Executando verificação de segurança...
6

Neovim ou: Como aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba

Isso mesmo, o Neovim é uma BOMBA!
Você abre essa porcaria e fica desesperado pensando "como eu saio disso?! nenhuma tecla funciona!" e acaba por fim, decidindo que vai editar todos os arquivos de texto pelo nano que é mais fácil.

Eu relutei muito em usar o Neovim, ainda mais considerando que sou geração Z e o meu foco é o equivalente de um peixe dourado, mas depois de alguns dias rodando nvim pra dois minutos depois dar um q! e abrir o vscode novamente, eventualmente acabei cedendo.
É simplesmente muito mais eficiente você soltar a mão do rato e focar as duas no teclado, isso mesmo, eu acredito que você se acostuma com o teclado e o neovim, você solta a mão do rato e foca no teclado, e depois de um tempo, você se acostuma com o neovim e você começa a perceber que o neovim é na verdade a segunda vinda de Cristo, o editor de texto que vai salvar o mundo.
Piadas à parte, estou usando o neovim já faz uma semana e me sinto improdutivo quando tenho que pegar no mouse pra fazer alguma coisa, é simplesmente muito gostoso quando você decora as keybinds e consegue realizar vários comandos rapidamente. Isso não é motivo para abandonar o vscode também, afinal, ele mesmo tem uma extensão que emula as keybinds do neovim, te fornecendo o melhor dos dois mundos. Mas convenhamos, sem o ego envolvido o neovim não é tão legal assim. Mentira, é sim.
Também resolvi aderir à extensão que adciona as keybinds do Vim no navegador, o Surfing Keys permite você acessar sites e ler conteúdos com as keybindings do Vim. Conveniente!
É, mais um dia e estou usando o neovim mais e mais, me pego voltando ocasionalmente pro vscode para problemas mais pontuais. Claro, ele ainda tem sua utilidade, mas eu acho que o neovim é muito mais eficiente e produtivo, e eu tenho certeza que vai me ajudar a ser um desenvolvedor melhor.
Quem não experimentou o neovim ainda? Com certeza vale a pena, e caso não tenha, vale a pena experimentar, afinal, é mais uma coisa para você se gabar e mostrar pro mundo o quão haxx0r você é.

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Tentei usar vim, neovim, lunarvim, helix e etc, mas não rolou pra mim, eu prefiro usar um VS Code da vida.

Aliás, até o nano andei abandonando ultimamente e agora eu tô usando o micro, acho bem melhor e mais intuitivo pra mim quando eu tô no Linux, já no Windows comecei a usar o Microsoft Edit, tô gostando bastante dele.

1
2

Então... Eu usei neovim como meu unico editor por 2 anos quase 3... E agora voltei para o vscode, pq simplesmente funciona... Tudo já vem muito bem configurado, e fazendo algumas alterações eu tenho todos os atalhos do neovim no meu vscode... Eu entendo a ideia de usar algo que quase ninguem mais usa, ou ser o unico no ambiente aonde trabalha/estuda usando essa ferramenta que a maioria tem "medo" de usar, mas para ser bem honesto contigo, usa o maximo que puder, explora mesmo, será mais uma ferramenta no seu lequi de aprendizado... Vai fundo (la ele)...

1

A parte do ego era piadinha mesmo, mas é inevitável o sentimento de superioridade. Óbvio que ninguém deve ser arrogante a respeito do editor que usa, afinal, o entrevistador não chega em você perguntando "Vim ou Emacs?" na hora de te contratar. Eu acredito que pra quem prefere o minimalismo e opta por não consumir nada da Microsoft o Neovim já serve, mas realmente, o vscode trás muitas conveniências que o Neovim não trás pra quem é mais leigo, eu me enrolei bastante com os plugins pra depois descobrir que instalar eles era a coisa mais fácil do mundo.

1
1

Eu conheci pelo meu professor de Estrutura de dados, que tirou onda de mim pois eu tava codando na disciplina dele usando o CodeBlocks ao invés do vscode igual todo mundo. Aí ele comentou que onde ele fez a graduação dele tinha briga entre quem usava vim e emacs, daí eu fui procurar saber sobre. O que eu fiz pra começar a usar agora mesmo foi procurar por vim cheatsheet e deixar aberto no meu navegador com o Gemini em outro terminal, daí quando eu tinha alguma dúvida de tecla eu olhava no cheatsheet, e se fosse muito específico eu perguntava para a IA.

1

Eu sou o tipo de pessoa que gosta muito de um editor de terminal, mas nao tem a coragem e disposição pra aprender o neovim. Por esses e outros motivos eu uso o micro.

Gosto dos shortcuts dele e gosto das customizações de estilo. A única coisa que eu não me acostumei foi a escrever micro no terminal toda vez, por isso fiz um alias com nano=micro kkkkkkkkkkkkkkkkkk