurando uma audiência falando de cosias que chamam atenção e quase sempre funciona bem, mas passa mentiras para as pessoas. Mentiras em algum nível. Muitas pessoas já perceberam isso. E mesmo assim é difícil não cair nesses click baits. Eu mesmo caio em alguns muito bem feitos, mas não na maioria.
Se a pessoa for talentosa ela não vai desistir, se ela desistir é porque ela já era fraca mesma, ela pode estar fazendo a melhor coisa da vida dela, porque se ela ver algo assim e chorar, ela não serve para nada que não seja algo muito simples.
Eu vejo isso em outras áreas, talvez falte você ver melhor outras áreas. Médicos no Tik Tok já me dá arrepios, e eles estão falando do quanto você pode fazer na vida que se considerar tudo você já está morto ontem. Eles não falam de IA? Sim, eles não entendem uma vírgula sobre esse assunto, tudo dentro da normalidade. Eles não falam sobre outras coisas específicas sobre a profissão porque ela é regulamentada e eles não podem falar o que fazem. O que falam um pouco mais ousadamente, é feio, mais disfarçadamente. Não tem pouco falarem para evitar ser médico, tem trocentas barreiras para se tornar médico, então se a pessoa passa por todas elas, era merecido.
Com advogado acontece o mesmo. São profissionais que você só encontra depois de uma avaliação bastante difícil para ser.
Na programação qualquer analfabeto funcional pode dizer que trabalha com isso. E pode dizer qualquer abobrinha que tenha vontade. E alguns um pouco menos idiotas que têm um púbico enorme para enganar. E muitas vezes faz sentido porque não estão desincentivando qualquer pessoa, estão tentando afastar o analfabeto funcional que vai quebrar a cara tentando entrar em uma profissão que não é tão fácil quanto parece.
A pergunta melhor é porque não tem mais em outros lugares.
O nosso grande problema é ter devs vendendo curso por aí e o curso não presta pra nada. O curso próprio ou de outro. É muita gente incentivando incauto sem condições de entrar na área gastar seu tempo e dinheiro nisso é que precisam ser criticadas.
Todo mundo sensato na área concorda com isso.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).