Gastar dinheiro = economizar dinheiro
O que tem mais valor: o dinheiro ou o tempo?
Você provavelmente consegue entender o valor do dinheiro. Agora, e o valor do tempo?
Na edição de hoje da Newsletter do Moa, eu falo sobre o valor real do tempo, e também explico porque gastar dinheiro pode ser a atitude mais econômica a ser tomada.
Os desafios de um lançamento digital
O ano era 2021. Estávamos começando a ganhar alguma tração com nossos lançamentos na DevPro. Eu estava completamente imerso nesse mundo. Qualquer tipo de novidade sobre o tema, eu estudava. Tinha uma ferramenta nova? Eu testava. Tinha uma estrutura nova de copy? Eu escrevia. Tinha uma técnica nova para aumentar o engajamento dos leads na live? Eu implementava!
Foi assim com os grupos de WhatsApp. Uma das maiores dores de quem vende pela internet é manter o lead engajado tempo suficiente para que a gente consiga transmitir nossa mensagem de venda. Para isso, era preciso um canal de contato barato com o lead. Antigamente, isso era resolvido com email. Mas, com o tempo, esse canal foi perdendo relevância. O novo canal para esse fim acabou se tornando o WhatsApp.
Mas, comunicar-se em massa pelo WhatsApp é um desafio. Na época, a Meta não tinha API. A alternativa eram as APIs não-oficiais, que, volta e meia, baniam nossos números. A forma de contornar isso? Grupos de WhatsApp. A lógica é simples: ao invés de mandar uma mensagem para cada um dos leads, você lota um grupo e se comunica com 250 leads de uma vez.
O trabalho chato era ficar rotacionando os links dos grupos de *WhatsApp *conforme os grupos iam enchendo. Para automatizar isso, o mercado inteiro usava uma solução chamada Joinzap. Era, literalmente, um rotacionador de link. Ele contava a quantidade de hits em um link e, conforme atingisse um determinado número, passava a servir o próximo link. Algo SUPER simples de implementar, mas que ninguém tinha feito. Por isso, eles cobravam a bagatela de R$ 300 por mês.
Sim, eu pensei a mesma coisa que você: “Eu faço isso com o pé nas costas. Vou implementar esse software e economizar essa grana”. Então, eu virei uma noite e implementei a primeira versão. Depois, eu virei mais uma noite e corrigi os bugs que foram aparecendo conforme eu ia usando. Depois de um tempo, mais uma noite de correção de bugs…
Eu devo ter economizado uns R$ 7.000 em mensalidades. Mas, eu investi, fácil, umas 20h de trabalho entre implementação e manutenção. Nessa época, eu não entendia que, assim como o dinheiro, o tempo também tem um valor.
Programador quer fazer tudo sozinho
O programador tem um senso de super-herói. Não foram poucas as vezes que eu vi um programador prometendo entregas complexas em prazos apertados, só porque o chefe pediu “uma forcinha” (eu já fiz isso várias vezes). O pior: o programador aceitava com o brilho no olho de quem tem uma missão a cumprir.
Eu tenho alguns palpites sobre a razão desse comportamento. O primeiro deles é a capacidade do programador de criar coisas do nada. Isso dá uma sensação de "poder criativo", que poucas profissões oferecem. Outra razão é a adrenalina causada pela “missão impossível”, o desafio em fazer algo que poucas pessoas conseguem.
O programador dá muito valor à sua habilidade de construir coisas do zero. De fato, essa é uma habilidade super valiosa. Mas, será que sempre vale a pena construir as coisas do zero?
“Por que eu vou pagar sendo que eu sei construir isso?”
Quando o programador olha para uma solução e pensa dessa maneira, a conta que ele está fazendo é simples: vou economizar dinheiro e fazer eu mesmo. A lógica em si não está errada. O problema está na premissa de que o único recurso de valor nessa equação é o dinheiro.
Existe um recurso que é mais valioso que o dinheiro: o tempo. Esse é o recurso mais escasso de todos, afinal, só existem 24 horas em um dia. Por ser mais escasso, o recurso tempo tende a ser mais valioso que o recurso dinheiro. Eu já expliquei isso com mais detalhes antes.
Aprender algo é muito caro
O processo de construção de algo é, basicamente, um processo de aprendizado. Dificilmente a gente acerta de primeira. O mais comum de acontecer é um processo de tentativa e erro.
O ato de programar é isso. Por mais que sigamos documentações, tutoriais e cursos, o processo ainda segue sendo tentativa e erro. Usar esses guias até ajudam a economizar alguns erros, mas não todos.
O ato de cometer um erro possui valor: o aprendizado acontece aí. Porém, esse ato também tem um custo: o tempo investido.
Você provavelmente conhece o Mr Beast, um dos maiores Youtubers da atualidade. Há alguns meses vazou um documento que serve como guia para os novos colaboradores da Mr Beast Productions. Num trecho específico, ele defende que “contratar consultores é como trapacear” (no bom sentido). O motivo? Simples: ele já fez dezenas de testes e pode te poupar semanas de trabalho.
Enquanto o programador tende a querer fazer tudo sozinho e aprender as coisas na marra, o Mr Beast defende veementemente que seus funcionários PAGUEM PARA APRENDER algo.
Um bom consultor já passou por dezenas (ou centenas) de casos similares ao seu. Ele não só tem a capacidade de resolver seu problema mais rápido, como também pode te ajudar a evitar armadilhas comuns. O consultor te entrega o atalho. Segundo o próprio Mr Beast, literally cheat codes.
Aprenda a fazer conta
Imagine que você acabou de lançar um SaaS e decidiu que seu go to market será via tráfego pago. Nesse contexto, imagine dois cenários:
Cenário 1: Você vasculha todos os vídeos do Youtube sobre o assunto e aprende sozinho, na marra. Em 12 meses de muito esforço e suor, você conquista os tão sonhados R$ 100k MRR.
Cenário 2: Você paga R$ 50k para uma consultoria fazer um diagnóstico da sua situação e ensinar exatamente o que você precisa fazer para faturar seus primeiros R$ 100k MRR. Com ajuda da consultoria, você conquista a marca com 6 meses de trabalho (e muito menos esforço).
No cenário 2, você pagou para acelerar o processo. O dinheiro foi um cheat code. Simples assim! (sem contar o tempo economizado, que pode ser investido em outras frentes).
Assim como na vida, num empreendimento o tempo vale muuuuuuuuuito mais que o dinheiro. Para uma startup, 6 meses são uma eternidade. Esse é o principal motivo pelo qual as startups buscam investimento: elas querem dinheiro para acelerar o processo.
Isso significa que você precisa de investimento externo? Não! Isso significa que você precisa aprender a fazer conta.
✉️ Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa!
💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️