Achei muito curioso, ilustra como a cultura muda. Web ou mobile? E Desktop parece que não existe mais, né? Bateram tanto nesta tecla que deu certo.
Um monte de aplicação, para não dizer quase todas, fica melhor desktop e não web. Eu sei que isso é batalha perdida, mas enfim. O problema que as pessoas enxergam no desktop é só porque faziam errado. E dá para usar em qualquer lugar em um computador maior ou até mesmo baixar e usar, sem instalar em computadores que não seja o seu, mais fácil que em celular, e depois apagar em um clique (desde que seja feito por quem sabe fazer).
Em alguns casos teria que fazer mobile também ou só mobile, claro.
Curiosamente hoje não se adota o desktop, ou seja, o nativo do sistema operacional no computador de mesa ou de colo, que tem na empresa e ajuda o profissional ser mais produtivo, e isso seria um ganho bem interessantes, mas se adota o aplicativo para celular, que pode ter casos úteis, mas maioria deles deveria ser web, porque é muito comum a pessoa usar uma única vez ou eventualmente e não faz sentido a pessoa baixar esse monte de apps que estão proliferando por aí, geralmente para ganhar algum benefício ou realizar uma tarefa muito pontual, e fazer web não seria uma experiência pior, ainda mais que um dispositivo com uma tela minúscula e sem teclado, a experiência já é uma porcaria (exceto pelo fato que pode usar facilmente em qualquer lugar e isso pode ser muito útil em alguns casos), e mesmo sendo um pouco pior, é para uso eventual, não tem problema. Mas tem muitos casos que nem pior seria, ninguém nem perceberia a diferença, e seria melhor se considerar que não precisa baixar e instalar o app que envolve um passo extra para algo pontual.
As pessoas não pensam para fazer.
- Desktop: uso intensivo diário, muita digitação e interação;
- Mobile: uso relativamente intensivo, precisa usar em qualquer lugar, especialmente em movimento ou é uma tarefa que usa fortemente recursos mais típicos desse dispositivo como imagens e sons, GPS, etc. Quem raramente se digita algo;
- Web: uso pontual externo (pessoas que não são muito ligadas a uma empresa, conteúdo institucional, que não costuma ter tanta digitação, ou que é muito vantajoso estar em uma nuvem e uma solução desktop realmente não agrega nada;
- Outros: conforme a necessidade específico, muitas vezes embarcado em dispositivos mais específicos.
Isso não é uma regra de ouro que não pode ser quebrada, mas quase sempre que quebrar será por um motivo político ou porque a pessoa só está usando modinha, sem saber porque está adotando assim.
É claro que se adotar a plataforma errada ainda vai funcionar, mesmo que pior, mas sabemos que hoje as pessoas só querem que funcione, não que seja o mais adequado, mesmo que peçam sempre para dizer o que é melhor, quando você fala, a pessoa não segue porque não é oque ela queria ouvir.
Eu não respondi o foco porque achei isso mais importante de falar para todos e porque a pergunta me pareceu meio sem sentido e muito ampla, mas pode ser eu que não entendi.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).