Minha experiência com dois empregos PJ (e faculdade ao mesmo tempo)
Eu li há alguns meses o relato de um mano com dois empregos e achei legal vir contar o meu.
Sim, eu tenho dois empregos PJ e ainda tô no sexto semestre da faculdade presencial de Ciência da Computação.
No fim de 2024, eu fiz uma dívida no Itaú por conta de um acidente que sofri. Na época, eu ganhava 2.500 líquidos como júnior e fiz uma dívida de 40 mil. Além dessa dívida, sujei todo meu nome: devia Nubank, Banco Pan, C6 e até o Jeitto (kkkk).
Pra terminar de piorar tudo, fui demitido em janeiro, aconteceu um layoff e deu merda. Modéstia à parte, eu sempre fui um dev muito bom: entrego tudo, sou comunicativo e estava há 4 anos na empresa (desde os 18). A única promoção que tive foi de estagiário para júnior.
Quando fui demitido, recebi uma mensagem para fazer entrevista de sênior, mas eu era júnior e eu meio que recusei. Um tech recruiter me deu um toque dizendo que tudo o que estava no meu currículo (e falo das minhas entregas e valores) era de especialista, mas o cargo era de júnior. Foi então que decidi fazer um currículo com promoções de júnior a sênior (sim, eu menti no currículo).
Uma semana depois, fiz umas 8 entrevistas. Em uma nona, por exemplo, recebi uma proposta: entrevista na sexta e já queriam que eu começasse na segunda. Meu salário sairia de 2.500 para 8.000, e eu ainda receberia os seguros, já que era PJ.
Fiquei com medo de aceitar e recusar, porque tinha uma vaga de sênior que eu havia feito entrevista técnica, de 20k PJ. Mas, se eu recusasse, poderia ficar sem as duas, e eu tinha uma dívida de 40k pra pagar. Então, resolvi aceitar.
E aí que deu bom: na quarta-feira da minha primeira semana de trabalho veio a proposta de 20k. Bom, eu fiz o que já pensava em fazer, tentei sair da que eu já estava e falei que recebi uma proposta, mas não falei 20k, falei 13k, e eles disseram que cobririam. Com medo, acabei aceitando e não recusei a outra.
No fim, hoje a rotina é bem exaustiva. As daily são uma às 10h e outra às 17h, ambas bem flexíveis, e não tem aquela rotina de ficar o dia todo em reunião. Sou sênior nas duas e bem elogiado (antes que alguém fale que estou fazendo trabalho mal feito em duas).
Na faculdade, meu CRA do último semestre foi 7,2, e acabo ano que vem (obs: o último trabalho me fez atrasar por 1 ano e meio, que ironia, né?).
Ganho hoje mais ou menos 40k(isso calculando o que pago de imposto sendo ME) com os dois empregos, porque recebo PLR em ambos. Minha rotina não é tão pesada: durmo muito bem, não deixo trabalho pro domingo. Infelizmente, em uma delas a escala é 6x1 (apesar de PJ), mas faço academia, saio com minha namorada e não trabalho mais que 10 horas por dia (sábado é só migué).
Conclusão: a dificuldade não é ter dois empregos, e sim ter dois empregos que não exijam demais de você, te paguem bem, sejam organizados e em que você também precise ser um dev com boa comunicação, entregando rápido e com qualidade.
Pretendo sair de ambos daqui um tempo, tenho sonhos que não envolvem esses empregos. Mas, enquanto não finalizar a faculdade e, possivelmente, minha pós, fico em ambos até que eu seja demitido. Já até recebi proposta de promoção de sênior para gestor, mas não aceitei por causa da rotina e das reuniões.
Provavelmente vai ter perguntas sobre isso: tenho 23 anos.