Executando verificação de segurança...
36

Minha experiência com dois empregos PJ (e faculdade ao mesmo tempo)

Eu li há alguns meses o relato de um mano com dois empregos e achei legal vir contar o meu.
Sim, eu tenho dois empregos PJ e ainda tô no sexto semestre da faculdade presencial de Ciência da Computação.

No fim de 2024, eu fiz uma dívida no Itaú por conta de um acidente que sofri. Na época, eu ganhava 2.500 líquidos como júnior e fiz uma dívida de 40 mil. Além dessa dívida, sujei todo meu nome: devia Nubank, Banco Pan, C6 e até o Jeitto (kkkk).

Pra terminar de piorar tudo, fui demitido em janeiro, aconteceu um layoff e deu merda. Modéstia à parte, eu sempre fui um dev muito bom: entrego tudo, sou comunicativo e estava há 4 anos na empresa (desde os 18). A única promoção que tive foi de estagiário para júnior.

Quando fui demitido, recebi uma mensagem para fazer entrevista de sênior, mas eu era júnior e eu meio que recusei. Um tech recruiter me deu um toque dizendo que tudo o que estava no meu currículo (e falo das minhas entregas e valores) era de especialista, mas o cargo era de júnior. Foi então que decidi fazer um currículo com promoções de júnior a sênior (sim, eu menti no currículo).

Uma semana depois, fiz umas 8 entrevistas. Em uma nona, por exemplo, recebi uma proposta: entrevista na sexta e já queriam que eu começasse na segunda. Meu salário sairia de 2.500 para 8.000, e eu ainda receberia os seguros, já que era PJ.

Fiquei com medo de aceitar e recusar, porque tinha uma vaga de sênior que eu havia feito entrevista técnica, de 20k PJ. Mas, se eu recusasse, poderia ficar sem as duas, e eu tinha uma dívida de 40k pra pagar. Então, resolvi aceitar.

E aí que deu bom: na quarta-feira da minha primeira semana de trabalho veio a proposta de 20k. Bom, eu fiz o que já pensava em fazer, tentei sair da que eu já estava e falei que recebi uma proposta, mas não falei 20k, falei 13k, e eles disseram que cobririam. Com medo, acabei aceitando e não recusei a outra.

No fim, hoje a rotina é bem exaustiva. As daily são uma às 10h e outra às 17h, ambas bem flexíveis, e não tem aquela rotina de ficar o dia todo em reunião. Sou sênior nas duas e bem elogiado (antes que alguém fale que estou fazendo trabalho mal feito em duas).

Na faculdade, meu CRA do último semestre foi 7,2, e acabo ano que vem (obs: o último trabalho me fez atrasar por 1 ano e meio, que ironia, né?).

Ganho hoje mais ou menos 40k(isso calculando o que pago de imposto sendo ME) com os dois empregos, porque recebo PLR em ambos. Minha rotina não é tão pesada: durmo muito bem, não deixo trabalho pro domingo. Infelizmente, em uma delas a escala é 6x1 (apesar de PJ), mas faço academia, saio com minha namorada e não trabalho mais que 10 horas por dia (sábado é só migué).

Conclusão: a dificuldade não é ter dois empregos, e sim ter dois empregos que não exijam demais de você, te paguem bem, sejam organizados e em que você também precise ser um dev com boa comunicação, entregando rápido e com qualidade.

Pretendo sair de ambos daqui um tempo, tenho sonhos que não envolvem esses empregos. Mas, enquanto não finalizar a faculdade e, possivelmente, minha pós, fico em ambos até que eu seja demitido. Já até recebi proposta de promoção de sênior para gestor, mas não aceitei por causa da rotina e das reuniões.

Provavelmente vai ter perguntas sobre isso: tenho 23 anos.

Carregando publicação patrocinada...
4

Mas no final a pergunta que não quer calar: você já pagou suas dívidas?

Se sim, ótimo, se não faça isso o mais breve possível, isso acaba fazendo você ter uma arma na cabeça o tempo todo e nunca é bom.

Mais uma vez, se sim, faça uma reserva financeira o quanto antes, aproveite ao máximo este salário ótimo para criar um colchão que vai te impulsionar no futuro e te dar tranquilidade para fazer movimentações realizando seus sonhos!

Sucesso!

5

Paguei sim. Usei meus dois primeiros salários para quitar todas as dívidas. Inclusive, saiu por 25 mil no total. Obrigado!!
Também criei uma reserva de emergência, mas meu gasto mensal não passa de 10 mil.

