Forma prática de contratar pessoas alinhadas com seus valores
Você está contratando errado e ainda não percebeu
Você já viu alguém que é tecnicamente bom, mas que simplesmente não “encaixa” no time? Aquela sensação de desalinhamento, de que a pessoa “não fala a mesma língua” do resto? Isso geralmente não tem a ver com currículo, mas sim com valores. E a maioria das empresas sequer sabe quais são os seus.
Na edição de hoje da Newsletter do Moa, eu revelo o método que uso no Tintim, com auxílio de inteligência artificial, para conseguir identificar se há fit cultural com um candidato já no momento da entrevista.
A importância de identificar seus valores
Eu já falei aqui antes sobre a importância de definir os valores da sua empresa. Se eu tivesse a clareza de hoje sobre o assunto, com certeza teria poupado muita insatisfação ao longo da minha trajetória profissional.
Analisando minha trajetória, eu percebo que tive grande dificuldade de me conectar com as empresas que trabalhei, justamente porque meus valores não estavam alinhados com os valores dessas empresas. Muitas vezes, nem as próprias empresas sabiam quais eram seus valores.
Eu, durante muito tempo, também não tinha clareza sobre meus valores. Eu os sentia, sem dúvida, mas tinha dificuldade de conseguir tangibilizá-los, de conseguir colocar no papel quais valores eram esses. Esse problema foi resolvido com o livro “O Modelo do Pensador”, de Luiz Cláudio Binato. Através dos exercícios propostos pelo livro, eu consegui identificar meus valores e, consequentemente, identificar os valores do Tintim.
Os valores do Tintim
Valores são os princípios e crenças mais profundos de uma pessoa. É o que orienta nossas decisões, comportamentos e prioridades. Eles funcionam como uma bússola interna, ajudando a distinguir o que é certo do que é errado. São as regras invisíveis que guiam suas escolhas. É aquilo que você não negocia, mesmo quando ninguém está olhando.
Não existem, necessariamente, valores certos ou errados. Eles são pessoais ou culturais, e variam de acordo com a história, o contexto, as experiências e as crenças de cada pessoa. Todo mundo tem sua própria história, com sua própria complexidade e suas próprias questões. Como diria Caetano Veloso: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. O que existe são valores que você (e eu) acredita ou não acredita.
Ter um time que compartilha dos seus valores não é somente sobre “se dar bem com as pessoas”. É sobre ter uma base sólida, que facilita o trabalho nos momentos fáceis e mantém a coesão nos momentos difíceis. É MUITO mais fácil e prazeroso construir algo grande, sólido e com identidade quando você trabalha ao lado de pessoas que compartilham dos mesmos valores que você.
Os valores do Tintim são lealdade, autonomia, crescimento, ambição, resultado e integridade. Se quiser saber a explicação de cada valor, confira o meu primeiro texto sobre o assunto.
Como identificar os valores de um candidato?
Sempre que vou divulgar uma nova vaga para o Tintim, eu faço questão de compartilhar quais são os valores da nossa empresa. Isso já é um primeiro filtro para evitar atrair pessoas com valores diferentes.
Como a maioria das pessoas não têm clareza sobre seus próprios valores, somente esse filtro não é suficiente, então, eu também faço uma entrevista cultural. Todo processo seletivo estratégico do Tintim termina comigo fazendo essa entrevista.
Nesse papo, eu faço perguntas específicas para o candidato. Para cada um dos valores citados acima, eu tenho algumas perguntas que servem como base para avaliar se o candidato possui aquele valor ou não possui. Como esse é um tema bem subjetivo e "filosófico”, é bem difícil conceber essas perguntas sozinho. Graças a Deus, temos a inteligência artificial para nos auxiliar.
Para bolar essas perguntas com ajuda do ChatGPT, eu fiz um prompt bem completo. Vou compartilhar a estrutura com você. Primeiro de tudo, nós temos uma página no Notion da empresa que descreve o Tintim. O conteúdo desta página serve como base para o prompt. A estrutura dessa página é a seguinte:
A descrição da sua empresa
Quem somos?
Essa é a primeira seção da página, e o objetivo é apresentar de forma direta e simples o que é o Tintim, qual problema ele resolve e para quem. Serve como uma introdução rápida para qualquer pessoa entender o propósito prático do nosso produto e dar uma ideia de como ele funciona.
Por que existimos?
