Executando verificação de segurança...
2

[RATED-R] Vibe Coding não é para Pessoas Não Técnicas

Como sugerido pelo título, esta é uma publicação que tem um tom mais alto e pode incluir alguns palavrões a fim de dar ênfase no sentimento.

Vejo uma crescente alta de pessoas (até mesmo programadores) incentivando que pessoas não técnicas construam soluções utilizando 100% IA e as coloquem em produção. Isso veio me trazendo uma raiva, mais uma raiva tão grande que decidi escrever este artigo.

Bem, não estou contra 100% dos casos de uso dessa tecnologia para a criação websites e plataformas... Primeiro vou dizer alguns casos que meio que foda-se, não faz diferença use a vontade:

  • Criação de landing page simples para capturar e-mails: Se você tá querendo capturar emails para uma solução que você vai desenvolver e só quer passar uma mensagem sobre o que é o produto, tudo bem, não há muito o que você possa fazer de tão ruim nisso, talvez o design da página e só.
  • Criação de plataforma para poucos usuários: Se é só tu, teu vizinho e teu cachorro que vaõ utilizar o site, tu não tem pretenção de escalar e transformar aquilo em um negócio, foda-se também, use essa merda.
  • Desenvolvimento de ideia não tão clara: Se a tua intenção com vibe coding é clarear ou desenvolver uma ideia fragmentada, ótimo, está fazendo bom uso da ferramenta. Mas não pense em colocar aquilo em produção, no máximo tire alguns prints de mostre a possíveis clientes e faça pergunta a eles.

Agora que já separamos as crianças dos adultos, vamos conversar sério:

Você realmente quer montar um negócio sério?

É uma pergunta sincera, você quer? Se sim, como raios tu tá querendo tercerizar as decisões técnicas para uma IA? Tá, talvez você não saiba que uma IA não é perfeita, mas agora eu te digo, ela não é, ela não escreve um código de fácil manutenção, não liga muito para a segurança da tua aplicação, vive alucinando e fazendo coisas que ninguém pediu (que não deveriam ser feitas).

Sem contar do design do teu sistema, tu realmente vai mandar aquele chorume que a IA vomitou para a produção? Sem identidade de marca, componentes Shadcn/UI crus, e a desgraça da logo do site é um ícone do Lucide?!

Pelo amor de Deus, meu nobre, a não ser que tu encontrou um nicho tão inexplorado e esteja resolvendo uma dor urgente para os usuários aceitarem uma porcaria dessas. Tenha mais carinho por teu produto, se você não sabe fazer um design, não tercerize para uma IA que sequer tem alguma referência visual, contrate um designer.

Quer um sistema seguro? Contrate um profissonal. Não tem grana? Aprenda a utilizar ferramentas No-Code, é muito melhor você confiar nessas ferramentas que tem abstrações seguras do que algo de mais baixo nível que tu não sabe o que está fazendo.

Carregando publicação patrocinada...
1

A coisa toda foi deturpada na web, acho que pela busca de cliques e seguidores. Mas o povo não costuma ir na origem e consultar o que realmente é vibe coding, ou o que Andrej Karpathy disse em seu post original.

Tem 2 observações importantes no post original: (i) ele ficava tentando consertar o bug, ainda que levasse muito tempo, até resolver ou encontrar uma solução paliativa, e (ii) caso não conseguisse fazer o que desejava, simplesmente ignorava e tocava o barco. Imagina um desenvolvedor ficar horas tentando resolver um bug soh consultando a IA, ou dizer pro analista que tal requisito não será feito porque a IA não conseguiu gerar o código apropriado.

Mas vibe coding pode ser interessante para testar modelos. Talvez um tipo de benchmarket com perguntas ou requisitos já previamente elaborados para serem aplicados a vários LLMs para fins de comparação ou levantamento de métricas. Acho que será interessante no futuro para este segmento. Para todo o resto, quem lucra são os influencers que conseguem fazer dinheiro pelo efeito manada.