Executando verificação de segurança...
6

Resumo do livro: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

Olá pessoal, eu estou dando uma estudada em questões de mercado e empreendedorismo, e para me ajudar com isso ando consumindo material de podcasts como o conhecido ResumoCast.

Para quem desconhece, o ResumoCast é um canal no YouTube, onde os locutores leem um livro e produzem um resumo em vídeo. O Podcast foi criado e é tocado por João Cristofolini e seu amigo Gustavo Carriconde.

O que eu faço é escutar o podcast e produzir uma espécie de resumo, composto por anotações e os pontos que considero os mais importantes citados no vídeo, me servindo tudo isto como uma espécie de síntese.

Enfim, desejo a vocês uma boa leitura 😀

Há, e lembre-se de me seguir la no Github ^_^

Meu Github: https://github.com/melchisedech333


Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

O livro nos demonstra coisas que são clássicas e definitivas para influenciar pessoas.

Fazer amigos significa conectar-se com as pessoas.

Pontos em que o livro nos ajuda:

  • Ter novos pensamentos, novas visões e novas ambições.
  • Facilitar fazer amigos de maneira fácil e rápida.
  • Aumentar sua popularidade.
  • Ajudará com que as pessoas entendam seu modo de pensar.
  • Aumentará seu prestígio e habilidade em conseguir as coisas.
  • Ajudará resolver queixas e manter seus contatos humanos agradáveis e suaves.
  • Te tornará um melhor orador.
  • Ajudará a despertar o entusiasmo entre seus companheiros.

O livro é dividido em quatro capítulos, abordando os pontos:

  • 1 - Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas.
  • 2 - Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
  • 3 - Como conquistar as pessoas para seu modo de pensar.
  • 4 - Como modificar as pessoas sem se ofender ou provocar ressentimentos.

Pontos importantes

  • Foque mais no outro, e menos em você: você gostar de morango com creme, e você também gosta de pescar. Mas quando você vai pescar você não coloca morando com creme como isca, só porque você gosta disso. Você coloca minhoca, pois é isso que o peixe gosta. De maneira análoga, para influenciar as pessoas e conseguir que elas colaborem com você e faça coisas que você deseja, devemos dar as pessoas o que elas gostam realmente, e não objetificar o que nós gostamos, devemos falar as coisas que são importantes para elas.



    Primeiro entregue valor e dê algo belo e bom para as pessoas, depois disso elas vão colaborar com você, ao menos isso ocorrerá bem mais facilmente.



    De maneira igual, também se aplica ao mercado, onde você deve desenvolver produtos e serviços visando o que é melhor para as pessoas, e não para você (tão somente). Deve-se buscar entender o que as pessoas querem e precisam, para criar soluções úteis e desejáveis por elas.

  • Repertório de conhecimentos: é importante saber de coisas diferentes, e de preferência conhecê-las bem, desta maneira você terá sempre o que dizer e conseguirá tornar uma conversa interessante. Isto é muito importante pois afeta os diálogos com as pessoas. Você deve ser capaz de falar sobre coisas como religião, espiritualidade, relacionamentos, esportes e conversas triviais, e não saber somente um único tema, e ficar fechado apenas no escopo de sua área de interesse.

  • Se interesse verdadeiramente pelas outras pessoas e suas vidas: ao falar de sua vida para outras pessoas, elas vão ficar esperando a oportunidade para falar sobre a vida delas também, pois elas gostam muito de falar sobre suas vidas.



    Você deve se mostrar, e de fato buscar estar, interessado na vida da outra pessoa. Desta maneira você pode descobrir coisas que você não conhece, fazer muitos novos amigos e fazer com que as pessoas gostem de você, por simplesmente ouvi-las mais e alimentar diálogos onde elas falem sobre elas.



    Se você permanecer com aquela ansiedade de falar sobre sua própria vida, enquanto a outra pessoa fala da vida dela. Isso fará com que a outra pessoa perceba sua falta de interesse, e na vez dela, ela agirá da mesma maneira. E isso no final do processo ocorrerá num diálogo onde cada um dos participantes fingem estar se interessando e se conectando com o que o outro tem a dizer, quando na realidade tudo aquilo é uma mera perda de tempo para ambas as partes. E aqui se percebe outra coisa importante, não se doar ao próximo, no final das contas é perder tempo e dinheiro.

