Como usar eventos para escalar sua autoridade
7 vantagens de patrocinar eventos do seu nicho (a quarta é surpreendente)
Você está tentando vender para um público que nem sabe que você existe. Enquanto isso, seu concorrente está no palco, sendo ovacionado e ganhando a confiança (e as vendas) que poderia ser sua. A pergunta é: por que ele está lá e você não? Dar visibilidade a sua marca nos eventos certos pode ser muito poderoso, especialmente se você souber transformar a sua presença em lucro.
Na edição de hoje da Newsletter do Moa, eu explico o que estamos fazendo no Tintim usando eventos para ocupar esse lugar de destaque no coração (e no bolso) do cliente.
Patrocinamos um congresso
No último fim de semana, aconteceu o primeiro Congresso Nacional de Gestão de Tráfego, evento criado pelo meu amigo Lucas Renault, mais conhecido nas redes como O Rei do Tráfego. O objetivo do evento era reunir gestores de tráfego e donos de agências que querem sair da operação amadora e construir uma empresa sólida. O Tintim, como um software indispensável para quem faz gestão de tráfego, não poderia ficar de fora.
Nossa parceria com o Lucas já vem de longa data. Uma parceria que começou com o Tintim sendo usado pela Agência Rei, evoluiu para uma parceria de conteúdo e, por fim, chegou ao nosso patrocínio do evento.
Fazer parcerias com os principais influenciadores do seu mercado é um movimento estratégico, que o retorno vai muito além de um simples “arrasta pra cima”. Esse é o assunto de hoje.
Pague para estar próximo do seu cliente
Como já disse aqui outras vezes, quase sempre, comprar sai mais barato do que construir. Nesse caso não é diferente. O ato de pagar para estar presente no ecossistema dos grandes influenciadores traz muitos benefícios, que vão bem além da exposição.
Toda empresa possui um público-alvo, e todo público-alvo pertence a uma comunidade. Assim como uma pessoa da igreja costuma andar com outras pessoas da igreja, e assim como o programador costuma andar com outros programadores, o gestor de tráfego costuma andar com outros gestores de tráfego. O ser humano é um ser social que, há centenas de milhares de anos, aprendeu a andar em bando.
Toda comunidade tem um ou mais líderes. Jesus Cristo é o líder dos cristãos. Mano Brown é um dos líderes do rap nacional. O Lucas Renault, junto com algumas outras figuras do mercado (Pedro Sobral, por exemplo), é um dos líderes do mercado de tráfego pago no Brasil, que é o principal público-alvo do Tintim.
É nossa obrigação participar das comunidades que se formam em torno desses líderes, e a gente sempre fez isso. No começo, quando não tínhamos grana, participávamos dos eventos como dava, com o ingresso mais barato do evento. Hoje, momento em que estamos mais estruturados, colaboramos com os eventos de forma mais robusta, através de patrocínios. Já temos parceria com quase todos os principais influenciadores do mercado. As vantagens são muitas.
As vantagens de patrocinar influenciadores do seu mercado
Autoridade
Ao criar parcerias com os influenciadores através de patrocínios, automaticamente, sua marca recebe a autoridade construída pelo influenciador com sua comunidade. É um atalho para alavancar sua autoridade.
Isso vale especialmente quando estamos falando de eventos de educação. Esses eventos possuem uma audiência muito mais qualificada e engajada do que eventos estilo feira de negócios, por exemplo. Se sua cota de patrocínio te permitir subir no palco, então… Aí você alcançou o ponto máximo da percepção de autoridade perante aquela comunidade (se sua palestra gerar valor, óbvio).
Venda
Por mais que o objetivo principal de uma parceria com um influenciador não seja a venda direta, ainda dá pra salvar uma parte do investimento. Com certeza, parte da audiência do influenciador já está no momento de compra do seu produto, por isso, basta um empurrãozinho para vender para essa galera.
Aproveite o evento para criar uma condição especial para os participantes do evento. Essa condição especial dá um boost na sua oferta. Espalhe QRCodes no seu estande. Tente negociar com a organização do evento para que você tenha acesso à lista de participantes, para poder fazer ação de vendas com essa galera.