2
4

Eu duvido kkkk Se não for fanfic é uma história que é mais pra se envergonhar do que para se vangloriar kkkkk você conseguir 2 empregos de sênior sendo junior, receber um salário inicial acima da média de sênior (muita sorte mesmo pra sênior) e você trabalhar para outra empresa no mesmo horário, e diz que dá Migueé no sábado. Admite mentir no currículo. Fala que consegue entregar tudo. E que também recebeu uma proposta para virar Gestor cursando faculdade kkkkkkk.

E tem gente que acredita, mesmo se fosse verdade, a galera ainda quer parabenizar o cara.

Por mais que eu tenha certeza que é mentira, pois é tudo exagerado nessa história e com muita sorte envolvida, mas existe muita gente que faz isso mesmo, trabalha pra duas empresas sem elas saberem. Depois queremos cobrar os políticos.

O mundo é dos espertos mesmo, se você tem lábia, consegue dar um migué inicial, mas depois não tem como esconder nenhuma empresa é burra. Um Júnior nunca vai virar um sênior e muito menos um gestor de um dia pro outro só porque entrega tudo no prazo. Seu código ainda é de Júnior, sua experiência ainda de Júnior. E ser um Gestor não é só saber codar. É mesma coisa que cursar medicina mas dizer que é cirurgião e fazer cirurgia cardíaca em um paciente.

Agora é fácil, porque agora ninguém consegue validar seu conhecimento, pois seu github duvido que você passe. Valeu a tentativa. O que mais me impressionou é a galera aqui que acreditou.

2

Caraca, qual é seu nome mesmo? Para eu anotar aqui como meu herói. Parabéns, irmão, no final das contas o que vale é pagar as contas de casa. Se está trabalhando em 3 ou 4, não importa, o importante é entregar algo bem feito e sentir que está conseguindo alavancar tanto a empresa quanto a sua carreira. O mérito de ser júnior ou sênior quem faz é o mercado. Tenho certeza de que você não irá tomar um downgrade para júnior, já que tem 2 experiências como sênior. É engraçado como a vida é uma gangorra, kkk. Uma hora você acha que tudo acabou e, em outra, você está vencendo.

2

Meu nome é Matheus, kk.
Obrigado, mano. A vida é assim: às vezes por baixo e às vezes por cima. No fim, eu estava no fundo do poço e só me restava subir, para baixo eu não iria mais.

1
1
1

caraca, aos 23 anos conquistando o que muitos só conseguiram com 35+, ou até nem chegaram nisso, meus parabéns mano. Gostaria de saber como foi suas rotinas de estudo de programação e qual(is) stack(s) vc trabalhou nessas empresas e se vc escolheum uma e aprofundou nela?

1

Acho que todos têm seu tempo. Minha stack é Rails, mas eu não escolhi, na época entrei como estagiário e fui aprendendo e evoluindo conforme o tempo passava. É claro que eu fazia muitos cursos por fora, e a faculdade ajudava bastante, já que eu fazia IC com Nest, por exemplo. Eu também fazia muita coisa de pleno a sênior, mesmo com o cargo de júnior, e cheguei a liderar um time como júnior na primeira empresa em que trabalhei. No fim, acabou sendo uma mistura de sorte e conveniência

1

sensacional, parabéns pela jornada!! Comecei com Rails e Vue também no estágio, só não prossegui com a Stack. Temos semelhança no nosso início haha, só falta eu ta ganhando 40k agora também KKKK

1

Quando eu tinha 23 eu tinha essa pegada. Mas vou dizendo, tenho 35 e aprendi uma coisa importante:

A saúde não tem preço. Durma bem, viva bem. Pratique exercício regularmente. Passe um tempo com seus pais, seus familiares. Tem tempo que não volta.

A disciplina e a constância superam qualquer talento.

1
1
0
1
0
1
0
1
2
0
1

Massa demais teu relato! Mistura de sorte com preparação! Como você lida com as demandas de ambas? Questão de priorização... Não se perder nas tarefas. Fazer uma pensando na atividade do outro trampo etc.

1
1

Caraca, cara. Bacana teu relato. Atualmente eu tenho um emprego so, mas eu meio que trabalho como se tivesse dois. Isso acontece, porque eu to morando no Paraguai, temporariamente e preciso de mais dinheiro pra me manter, entao fiz um acordo na minha empresa, com meu chefe. Eh uma empresa de Fabrica de Software, entao cada hora a mais codando eh benefico pra eles, que nao vai precisar contratar mais gente. Resumidamente, faco 4 horas a mais todos os dias, incluindo sabado e domingo (4 horas cada dia) e 8 horas normalmente pelo CLT, mas infelizmente nao chego nem perto da sua receita. Quero comecar a faturar mais em breve. To juntando o maximo de conhecimento possivel pra isso.

1
0
-7
-5