Executando verificação de segurança...
2

Pode ajudar entender:

Alguns precisam de uma atualização porque foram escritos há tempos, mas a base permanece a mesma, não mudou nada fundamental. Não existem produtos milagrosos e quem conhece a computação não cai em contos da carochinha.

NoSQL cai bem onde qualquer porcaria cairia de tão simples que é o problema a ser resolvido ou em casos muito fora do normal. Especialmente no modelo de documento um bom produto relacional é melhor opção em cenários mais comuns, para mais detalhes deve ler todos os links com atenção. NoSQL tem usos bem úteis e uma necessidade real, mas o grosso da adoação atual é por modinha e não por necessidade, em geral é escolhido por falta de fundamentos, até mesmo científicos e preferência por crenças que o marketing incute nas mentes mais fracas, e claro, vão negativar este comentário.

Obrigado pela postagem.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
3

NoSQL cai bem onde qualquer porcaria cairia de tão simples que é o problema a ser resolvido ou em casos muito fora do normal.

Acho que não é tão simples. O primeiro "NoSQL" que eu conheço foi MUMPS (tinha alguma coisa da IBM na época mas não recordo o nome). Ok, não está no TIOBE nem no PYPL mas ainda tem sistemas legados, versões novas gratuitas e comerciais (se tem versão comercial é porque alguém ainda usa). Mas vejamos um caso "simples":

VistA

Veterans Health Information Systems and Technology Architecture (VISTA)

  • Sistema integrado usado nos EEUU para assistência médica para veteranos.

  • É composto por 180 aplicações (clinicas, financeiras e administrativas)

  • Próximo de 9 milhões de clientes (veteranos) e 180.000 usuários (médicos)

Em 2018 eles tentaram "modernizar" o sistema. Após atrasos e outros problemas (inclusive relatos de mortes prematuras) voltaram ao original.

"NoSQL" vs Relacional

MGateway Ltd

We're a UK-based software development company. Since 1993, we've been developing tools, interfaces and frameworks for both the front-end and back-end of the Web Technology stack.

We also specialise in software tools, interfaces and frameworks to allow the ultra high-performance Global Storage databases (eg InterSystems IRIS and the Open Source YottaDB database) to operate at the back-end Web Applications.

A empresa disponibilizou um benchmark YottaDB vs Redis. Rodei localmente para ver os resultados e achei, no mínimo, interessantes (aproximadamente 4x mais rápido na escrita e 6x mais rápido na leitura).

Só um último link From Healthcare to Mapping the Milky Way: 5 Things You Didn’t Know About Epic’s Tech.

Conclusão

Banco de dados não relacionais não são novidade (M é de 1966) e podem ser utilizados, virtualmente, em qualquer aplicação. É necessário o conhecimento de M mas o YottaDB, por exemplo, permite a utilização de M, C, Go, JavaScipt, Lua,Perl, PHP, Python e Rust.

2

Preciso! :claps: :claps: :claps: :claps:
O pessoal adora repetir esses mantras criados ao redor de NoSQL.
'use NoSQL' is the new 'use Microservices'.

1

É até o contrário, já tem mais de 10 anos que mandam usar NoSQL em tudo, e microsserviços pouco mais de 5 anos que realmente pegou moda. No SQL eu até não acho um crime, porque é o que eu falei, usam onde qualquer coisa serve na maioria das vezes, e onde vai além só a produtividade costuma ser prejudicada no longo prazo. Microsserviços causa uma quantidade enorme de problemas. Por sorte a maioria das pessoas que diem fazer microsserviços entendem tão pouco o que é, que fazem uma arquitetura monotítica com vários executáveis e não causa problema :D Esse é o nível da ignorância e arrogância. Só querem estar na moda, não há decisão técnica, até por falta do fundamento.

Conteúdo excluído
3

Agrega porque coloca um contraponto necessário. Ou você acha que só existe um lado das coisas?

E por que a postagem original não está causando discórdia já que outras pessoas defendem diferente? Se não pode colocar contraponto, nada pode ser postado, porque tudo existe dois lados, ou mais.

O que o link de divulgação que amplamente é bem aceito desqualifica o que eu disse? Ele até dá mais contexto de quem sou, minha experiência e a capacidade que tenho de fazer análises que olham para todos os lados.

