ABNT lança normas técnicas de acessibilidade para apps; conheça
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou na quarta-feira (26) uma nova norma técnica que representa um grande passo para a acessibilidade digital. Trata-se da “17060:2022 - Acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis – Requisitos”, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade em parceria com o CGI.br, o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A NBR 17060 é o resultado de um projeto de dois anos, que contou com a colaboração de mais de 90 especialistas na matéria. A norma abrange aplicativos nativos em Android e iOS, apps híbridos, web apps e sites móveis e deverá beneficiar mais de 17 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência.
Instrumento para que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) seja cumprida, a NBR 17060 propõe que esses apps sejam acessíveis para pessoas sem visão, com visão limitada, sem percepção de cor, sem audição, com audição limitada, sem fala, com manipulação ou força limitadas, com alcance limitado, com epilepsia fotossensível ou com cognição limitada.