Executando verificação de segurança...
5

Jogos não são palco para comemorar tragédias políticas

Sempre defendi que jogos podem sim ter política em suas narrativas, seja de forma explícita ou indireta. Mas existe uma diferença enorme entre usar a política como ferramenta criativa e transformar o jogo em palco de militância ou até de celebração de tragédias.

Recentemente, vimos desenvolvedores de Ghost of Yotei comemorando a morte de Charlie Kirk. Independentemente de quem seja ou do que represente, a comemoração da morte de qualquer pessoa não é algo que deva se misturar ao universo dos jogos. Isso é moralmente questionável e tira o foco do que realmente importa: a experiência do jogador, a qualidade da obra e a sua liberdade de interpretação.

Lugar de manifestação política existe — protestos, debates, redes sociais. Jogos podem abordar política como arte, como mensagem, mas não devem ser usados como vitrine para ataques pessoais ou comemorações mórbidas.

Minha visão é simples: respeito quando jogos abordam política de forma criativa, mas quando os criadores usam o espaço para expressar ódio e posicionamentos que extrapolam o propósito da obra, todos perdem — jogadores, comunidade e até a reputação do próprio estúdio.

E isso é mais vergonhoso ainda sabendo que é vindo de um sub-estúdio da Sony, empresa gigante no mercado.

Mas enfim, o que vocês acham de toda a situação? Eu to espumando de raiva so de escrever esse texto :/

Carregando publicação patrocinada...
2

Sensato, isso não está só em games, até mesmo pessoas do open source, big techs e outras partes da TI estão se balbuciando com a triste notícia de uma vida ceifada por conta de suas ideias, que por sua vez nem eram criminosas para que houvesse alguma justificativa.

1

Tá tudo muito polarizado, aquele pensamento do nós contra eles. Não é de agora, acho que pelos nossos ancestrais, primatas. E as redes sociais pioraram muito isso, tem vários estudos citando que a empatia tem reduzido e o ódio aumentado. Quem não está comigo, está contra. Aí fica fácil odiar e desejar o pior. Um rancor constante.

Tem uma frase famosa: Guardar rancor e odiar de longe é como tomar veneno desejando que o outro morra.

-4

Meus 2 cents,

Gostaria de colocar um ponto: se voce acha inadequado a expressao de certos "modus operandi" politicos em jogos, por que trazer isso para o TABNEWS, que eh uma plataforma que tem tentado (a duras penas) se manter neutra neste tema ? (ainda mais em tempos de tensao politica explicita no nosso dia-a-dia ?)

Sera que voce nao estara abrindo uma brecha pela qual alguns individuos podem se sentir incentivados a se manifestar ?

1

Eu queria tentar ser o mais cinza nesse tema, mas meu deus, comemorar a morte de um cara e dizer que faria de novo é inaceitável.

Eu trouxe para o tabnews não com o objetivo de criar um grupo para ir na porta da sony as 10am de um sábado, e sim pra espressar que jogos não são lugares para discurso de ódio.

Se alguem quiser fazer como eu (não necessariamente aqui no tabnews), eu fico nem pra lá quanto para ca, porque é justo você pedir retratação de um estúdio que comemora tal ato. Enfim não vou me estender demais, agradeço seu feedback