Eu já tenho uns 15 anos de experiência na área.
Tenho ajudado alguns devs junior e isso é algo que de certa forma é preocupante.
Usar IA é a nova realidade, eu utilizo muito no dia-a-dia, mas o grande problema é que eventualmente na empresa vampos participar de chamadas de video, participar de discussões, etc.
Quando usamos muita IA pra responder conversas etc, acabamos acostumando outras pessoas com um perfil e habilidades técnicas e de comunicação que não é nossa. A conversa fica miseravelmente mais pobre em chamadas...
O grande problema é só saber responder as coisas com IA. Você pode (e deve) usar IA, é a nova realidade do mercado, mas os fundamentos e principios da engenharia de software ainda precisam estar frescos na tua cabeça pra discussão. Além das regras de negócio de produto.