Executando verificação de segurança...
8

Marcar um comentário como resposta?

Estou fazendo alguns PRs para o TabNews e estava pensando se seria uma boa criar algo como no GitHub, marcar uma resposta como uma resposta marcada, resposta que o usuário queria?

Algo assim:

alt tela

Se isso for interresante para os usuários, é possível abrir um PR para adicionar essa funcionabilidade.

O que vocês acham?

Abri uma issues em: https://github.com/filipedeschamps/tabnews.com.br/issues/1694

13

Não sei se é uma boa.

O Stack Overflow criou isso e na época parecia uma boa ideia. Mas com o tempo perceberam que muitas vezes não é o ideal, tanto que há um tempo atrás (em 2021) mudaram a ordenação das respostas: antes a resposta aceita (a que está marcada com ✔) ficava sempre afixada no topo, mesmo que fosse a menos votada. Agora as respostas são ordenadas por votos, independente do ✔.

Isso porque em muitos casos a resposta aceita não era a melhor. O que acontece é que, em geral, quem pergunta sobre algo é porque não conhece muito bem o assunto, e portanto é a pessoa menos qualificada para dizer se aquela resposta é realmente boa. Para isso, os votos são um indicativo melhor (também não é um sistema perfeito, mas é melhor do que a indicação de uma única pessoa que geralmente é quem menos conhece do assunto).

E isso porque o Stack Overflow privilegia perguntas objetivas sobre código, ou seja, teoricamente deveria haver pouca margem para subjetividade (mas na prática, viu-se que não é bem assim). Agora imagine isso no TabNews, onde muitos posts nem sequer são perguntas de fato, e sim discussões (muitas delas subjetivas) com várias opiniões diferentes. Qual o valor da pessoa marcar uma resposta opinativa, além de dizer que ela concorda com aquilo?

Porque já vi casos de comentários excelentes, com vários votos, mas que só o autor do post discordava. Neste caso, ele não marcaria este comentário como resposta, só por pura discordância (mesmo que a comunidade tenha avaliado bem). Pra mim, a votação geral é um indicativo melhor, pois mostra o que a comunidade como um todo achou - e eu entendo que a avaliação coletiva gera um valor concreto maior do que a individual.

O autor não é especial neste sentido, o voto ou a concordância dele não valem mais do que os dos outros usuários só porque foi ele quem fez a pergunta. O conteúdo gerado aqui é para todo mundo, então a avaliação de todos deveria ter o mesmo peso. Se o autor concorda com algo, basta votar, e se quiser acrescentar alguma informação relevante, é só responder ao comentário.

Entendo que o recurso deveria ser usado só para casos em que há um problema de fato a ser resolvido, mas a partir do momento em que estiver disponível, com certeza as pessoas usarão para marcar respostas que dizem tudo que ela queria ouvir, mesmo que seja o comentário mais prejudicial e/ou menos votado. Por isso eu acho que os votos são um indicativo melhor.

2

Essa é uma perspectiva interessante, talvez se fosse possível adicionar apenas quando a postagem tivesse a tag dúvida, marcando como a solução que funcionou para ele, sem fixar o comentário seria o ideal, mas aí dificultaria bastante a implementação.

1

Concordo, ao ler o que ele disse, eu também pensei que só iria valer a pena se o conteúdo é uma dúvida, ainda estou pensando sobre como poderia implementar isso.

2

Teria que implementar algo para diferenciar ou categorizar os posts. Poderia ser tags, por exemplo (tem issue aberta no GitHub, se não me engano).

Mas mesmo assim acho que não elimina o problema, já que muitas dúvidas aqui são subjetivas, tipo "Qual a melhor linguagem/framework?", "Devo aprender A ou B?", "Qual tecnologia é mais fácil pra conseguir emprego?" e por aí vai. Ou seja, dúvidas subjetivas, cujas respostas serão todas opinativas.

E acaba caindo no mesmo problema, de no fundo não ter uma resposta certa (o que é normal em discussões do tipo). E aí a pessoa marca a resposta que gostou mais - geralmente a que confirma o que ela já acreditava ser o "certo" (isso é muito comum em vários sites, não acho que será diferente aqui).

1

Eu entendo o ponto de visto, mas essa marcação ou fixação de comentário é mais para uma gratificação pelo comentário.

Isso faz com que as pessoas criem mais comentários, mais interação e principalmente, evita comentários curtos.

A ideia não é dizer que aquele comentário é o verdadeiro, verdade absoluta, mas ajudou o autor naquela dúvida, pergunta.

Exemplo, o autor queria uma lista de melhores frameworks do mercado.

João postou uma lista de 2019.

Maria postou uma lista super atualizada do ano 2024 e deu dicas.

