Executando verificação de segurança...
2

Mercado é uma entidade muito grande. Podemos generalizar para indicar algo que acontece com prevalência, seja em maioria ou não, e podemos dizer que o mercado é assim mesmo, um pouco mais aqui ou menos ali, mas também há um mercado, provavelmente bem menor que é o oposto ou quase isso.

Aí tem duas coisas, o "mercado" procura esse "profissional" que atende sua demanda de curto prazo, sem visão de longo, sem estratégia, de forma descartável, o que entrega resultado teoricamente barato mesmo que fique caro depois e vira uma bola de nove, onde o orçamento vai cada vez mais sendo usado para apagar incêndios do que fazer correto desde o início. E temos um grupo de enorme de pessoas que perceberam, embora eu acho que a maioria faz por vontade própria de se prepara para atender essa demanda, e assim dá match. E é interessante porque é fácil entrar no "mercado" assim. "Fácil" de estudar e fácil de achar vagas que querem isso.

Nem todo entram dessa forma, mas a maioria enxerga assim e só quer entrar se for assim. Clar o que tem a parte difícil, muita gente quer entrar assim e a concorrência é grande, e é bom para as empresas que possuem essas vagas, podem pagar pouco, podem descartar as pessoas logo, não precisam respeitá-las, e assim podem compensar o custo extra de depois ficar consertando os problemas ou lidar com as dificuldades por ter sido mal-feito.

Algumas pessoas e quer têm escolha, elas só podem se candidatar à vagas assim. Outras não conseguem enxergar quem um mercado diferente e até entra em teimosia, até porque ela tem razão que não é fácil achar esse mercado que quer bons profissionais, e a pessoa pode não ter tempo para esperar chegar nisso, eu entendo essa dificuldade pessoal.

Mas a questão é que quanto mais você treina o erro, mais o fará e mais difícil será sair dele, perpetuando que você só fique nas vagas ruins, reclame muito, e fique preso nisso.

A primeira coisa é reconhecer que esse não é o caminho, mesmo que tenha que seguir em um primeiro momento para estar dentro do mercado. Mas tem que ter claro que terá que dar uma guinada e será cansativo, será difícil, muitas vezes precisará de ajuda, a atitude deverá ser outra.

O que posso fazer o alerta, e cada vez mais percebo em mais lugares que isso não é valorizado, as pessoas querem só ouvir o que desejam, aqui no Tabnews acontecia menos, hoje piorou muito.

Propositalmente não refutei tudo o que foi colocado como o mercado quer, porque é verdade nesse mercado ruim que as pessoas deveriam fugir. Aí a pessoa que valoriza isso, saberá reler e reinterpretar e ver como o mercado bom quer o oposto. Se a pessoa não consegue fazer isso ela tem que se contentar com o mercado ruim.

Só reforço como que a maioria está em uma areia movediça e não percebe, então estão entrando fundo cada vez mais, uma hora não consegue sair mais.

Ajude sua sorte, faça sua parte do jeito que puder. Eu continuarei tentando ajudar cada vez mais. Estou pensando até em publicar algo no A Arte do Código (uma hora sai) que vá além do técnico e mostre melhor essas coisas que a pessoa possa gerenciar melhor a carreira e a vida, mas precisa de ajuda de gente especializada para não ser charlatão como muito são na internet.

Bom ver que algumas pessoas enxergam a forma correta de fazer.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...