  • Ouvir mais, e falar menos: para vender você não precisa falar, você precisa ouvir. Para gerir é a mesma coisa. Para criar uma empresa você não precisa falar, mas ouvir o que o mercado e as pessoas tem a dizer. Quando você passa a ouvir mais e falar menos, você da um grande passo para se interessar verdadeiramente pelo próximo.

  • Ser verdadeiro consigo mesmo, e dar valor a auto-crítica: se você admite seus erros é muito mais fácil conquistar o respeito das outras pessoas. Uma auto-crítica é muito melhor do que escutar a mesma crítica vindo das outras pessoas. Um erro persistente pode persistir e lhe prejudicar pela vida toda, ele te tira energia e consome boa parte da sua capacidade mental. Quando você assume um erro, toda a energia e esforço agora passa a ser utilizada para buscar soluções pro erro, e não para coisas como justificá-lo.



    A vida é muito curta para ficar varrendo seus erros para debaixo do tapete, se justificando por eles e repetindo esses mesmos erros. Confesse seus erros, perceba-os e lute contra eles, melhore e supere eles.



    Lembre-se, tudo que acontece em sua vida, é culpa sua, direta ou indiretamente, e de ninguém mais.

  • 9 entre 10 discussões acabam com uma das partes super convencida, de que ela está muito mais certa do que a outra: isso é um problema, pois se você está do lado que perdeu, não poderá fazer mais nada, e se está do lado que ganhou, você acabou de ferir o orgulho do seu oponente, fazendo-o sentir-se inferior, e agora ele carregará um certo ressentimento sobre você. E mais, quem é convencido contra a sua vontade, acaba sempre mantendo a opinião anterior, não pense que vencer logicamente uma discussão, fará você realmente fazer seu oponente mudar de opinião.



    As pessoas mais felizes e bem-sucedidas, são aquelas que evitam uma discussão a todo custo.



    Se você acha que nunca está errado, e acha que seus argumentos sempre serão superiores ao das outras pessoas, saiba que talvez você tenha uma legião de inimigos e pessoas conspirando para o seu fracasso.



    A única maneira realmente efetiva de vencer uma discussão, é evitá-la. A melhor maneira de vencer uma guerra, é não entrando nela. Nem entrando, e nem criando.



    Deixe o outro achar que ele tem razão, você não precisa empreender esforços mostrando aos outros que eles não tem razão. Discussões inuteis não levam a nada.



    Concentre seu tempo e energia em construir coisas de valor, coisas concretas, seus negócios, empreendimentos, criações, em suma, foque em construir, e não em conturbar, estragar, destruir.

  • Faça perguntas ao invés de dar ordens: o ideal é você conduzir as pessoas, equipes e semelhantes, através da formulação de perguntas e não dando ordens.


    Perguntas como:
    você acha que a melhor estratégia seria fazer A ou B?
    O que você faria numa situação X, como você resolveria este problema?
    

    É muito melhor perguntar as coisas dessa maneira, do que dar ordens como:

    Resolva o problema X.
    

    Principalmente em ambientes onde se trabalha com equipes que precisam ir evoluindo aos poucos e de maneira constante, as perguntas são um ótimo instrumento para criar uma sinergia entre as pessoas, tornar o ambiente mais agradável e não ficar dando a impressão que você está forçando os outros obrigatoriamente a fazer algo que elas não querem fazer.

    Isso estimula um ambiente criativo, onde as pessoas acabam gostando de ser a responsável por suas ideias, vendo as mudanças que elas causam na organização, e assim se sentindo mais importantes e verdadeiros agentes de transformação.

    Em suma, sua função como líder e estimular as pessoas a terem boas ideias, e perguntas tornam as ordens mais aceitáveis e estimulam a criatividade nas pessoas, pois quem responde as perguntas, torna-se um co-autor da solução.

    Também, perguntar coisas de interesse das pessoas, faz com que elas se conectem a você. E em suma, empreender é conectar-se a pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=vDwTMzsFI88

2

Muito obrigado por publicar aqui o resumo! O Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é o próximo livro que está na minha lista para ver.

E eu não conhecia o canal, vou dar uma conferida 🤝

2

Que bom que curtiu, além do mais, eu que agradeço Filipe, pois o TabNews está servindo de "deixa" para eu simplesmente produzir coisas legais xD

Muito obrigado!