Executando verificação de segurança...
9

[ TUTORIAL ] COMO USAR O VSCODE TUNNELING

Olá devs, tudo certo?

Hoje eu vim aqui apresentar aos que não conhecem, e ensinar como efetuar o VsCode Tunneling.

Oque é? 🤔

O VsCode Tunneling é um sistema criado pela própria Microsoft para que você consiga acessar uma "versão" do VsCode que roda no seu computador, com todos ou seus arquivos, biblitecas, pacotes, etc. Tudo isso sem ter que fazer um redirecionamento de portas, e authenticado por meio do GitHub, oque torna tudo ainda mais seguro.

Por que fazer? 🤔

Digamos que você esteja na escola, trabalho ou em qualquer outro lugar que à sua disposição haja somente um computador fraco, ou seu próprio celular. E você precisa fazer uma alteração urgente em algum código seu, ou você tem um tempo livre e gostaria de praticar ou resolver alguma coisa.

Com o VsCode Tunneling você pode simplesmente abrir o navegador de qualquer dispositivo com acesso à internet, logar com sua conta GitHub, e você tem a disposição toda a sua estação de trabalho de casa, mas acessando remotamente por outro dispositivo.

Como fazer? 🤔

Existem duas maneiras de realizar o VsCode Tunneling:

  1. Por meio da interface;
  2. Por meio da CLI.

Interface 🖥️

Primeiramente você precisa abrir seu VsCode na pasta onde deseja que o Tunneling tenha acesso (Essa é uma das desvantagens quando se faz pela interface).

Depois de abrir clique no botão Contas no canto inferior esquerdo so seu VsCode e depois clique em Ligar Tunnel de Acesso Remoto e depois, na parte superior Ligar para essa sessão e escolha a opção de logar com o Github.

Se você já estiver logado no GitHub em seu navegador ele só vai pedir uma verificação com um código e você já está pronto para acessar o Tunneling, e só o que você precisa fazer é clicar no botão que irá aparecer no seu VsCode para copiar o link do seu acesso remoto.

E além de fazer o Tunneling do VsCode, essa ferramenta também faz o Tunneling de qualquer outra porta que você possa precisar utilizar, como por exemplo para testar uma aplicação Web.

CLI ⌨️

O método por CLI é o meu favorito, porque você tem acesso a todos os arquivos do seu computador e você não precisa ter o VsCode rodando 100% do tempo.

No meu caso de uso no dia a dia, eu utilizo o WSL do Windows para rodar o VsCode, e faço uma conexão direta com a interface do VsCode rodando no próprio Windows, assim conseguindo usar o SO com que tenho mais familiaridade sem perder a flexibilidade do Linux na hora de Codar.

1. Atualizar os pacotes:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

2. Instalar o Code

sudo apt install code

3. Ligar o Tunneling

code tunnel --accept-server-license-terms

Após executar esse comando, o programa irá pedir para você autenticar sua conta do GitHub, parecido com a autenticação do método da interface. Após a autenticação o programa irá gerar o link do mesmo modo do outro método.

Conclusão 🗝️

Essa ferramenta resolve um problema que muitos enfrentam por passar muito tempo fora de casa, de uma forma rápida e simples.

2

Muito interessante, mas confesso ser mais adepto de ter um vscode nas nuvens mesmo. O tunel pode ser apropriado para certas ocasiões mas precisa liberar portas que não é toda organização aceita.

1

Olá @hbm, tudo certo?

O vscode em nuvem é realmente uma ótima opção, E inclusive é possível utilizar esse método para realizar o set-up, mas esse tutorial é mais destinado a quem prefere manter seus arquivos em um meio local e mesmo assim quer acessar seus prejetos de outros lugares, de uma forma segura e prática.

Muito obrigado por sua colocação.

2