Se você tiver direito a uma palestra, aproveite os últimos 5 minutos da sua apresentação para fazer um pitch com uma chamada para ação (agendamento, se você tiver time de vendas). Se sua palestra tiver gerado valor, você terá uma plateia inteira com o gatilho da reciprocidade ativado, pronta para retribuir sua gentileza comprando seu produto.
Relacionamento com seu cliente
Dependendo da cota de patrocínio que você escolheu, você terá direito a uma quantidade determinada de ingressos cortesia para distribuir para quem quiser. Use esses ingressos para presentear seus melhores clientes.
Com seus clientes perto de você, existe uma série de possibilidades do que pode ser feito. Você pode presentear esses clientes e postar nas redes sociais, gerando desejo na sua audiência. Você pode entrevistar esses clientes, fazendo com que eles digam o quanto o seu produto resolve a vida deles.
De novo, aqui existe uma forte relação de reciprocidade. Por conta do presente que você deu ao cliente, ele se sentirá grato e fará de tudo para te agradar. Inclusive, fará questão de vender sua solução para os outros participantes do evento, sem pedir um real em troca.
Tangibilização da marca
O Tintim é uma marca nativa digital. Se você está lendo esta newsletter, muito provavelmente sua marca também é. Quando você decide patrocinar um evento, você materializa sua marca no mundo físico e mostra para seu cliente que você, de fato, existe.
Presença física aumenta a confiança do público na sua marca (não à toa, ainda existem shoppings lotados de lojas, por exemplo). Quando o cérebro humano vê, fisicamente, uma marca, ele sente confiança.
Oportunidade de entender mais sobre seu cliente
Quem trabalha com produto sabe a dificuldade que é conseguir uma entrevista com um cliente para fazer product discovery. Num evento, você tem, à sua disposição, centenas de pessoas, prontinhas para te dar feedback.
Os clientes do seu produto vão te dar feedback em tempo real sobre o que está bom e o que precisa melhorar. As pessoas que não são seus clientes, por te verem como uma autoridade, estarão dispostas a conversar com você e abrir o coração, contando sobre dores, desejos e, principalmente, objeções.
Essa talvez seja uma das partes mais valiosas de estar em um evento de sua comunidade: poder conversar com as pessoas para conhecê-las melhor e, com isso, validar hipóteses e direcionar seu produto.
Oportunidade de produzir conteúdo
Se você estiver palestrando, já existe uma ótima oportunidade de gravar essa palestra e usá-la nas redes. Você pode usar cortes da palestra em redes sociais de conteúdo rápido, como Instagram, TikTok, Shorts, etc. Você pode subir a palestra na íntegra, no Youtube. Você pode transcrever trechos e publicar em redes de texto, como Linkedin, X e Threads. Você pode, inclusive, impulsionar esse conteúdo para gerar awareness sobre sua marca. As possibilidades são muitas.
Além disso, o ser humano é um animal social e fofoqueiro por natureza. Por isso, eventos são ótimas oportunidades para você produzir material de bastidores. Esse tipo de material serve para gerar conexão com sua base (e facilitar a compra).
Aproveite ao máximo o evento para produzir conteúdo. Tire fotos com clientes, grave vídeos, incentive, inclusive, os clientes a tirarem fotos com vocês e te marcarem nas redes. Esse boost ajuda muito.
Networking e parcerias
Estar em eventos proporciona relacionamento com outros patrocinadores. Como vocês atendem o mesmo mercado e dificilmente concorrem entre si, é bem provável que, ao conversar, vocês encontrem sinergias.
O patrocínio também te permite relacionar-se com os organizadores do evento. É aquela velha história: “networking vale mais que dinheiro”.
Conclusão
Eu falei muito sobre patrocínio, mas, o ponto principal do texto é: você deve estar onde seu cliente está. Se você não tem dinheiro para patrocinar, apenas participe. Nada melhor que conviver com seu cliente para conhecê-lo melhor e, consequentemente, servi-lo melhor.
✉️ Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa!
💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️