Executando verificação de segurança...
0

Patrocinamos o maior evento de tráfego pago do Brasil

Ainda por cima, hackeamos o sistema

Conseguimos patrocinar o maior evento de tráfego pago do Brasil: O Subido Ao Vivo! Mas, por ser o maior, ele também é o mais caro. Como aproveitar ao máximo esse investimento?

A resposta é um tanto quanto inusitada: uma forma diferente de captar leads. Aproveitamos o momento para gerar suspense e, ao mesmo tempo, gerar interações com a nossa marca.

Na edição de hoje da Newsletter do Moa, eu conto como usamos uma estratégia simples para transformar branding em captura de leads.

Enigmas do RD Summit

Lá no longínquo ano de 2023, um dia antes do primeiro dia de RD Summit, a turma do GLA resolveu fazer um happy hour com a galera da comunidade. Eu resolvi participar.

O papo com a turma estava agradável, como sempre (a capacidade do Gabriel Mineiro de juntar gente boa é surreal). Mas, de repente, ele pediu pra todo mundo ficar quieto, para poder revelar a novidade que eles prepararam para o RD Summit daquele ano: Os Enigmas do RD Summit.

A ideia era simples: um jogo de enigmas com perguntas sobre marketing digital e sobre o próprio RD Summit. Você tinha um enigma e uma dica e, conforme fosse matando as charadas, o jogo ia ficando mais difícil.

Bobinho, né? Eu também achei. Mas, quando percebi, estava há 10 minutos tentando matar a segunda charada. Eu e o resto das quase 50 pessoas que estavam lá. Engajamento máximo.

Como eles não tinham grana para patrocinar o evento, na época, essa foi a forma de ‘’hackear” o sistema e pegar uma carona na visibilidade e hype do evento. Deu certo.

E eu resolvi copiar…

Subido Ao Vivo 2024

O maior evento de tráfego pago do Brasil é o Subido Ao Vivo. Esse evento é capitaneado pelo maior nome de tráfego pago do Brasil: Pedro Sobral. Como o principal usuário do Tintim é o gestor de tráfego, nossa presença nesse evento é obrigatória.

Em 2024, nós fomos como participantes, e a experiência foi muito boa. Conversamos com muita gente, desde pessoas que não conheciam o Tintim até clientes fiéis, que são apaixonados pela marca e pela solução. Foi uma excelente oportunidade para coletar feedback, gravar depoimentos e, claro, vender.

Na época, inclusive, a gente deu uma leve hackeada no sistema e decidimos ir de amarelo. A ideia era se destacar no meio daquela multidão de pessoas com camisetas azul e preta (que são as cores da comunidade). Deu certo.

Onde esta wally
(onde está Wally?)

O evento foi tão bom pra gente que esse ano estávamos decididos a emplacar um patrocínio. Imagina só: associar a nossa marca ao maior nome do mercado? Durante meses, eu tentei, por diversas vias, fechar essa parceria. Até chegou a rolar algumas conversas, mas, nada promissor. Paciência, né?

Decidimos, então, repetir o que tinha dado certo no ano passado e aparecer de amarelo por lá para conversar com as pessoas. Mas, este ano, eu queria também tentar algo novo: os Mistérios do Tintim, uma versão dos Enigmas do RD Summit, mas, para o mercado de tráfego pago.

Não vamos patrocinar?

Já estava tudo pronto: eu já tinha construído o jogo usando o Merlin (excelente ferramenta desenvolvida também pelo Mineiro e sua turma). A Isa, nossa copywriting, já tinha escrito os mistérios, e essa seria a nossa estratégia de coleta de leads no evento.

Eis que, faltando 15 dias para o evento, surge um mídia kit nas nossas mãos, através do Diego Carmona, um de nossos investidores-anjo (ele era um dos canais pelos quais eu estava tentando o approach, devido a sua ótima relação com o Pedro). O que eu tanto queria aconteceu: a chance de patrocinar o maior evento de tráfego pago do Brasil.

Na hora, eu gelei. Era um investimento de dinheiro MUITO relevante, maior do que tudo o que já havíamos feito. Foram horas de conversas entre a liderança, horas de conversa com meus investidores… levei o tema até para o hotseat de mastermind que participo. Depois de ponderar prós e contras e pensar muito, decidimos correr o risco!

Nosso patrocínio dava direito a um folheto no welcome kit do participante (aquela mochilinha que vem caderno, caneta, adesivos, etc.). Além de um folheto divulgando o Tintim, decidimos também colocar um folheto remetendo ao nosso jogo, agora com o nome de Mistérios do Subido.

Folheto

Valeu a pena?

O curtíssimo prazo que tivemos para nos preparar para o patrocínio (produzir flyer, vídeo institucional, comunicações, etc.) acabou tirando meu foco do jogo. Confesso que eu já nem esperava mais tanto resultado daí, já que agora teríamos outras formas “oficiais” de ativar essa galera. De novo, fui surpreendido…

O jogo virou sensação entre a galera. Era só começar a andar pelo evento que alguém parava a gente pedindo dica. Pra você ter uma ideia, chegaram a parar o Luiz no banheiro, só para pedir uma ajudinha. O pessoal estava realmente engajado em tentar resolver aqueles mistérios.

O resultado final foi excelente! Eis alguns números:

  • Mais de 500 pessoas se cadastraram e jogaram;
  • Mais de 15 mil respostas (teve gente que respondeu mais de 500 vezes);
  • Mais de 600 pessoas passaram pelo grupo de WhatsApp do jogo (e mandaram mais de 3 mil mensagens).

O Subido Ao Vivo não é uma feira de negócios, mas, sim, um evento de conteúdo. Por isso, coletar leads não era o foco. O foco de um patrocínio como esse é branding e autoridade. Maaaassss, através do jogo (que também é uma ação de branding), a gente conseguiu coletar uma penca de* leads*, que, com certeza, serão ativados nos próximos dias.

Essas pessoas vão comprar da gente agora? A maioria dificilmente vai, já que o motivo do contato delas com a nossa marca não foi venda. Ainda assim, essas pessoas são nosso público-alvo. São leads extremamente qualificados. Através de uma ação de marketing, a gente gerou memória afetiva em todas essas pessoas. Com certeza isso terá um peso positivo no momento em que essa galera sentir a dor que o Tintim resolve.

Ainda por cima, a gente se divertiu. Então, sim, valeu a pena!

Por fim, quero deixar meu agradecimento público ao Enzo Vargas, do GLA, que foi super generoso fazendo uma call comigo e explicando todos os detalhes e pormenores de quando eles fizeram o Enigmas do RD Summit. Me poupou vários erros.

Fica também meu agradecimento à Isa, que foi genial em criar os nossos mistérios, e também segurou boa parte da bronca do evento nas costas. Obrigado, também, ao meu sócio Luiz, que, como sempre, é pau pra toda obra, e matou no peito a bucha de correr com tudo o que fosse necessário para entregarmos o patrocínio.


✉️ Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa!

💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.

Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.

Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️

Toque aqui para se inscrever

Carregando publicação patrocinada...