Neovim ou: Como aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba
Isso mesmo, o Neovim é uma BOMBA!
Você abre essa porcaria e fica desesperado pensando "como eu saio disso?! nenhuma tecla funciona!" e acaba por fim, decidindo que vai editar todos os arquivos de texto pelo nano que é mais fácil.
Eu relutei muito em usar o Neovim, ainda mais considerando que sou geração Z e o meu foco é o equivalente de um peixe dourado, mas depois de alguns dias rodando nvim pra dois minutos depois dar um q! e abrir o vscode novamente, eventualmente acabei cedendo.
É simplesmente muito mais eficiente você soltar a mão do rato e focar as duas no teclado, isso mesmo, eu acredito que você se acostuma com o teclado e o neovim, você solta a mão do rato e foca no teclado, e depois de um tempo, você se acostuma com o neovim e você começa a perceber que o neovim é na verdade a segunda vinda de Cristo, o editor de texto que vai salvar o mundo.
Piadas à parte, estou usando o neovim já faz uma semana e me sinto improdutivo quando tenho que pegar no mouse pra fazer alguma coisa, é simplesmente muito gostoso quando você decora as keybinds e consegue realizar vários comandos rapidamente. Isso não é motivo para abandonar o vscode também, afinal, ele mesmo tem uma extensão que emula as keybinds do neovim, te fornecendo o melhor dos dois mundos. Mas convenhamos, sem o ego envolvido o neovim não é tão legal assim. Mentira, é sim.
Também resolvi aderir à extensão que adciona as keybinds do Vim no navegador, o Surfing Keys permite você acessar sites e ler conteúdos com as keybindings do Vim. Conveniente!
É, mais um dia e estou usando o neovim mais e mais, me pego voltando ocasionalmente pro vscode para problemas mais pontuais. Claro, ele ainda tem sua utilidade, mas eu acho que o neovim é muito mais eficiente e produtivo, e eu tenho certeza que vai me ajudar a ser um desenvolvedor melhor.
Quem não experimentou o neovim ainda? Com certeza vale a pena, e caso não tenha, vale a pena experimentar, afinal, é mais uma coisa para você se gabar e mostrar pro mundo o quão haxx0r você é.