Aqui a gente mostra o contexto de mercado e a oportunidade que justifica a existência do Tintim. É uma seção que conecta dados concretos com a motivação da empresa, mostrando que há uma grande demanda ainda mal resolvida e que o Tintim foi criado para atendê-la.
Missão
Nessa seção, o objetivo é inspirar e alinhar o time em torno de um propósito maior. A missão expressa o “porquê” profundo do Tintim (no nosso caso, é contribuir para a prosperidade do Brasil, ajudando pequenas e médias empresas a venderem mais e se desenvolverem). Essa seção guia decisões estratégicas e comportamentos do time.
Visão
O objetivo dessa seção é apontar para o futuro desejado da empresa. A visão descreve onde a empresa quer chegar nos próximos anos, de forma tangível. É a meta aspiracional que orienta o crescimento e a ambição da equipe.
Valores
Por fim, chegam os valores. Como já disse antes, o objetivo dos valores é estabelecer os princípios que norteiam o comportamento e a cultura da empresa. Os valores funcionam como um guia de conduta, o que é esperado de cada membro do time no dia a dia, como tomar decisões, e como se relacionar dentro e fora da empresa.
Usando o ChatGPT para sugerir perguntas
Com essa breve descrição da sua empresa em mãos, vamos ao ChatGPT pedir sugestões de perguntas que ajudem a identificar se um candidato possui os mesmos valores que os seus.
Antes de te mostrar o prompt, vale dizer que será necessário algumas interações, pois existe uma chance grande de ele sugerir perguntas óbvias, o que não queremos. O objetivo é identificar esses valores no candidato de forma implícita. Se as perguntas forem óbvias, é bem provável que o candidato descubra o que você está querendo ouvir e “hackeie” a entrevista.
O prompt que usei foi esse:
< EXPLICAÇÃO
Acima está uma explicação clara sobre a minha empresa.
Meu objetivo é criar perguntas para serem feitas em uma entrevista
de emprego para a minha empresa. O objetivo da entrevista é identificar
fit cultural. Sugira uma lista de perguntas abertas que me permitam
avaliar se o candidato possui fit cultural com a minha empresa.
Para cada pergunta, indique o que esta pergunta busca avaliar.
Evite perguntas muito óbvias, que demonstrem o que estou buscando avaliar. >
Preencha uma ficha de avaliação para cada entrevista
Essa ficha serve para você trazer tangibilidade para o processo e conseguir fazer uma avaliação mais objetiva e menos subjetiva. Para cada candidato, preencha uma ficha de avaliação que contenha cada um dos seus valores, e uma nota que vai de 0 à 5 para cada um deles. Super simples, sem nenhum segredo.
Durante a entrevista, vá atribuindo as notas conforme for fazendo as perguntas. Ao final da entrevista, revise sua avaliação. Se possível, grave a entrevista, transcreva, apresente para o ChatGPT, e peça para ele também fazer essa avaliação. Compare as duas avaliações, só para fazer um double check e ter uma segunda opinião.
Cultura é a base de um time de sucesso
Eu não tenho dúvidas que o rápido crescimento do Tintim se dá por conta do excelente time que formamos. Somos um time muito bom técnicamente, sem dúvidas, mas, o que faz sermos realmente muito bons é a cultura que nos une. E a base dessa cultura vem de compartilharmos os mesmos valores.
Por “sorte”, eu acertei em formar um founding team com um excelente alinhamento cultural. Digo sorte entre aspas porque foi muito mais um processo intuitivo e inconsciente do que algo intencional. Mas, para construir algo grande não dá pra ficar dependendo somente da sorte.
Hoje, depois de dois anos e meio de fundação do Tintim, já somos um time de 26 pessoas, caminhando para terminar o ano em 30. Somos uma empresa sem grandes investimentos externos e, por isso, não podemos nos dar ao luxo de errar nas contratações.
Meu papel, como capitão deste barco, é garantir que o nosso time seja bom tecnicamente e, principalmente, alinhado culturalmente. Por isso, eu diria que metade do meu tempo, atualmente, é dedicado a recrutamento e seleção de gente boa.
Já que temos que fazer esse trabalho, que façamos direito. É por isso que eu implementei esse método simples, mas muito eficaz, de tentar identificar “gente da gente” para trabalhar aqui. Decidi compartilhar esse método com você porque a nossa melhor contratação, até agora, aconteceu justamente quando implementei esse método pela primeira vez. Enjoy!
✉️ Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa!
💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️