Executando verificação de segurança...
1

Bacana ter postado isso e as dicas finais para os iniciantes.

Foi você que fez? Me desculpe, mas seria bom deixar claro para as outras pessoas, e não posso dizer que esses códigos são os piores que já, porque vi muita coisa grotesca e eu mesmo cometi vários dos erros que vi aí em cima no começo também, não nasci gênio, eu melhorei me dedicando muito e com gana de evoluir sempre, mas esses códigos são bem mal-feitos ;)

Algumas coisas não são tão legíveis e é até o um dos problemas de certos mecanismos, por exemplo o private que é totalmente desnecessário desde o Clipper 5 é uma das maiores aberrações da computação chamada de escopo dinâmico, mas amplamente adotado no "ERP" de maior faturamento do Brasil e o principal motivo de código dele ser uma das maiores bombas que existe, fora a parte fora do código que é pior. Eu falo mais sobre escopo dinâmico aqui: https://pt.stackoverflow.com/q/342846/101, agradeça todos os dias por nunca ter que trabalhar com isso (ele foi adotado em algo que era para ser só um scriptizinho em um banco de dados e virou feature de linguagem em grandes projetos, mais ou menos como aconteceu como o JavaScript e PHP, que possuem tipagem fraca, algo que o Clipper não tem.

Clipper ainda existe agora modernizado, o original é cheio de problemas.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
1

Meus 2 cents:

Os codigos estao horriveis mesmo - mas tenho de fazer uma confissao: para caber na publicacao tive de retalhar varias partes, como tirar comentarios, funcoes, linhas, etc. Procurei deixar legivel para quem ver ter uma ideia de como funcionava.

O do Clipper em especial eh medonho - era de um ERP com algumas centenas de programas e um makefile linguica enorme - alem do fato dele ser da epoca da transicao do clipper padrao (que basicamente era a sintaxe do dbase e compilado) para uma transposicao tentando imitar o C e incorporar as primeiras ideias de programacao OOP. Junte isso a equipes enormes e total ausencia de sistemas de testes, qualidade, etc - a tempestade perfeita. Funcionava basicamente com durex e oracoes.

Nem coloquei porque nao cabia no contexto - mas tem codigo de aplicacoes feitos para Access e alguns para ASP que dao medo.