Pedro, comentou que não existe melhores frameworks no mercado atualmente.

O autor analisou os 3 comentários e escolheu Maria, pq ela ajudou e tirou as dúvidas que ele queria sobre o tema.

2

é mais para uma gratificação pelo comentário

Bom, já existe uma forma de gratificar quem fez o comentário: votando nele! :-)

E melhor ainda, não é só o autor que pode votar, qualquer um pode. Afinal, o conteúdo também pode ser útil para outros que estão só lendo a discussão, mas não quiseram participar dela. Por que restringir - ou dar mais peso para - a classificação dos comentários somente para quem criou o post? A ideia do site é que todos possam avaliar todos.

Além disso, é possível votar mais de uma vez no mesmo comentário (existem alguns limites, se não me engano são 3 votos a cada 72 horas), então se algo te ajudou muito, basta dar mais votos.

Outro ponto é que os votos não se limitam a um único comentário. Por exemplo, se várias pessoas me ajudaram, posso votar em todas. Já na sua proposta, entendi que o autor tem que escolher apenas um.

Isso faz com que as pessoas criem mais comentários, mais interação e principalmente, evita comentários curtos.

O sistema de votação já foi pensado para estimular mais comentários de qualidade e foi até alterado para evitar os curtos ou ruins: antes qualquer comentário dava pontos, agora precisa ter um mínimo de palavras (não lembro a regra exata) e também leva em conta o histórico recente (se tiver muitos comentários anteriores com pontuação boa, vc ganha mais - a fórmula é complicada e vivia mudando, não sei como está hoje).


Enfim, a meu ver a mecânica de votos e TabCoins já cobre esses pontos. Além disso, ela é bem complexa, e eu prefiro focar em ajustá-la conforme necessário. Não sei se precisa criar outro mecanismo paralelo, sendo que o atual já parece atender os pontos que vc mencionou, e - na minha opinião - com menos restrições.

1

@hkotsubo.

Eu continuo entendendo você, mas veja meu pensamento para essa nova modificação.

Entenda que isso não seria necessariamente uma verdade absoluta, como eu mencionei anteriormente, mas sim uma perspectiva relativa.

Ter outros meios de ganho de Tabcoins na minha visão sempre será sempre bem vinda.

A proposta ou ideia nesse caso de marca uma resposta ou fixar pelo autor é mais para ter mais contexto na publicação, como eu disse se o autor gostou, foi válido para ele, ele pode "destacar" aquele comentário, não quer dizer que as pessoas vão concordar com aquele comentário.

A ideia de dar a liberdade para outras pessoas podem ser interessante, em vez de fixado pelo autor, "Fixado Pela Comunidade", "Comentário marcado como relevante"... Mas pode entrar a questão, esse comentário ele vai ser destacado por causas dos Tabcoins?

Não podemos entrar no modo, "eu estou acostumado assim" e não ter mudanças relevantes.

Deixo aberto para a gente elaborar algo relevante, que vai agregar para a comunidade, tenho certeza que chegaremos em um ponto interessante para implementar essa nova modificação.

3

Eu acho uma idéia muito interessante, já havia sentindo falta dela em algumas ocasiões, mas eu acho que deve ter alguns cuidados na hora de implementar ela.

Diferente do Stack Overflow que utiliza esse atributo como maneira de finalizar a discussão, aqui deveria funcionar como um exemplo a ser seguido, é o que eu acho.

Além disso, acredito que deveria ter algumas condições para destacar o comentário:
1 - Precisa dois ou mais comentários;
2 - Pode-se destacar apenas um comentário por publicação.
3 - Haverá um custo de tabcoins para destacar? Será maior do que o custo de 1 tabcoin votar como relevante?
4 - O usuário que tem um comentário destacado receberia esses tabcoins a mais?
5 - Deveríamos pensar em alguma trava de segurança, para que quando um usuário tiver seu comentário destacado não modifique para algo prejudicial depois?

Outro ponto importante é o design, acho que poderíamos seguir com a borda que destaca quando é seu comentário na postagem, com um dos tons de azul que a plataforma usa. Além disso, em vez de um ícone “✔”, talvez um símbolo de fixado com a mensagem: “Fixado pelo Autor”, seja mais interessante e continue a promover a discussão, em vez de “Marcada como Resposta”, que leva um tom de encerramento.

Repostei meu comentário na issue.

1

Acho que seria uma funcionalidade bem relevante. As condições poderiam ser:

  1. Somente o criador do post poderá marcar como "solução" e somente um comentário.
  2. Uma vez marcado não se pode mais editar o comentário.
  3. Não haveria custo de tabcoins.
  4. O comentário ficaria fixado no topo.