Executando verificação de segurança...
3

Se isso fosse verdade ninguém estaria falando em mudar de C++ para Rust, afinal a IA escreverá o código em C++ de forma correta, até porque 100% dos problemas que se encontra em bases de código de C++ foi por erro do programador.

Parece que nas últimas semanas passou haver uma enxurrada de postagens, ou seja, "mil vezes" estão dizendo algo que é mentira, mas porque chegou na quantidade necessária as pessoas estão achando que é verdade.

A IA é e por muito só será capaz de fazer código muito bobos e com erros porque ela foi treinada assim. O maior erro de um programador pode cometer hoje é achar que a IA realmente consegue escrever bons códigos.

Arquitetura é algo muito pequeno no processo de desenvolvimento de software. Não estou dizendo que não é importante, mas é basicamente a tomada de uma decisão ou outra, depois o que determina o sucesso é o trabalho duro de raciocínio em vários pontos. E tem mais uma coisa, arquitetura complexa é bem pouco necessária na maioria dos casos, e no passado era muito mais difícil fazer software eficiente e eficaz, e não se falava quase nada de arquitetura. Hoje arquitetura virou modinha, quase sempre fazendo a pessoa optar por algo maior do que precisa. Tem uma quantidade muito pequena de arquiteturas diferentes que você escolher, em outros pontos do desenvolvimento de software tem muito mais coisas para escolher e pode causar mais estrago.

Deixe o Código ir

Caminho para o desastre

Abrace a Revisão

Na forma indicada levará as pessoas contaminarem seu conhecimento e raciocínio sobre desenvolvimento de software.

Estude Padrões, não Frameworks

Ok, mas poucas pessoas têm a criticidade necessária para escolher essas ferramentas, em geral entre os bons programadores, são críticos dessas citadas, e circula bem entre os programadores medíocres. De maneira alguma essas ferramentas não tenha ensinamentos bons, mas também têm ensinamentos ruins. O medíocre não percebe isso porque ele só lê e segue a receita de bolo. Pra isso não precisa de humano, a IA sabe fazer com o prompt certo.

Mais eternos e universais são os fundamentos, ou seja o que foi pensado e divulgado entre os anos 50 e 70.

á todo mundo dizendo que o júnior vai morrer. Então quem serão os plenos depois?

Agora vem essa que o sênior vai morrer. Então só vai sobrar o pleno que é um título que as pessoas sempre se preocupam pouco.

Programar nunca foi digitação de código. A IA está e continuará por muito tempo, provavelmente para sempre em certos contextos, cometendo muitos erros, e o sênior estará lá para decidir usar ou não a IA e depois fazer a revisão nos casos usados. O sênior de verdade vai lutar para que a métrica importante seja entregar o mais rápido possível. E vai sair do emprego que ele não consegue ganhar nisso. Ficará o sênior de brinquedo.

Só o sênior verdadeiro fará a escolha certa e mesmo assim errará sempre que o problema for algo que ele nunca passou antes. É claro que ele saberá minimizar os riscos e fará o simples em da modinha.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...