Eu falo muito sobre isso, penso e estudo sobre, não posso provar nada mas eu tenho certeza pela minha experiênua que é uma das piores linguagens para começar aprender programação. Muito rapidamente você já tem que ter contato com conceitos bem difíceis, e para usá-la razoavelmente bem tem que aprender coisas mais complexas ainda, embora seja opcional, se se pular essa parte não faz sentido começar com Rust.
Eu nunca vi um programador RUst sensato dizer que Rust é uma boa primeira linguagem para aprender a programar. E programador Rust adora puxar a sardinha para a sua linguagem preferida. Mas programador Rust, de verdade, costuma ser acima da média, então eles conseguem ter um posicionamento mais sensato que a maioria.
Para tudo tem exceção, pode ser que para uma pessoa específica com certo objetivo até faça sentido.
Eu continuo achando que C é a melhor linguagem, apesar das críticas de algumas, mas acho que precisa ser bem ensinada e a maioria dos professores não sabem fazer isso porque está ensinando a base da programação e não C. Esta linguagem tem mecanismos muito simples, mais dos que Python, JS, e outras que alguns acham que deveria ser a primeira, e ensina tudo o que a pessoa que quer ser boa profissional quer, ao contrário das outras que deixa a desejar.
Como segunda linguagem? Talvez, depende do objetivo da pessoa, mas mesmo que o objetivo inicial seja já trabalhar com Rust, eu começaria com C antes, mesmo que fosse uma pincelada.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).