O que o seu comentário agrega na discussão do assunto? Que argumento ele tem? Fica parecendo que só queria fazer uma crítica porque não gostou do conteúdo.

Aí eu sou obrigado agora a postar algo que não agrega no assunto. Este comentário até merece negativo por isso, porque os negativos aqui são usados para dizer que não agrega. Informações de contraponto agregam e não merecem negativos, mas as pessoas dão porque não é o que elas queriam ouvir. Eu já postei muita coisa semelhante e tive muitos positivos (esse meu aqui também teve, só que teve mais negativos). Eu percebi nos últimos meses que os usuários mais qualificados do Tabnews estão abandonando o barco, o que costuma acontecer em quase todos os sites, aí o espaço começa ficar mais propício para proliferação de fake news e assemelhados.

Eu li completamente com muita atenção e até agradeci a postagem e votei positivo nela. Ela tinha que ser postada. Ela é útil. Eu não critiquei ela em nenhum momento. E tudo o que eu coloquei fale bem de NoSQL também. Parece que você não leu com muita atenção. Ou não sabe o que é contraponto. Ou ficou afetado porque não ouviu o que queria e abalou a verdade inexorável que você nutre. Desnecessário fazer dois comentários que não agregam (ou três agora com uma forma de terraplanismo que depois foi autocontestada). Ou seja, pura perda de tempo sem agregar nada.

-3

Não existe contraponto no seu comentário, por que ele não está abordando o assunto do seu "contraponto" ele apenas pretendia compartilhar o post de algo que achou interessante, em nenhum momento ele acrescentou conteúdo endeusando NoSQL, dizendo que ele é melhor ou não, inclusive isso foi deixado claro no início da publicação (você leu isso?) seu "contraponto" não vale de nada pois em nenhum momento foi iniciada uma discussão sobre o NoSQL ser superior a outros modelos, ele apenas compartilhou o conteúdo, de tal forma a ser mais uma curiosidade de algo que ele leu na Internet

3

A publicação principal menciona uma situação que foi resolvida com NoSQL. Não vejo como um comentário falando dos defeitos do NoSQL está fora de contexto aqui. É ótimo que uma publicação gere discussões que trazem mais informações sobre o assunto.

E, antes que você crie outro comentário, leia os Termos de Uso. Em especial:

  1. O usuário do TabNews é uma pessoa brutalmente exata e empática, simultaneamente, onde o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando dentro de uma discussão?

Se você não entendeu o comentário e achou ele sem sentido, seja claro no que não entendeu e peça para o autor complementar, se for o caso. Não acuse a outra pessoa colocando intenções que não necessariamente são verdadeiras ("acredito que você tenha comentado isso apenas para causar discórdia e chamar atenção").

Se você entendeu o comentário, e discorda do que foi dito, então comente (se desejar) o que e por quê discorda. O comentário do guaracy é um exemplo disso.

2

Super Disclaimer
Toda ferramenta tem seu ponto ideal de uso e hoje não estou vindo criticar o modelo relacional e endeusar o modelo NoSQL. Mas sim compartilhar um artigo interessante que eu estava lendo sobre sincronização entre dispositivos usando um banco de dados NOSQL chamado PouchDB

Rafael, com todo respeito, mas vc leu isso? Entende que o comentário referido da pessoa está entrando em um assunto do qual o próprio autor deixar claro que não ia entrar? De qualquer entendo o seu ponto e vou respeitar, mas honestamente acho que o comentário dele não faz sentido por conta disso, além disso, ele terceirizou todo o conteudo para o stackoverflow, poderia ter feito citações sobre o conteudo e ter dado os links apenas para referencia, da forma que ele fez torna a leitura cansativa e prejudica a experiencia do usuário do tabnews, mas francamente, fique a vontade para discordar de tudo o que eu disse, aliás...

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Não sou muito fã desse tipo de divulgação que promete muito, além de levar para um repositório que não é nada intuitivo (muito embora a ideia seja legal), novamente isso é cansativo e prejudica a experiencia do usuário...

Vou reforçar aqui, fique a vontade para discordar, apenas comentando minha opinião de um comentário que acredito não agregar