As 4 Alavancas que vão te deixar rico
Conheça as alavancas secretas que todo empreendedor deveria dominar
Aos 8 anos, vi minha mãe tendo que pedir dinheiro emprestado à minha tia para poder pagar as contas. Naquele momento, jurei que seria rico. Aos 30, descobri que existe uma fórmula matemática para a riqueza, e ela não tem nada a ver com trabalhar mais horas ou economizar dinheiro.
Naval Ravikant chamou essa fórmula de 'alavancas', e, na edição de hoje da Newsletter do Moa, eu vou mostrar como elas têm o poder de transformar sua vida financeira.
Eu quero ser rico
Eu sempre quis ser rico. Esse sentimento nasceu lá na infância. Nunca nos faltou nada, é verdade, mas sempre estávamos no perrengue. E eu sempre soube que esse perrengue não existiria se a gente tivesse dinheiro.
Depois de adulto, resolvi correr atrás desse objetivo. Tem sido uma jornada e tanto, ao longo dos últimos 10 anos. Para alcançar esse objetivo mais rápido, eu decidi investir pesado no meu autodesenvolvimento. Um desses investimentos foi participar de um grupo de networking de empresários do digital.
Num dos encontros desse grupo, um colega falou pra mim sobre um cara chamado Naval Ravikant. Mais especificamente, ele falou sobre o livro de sua (não) autoria, chamado O Almanaque de Naval. Segundo o colega, este livro continha a receita para a riqueza.
Difícil não ler, depois de uma promessa tão forte, né? Voltei pra casa, comprei e li o livro. De fato, esse livro é must have para todo mundo que deseja enriquecer. Talvez tenha sido um dos melhores livros que li sobre o assunto (recomendo fortemente também o livro Seeking Wisdom).
Se você me acompanha há algum tempo, já deve ter reparado que volta e meia eu cito o Naval nos meus textos. Sim, o cara é bom!
O que é uma alavanca
Uma alavanca é uma metáfora que o Naval pegou emprestada da física. A ideia é que, a partir do uso da ferramenta certa, podemos conquistar resultados muito maiores usando menos esforço.
Na física, a alavanca é uma barra apoiada em um ponto fixo. Dependendo de como você posiciona essa barra, você consegue mover objetos muito pesados aplicando uma força pequena.
No contexto de riqueza, alavanca tem o mesmo significado: usar ferramentas, recursos ou sistemas que multiplicam a sua força de ação, permitindo que você conquiste muito mais resultado do que conseguiria apenas com esforço individual e direto.
As quatro alavancas de Naval
Naval defende que há quatro grandes alavancas que o empreendedor moderno pode usar para conquistar a riqueza. São elas:
- Capital: usar dinheiro para gerar mais dinheiro.
- Trabalho: usar o esforço e as habilidades de outras pessoas para multiplicar resultados.
- Mídia: criar conteúdo, marca e reputação.
- Código: usar software e automação para escalar produtos e serviços com custo marginal próximo de zero.
Vamos olhar mais detalhadamente cada uma delas?
Capital
A alavanca do capital é antiga e intuitiva. Usar essa alavanca significa, basicamente, usar dinheiro para gerar mais dinheiro. Em termos simples, é quando o seu dinheiro passa a trabalhar por você.
Isso pode acontecer de várias formas. Um exemplo é usar seu dinheiro para investir em ativos financeiros, como fundos de investimentos, ações ou fundos imobiliários. Através destes investimentos, você passa a receber juros.
Essa alavanca é importante, porém, pouco acessível para a grande maioria das pessoas. E, veja: não é o caso de não haver capital disponível. Existe MUITO dinheiro espalhado pelo mundo, prontos para serem aplicados. O grande problema é que não há uma quantidade suficiente de pessoas capazes de aplicar esse capital e conseguir um retorno acima do esperado.
Ainda bem que vivemos no século XXI, onde é possível conquistar grandes resultados com poucos recursos, devido aos inúmeros adventos tecnológicos da nossa era. Inclusive, paradoxalmente, o ato de atravessar uma jornada em que você conquiste muito resultado com poucos recursos o habilita justamente para acessar mais recursos.
Pergunta para um second time founder, ou third time founder, se agora, pra ele, é mais fácil ou mais difícil levantar dinheiro…
Trabalho
Essa é a alavanca mais velha de todas. Desde que o mundo é mundo as pessoas se organizam em grupos em que alguns têm o trabalho de liderar, enquanto a maioria tem o trabalho de ser liderado.
A alavanca do trabalho significa usar o tempo, a energia e as habilidades de outras pessoas como alavanca para multiplicar os resultados. Em vez de depender apenas do seu esforço individual executando uma tarefa, você aloca seu tempo em liderar, organizar e coordenar um time, para que esse trabalho coletivo produza muito mais do que você produziria sozinho.
Eu considero esta a alavanca mais poderosa de todas. Na era da IA, em que muita gente acredita ser possível tocar um “negócio de uma pessoa só”, saber liderar se torna um baita diferencial. Por quê? Porque liderar gente é complexo pra caramba.
Mas, justamente por causa do fator complexidade, não acredito que essa seja a primeira alavanca a ser acionada.
Mídia
A alavanca da mídia não está somente relacionada a um meio de comunicação one to many. No contexto em que o Naval explica, é mais que isso: é a capacidade de criar algo apenas uma vez e distribuir essa criação infinitamente, alcançando milhares ou até milhões de pessoas sem precisar repetir o esforço.
Estamos falando, basicamente, de ativos digitais e/ou de informação. Um livro, um vídeo, um post blog (como esse), um curso online com aulas gravadas… todos esses são exemplos de ativos que podem ser distribuídos infinitamente, com custo marginal zero.
É nessa alavanca que a brincadeira começa a ficar legal. Porque, diferente das alavancas de trabalho ou de capital, essa é uma alavanca “permissionless”, em que você não precisa de autorização de ninguém para publicar. Basta que haja internet e disposição pessoal.
Claro, se você quiser ter a possibilidade “mágica” de viralizar e alcançar milhões de pessoas, você ainda precisa da permissão das big techs. Mas, ainda assim, em nenhum momento da história da humanidade, nós, reles mortais, tivemos a mesma capacidade de alcance que uma TV Globo da vida. Essa é, sem dúvidas, a alavanca mais democrática de todas.
Código
A alavanca do código é a capacidade de criar sistemas, softwares ou automações que funcionam sozinhos, com custo marginal também próximo de zero, e escalabilidade praticamente infinita. Assim como a mídia está para informação, o código está para a automação.
Olha esse exemplo: imagine que, nos anos 70, uma empresa precisava, necessariamente, de um departamento inteiro para emitir, catalogar e processar notas fiscais. Estamos falando de dezenas de pessoas que, 30 anos mais tarde, perderam seus empregos para algumas poucas que tinham a capacidade de fazer o mesmo trabalho usando planilhas (código).
Agora imagine que, passados mais 20 anos, essas poucas pessoas agora têm seus empregos ameaçados por uma inteligência artificial que, daqui a pouco, vai conseguir fazer esse mesmo trabalho sem depender de nenhum humano. Esse é o poder de escala do código.
Assim como a mídia, o código também é uma alavanca *permissionless, *pois, para produzir um código, basta aprender a programar (ou nem isso, depois da inteligência artificial).
Como usar as alavancas a seu favor
Apesar de capital e trabalho continuarem sendo alavancas importantes, as grandes alavancas do século XXI são, sem dúvidas, mídia e código. O próprio Tintim, um SaaS, é um exemplo perfeito disso. Nós usamos a mídia das redes sociais para atrair clientes e, então, usamos código para servir esses clientes de forma automática.
Atualmente, servimos mais de 5.000 negócios através dos nossos parceiros, que são agências de marketing e gestores de tráfego. Usamos da alavanca trabalho dos nossos parceiros para distribuir nossa ferramenta. Também usamos a alavanca trabalho para operar todo esse ecossistema e gerar valor para todos esses atores.
Precisamos de capital para conseguir realizar tudo isso? Sem dúvidas. Mas, muuuuuuito menos do que precisaríamos se tivéssemos nascido em outra época da história da humanidade.
O fato de precisar de pouco capital para crescer nos permite seguir crescendo usando apenas o capital gerado pela própria operação, sem grandes investimentos externos.
Conclusão
Não se engane: por mais que mídia e código pareçam ser as alavancas mais importantes, elas não são. A alavanca mais importante de todas é, sem dúvidas, o trabalho.
Dá pra ir longe trabalhando sozinho, ou com poucas pessoas, só se aproveitando de mídia e código. Tenho colegas trabalhando assim e que colocam múltiplos seis dígitos limpo, no bolso, todo santo mês.
Mas, não se esqueça que, se é fácil para você, também é fácil para o outro. Quanto mais o tempo passa, mais competitivo o jogo fica. Por isso, o diferencial continua sendo a capacidade de liderar pessoas. Afinal, quanto mais gente boa junto, maior será a sua capacidade de inovar.
✉️ Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa!
💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️