Executando verificação de segurança...
1

A concepção do Elenya

Esse não é um texto de propaganda do meu SAAS, nem mesmo vou colocar a url dele aqui.
Aqui é apenas eu tentando colocar um texto pra fora, algo que já queria fazer um tempo mas sempre travo.

Bom.. primeiro eu sempre pensei que sendo um desenvolvedor de software, eu poderia criar meu próprio saas do que passar a vida construindo os dos outros. O que eu não sabia na época que construir era o menor dos passos rs.

Como surgiu o elenya

Eu sempre fui uma pessoa avessa a ficar pendurado no telefone, e mais recentemente (acho que é questão da idade chegando) de ficar batendo papo em whatsapp.

Qualquer serviço que eu precisava marcar (se tivesse como marcar já era um ganho!) era necessário ligar ou ficar mandando mensagem pro prestador, aguardar a resposta e aí sim ter a confirmação do agendamento.

Pra ter ideia, eu fiquei um ano indo na mesma barbearia não pela qualidade do serviço, mas pq eles tinham um app onde eu poderia marcar diretamente o que fazer, com quem e quando.

Pronto. Eu tenho o problema e a dor. E se eu tenho essa dor, muitas pessoas devem ter também.

A solução? Um hub de apontamentos. Um iFood de agendamento. O usuário entra e lá vai ter todos os prestadores de serviço. Perfeito.

Daí eu comecei a ler MAKE (@levelsio) e em um determinado momento do livro ele diz para começar em um nicho, começar pequeno, abraçando uma pequena comunidade.

Bom... então o elenya tinha que mudar. Não dava pra ser um hub de agendamento logo de cara. Imagina a correria que seria para ter dois tipos de usuários no saas, o prestador de serviço e o cliente dele. Um acaba puxando o outro, se nenhum usuário acessa, pq o prestador estaria lá? Se não tem nenhum prestador de serviço, pq o usuário acessaria?

Think small first

Pronto, esse título é completamente o oposto do que vc vê por ai. Mas ele quer dizer exatamente o que eu precisei fazer para o elenya.

Para nichar ainda mais o elenya, eu precisei pensar não só na minha dor, mas o motivo dela acontecer. Pq um prestador de serviço não fica no telefone sempre? Ou pq não consegue manter o diálogo constante no whatsapp?

Simples. Ele tá trabalhando. Principalmente quando trabalha sozinho.

Tá ai. O elenya seria o sistema de agendamento para quem trabalha sozinho.

A partir do momento que isso foi definido, outros pontos nasceram. Se o cliente do elenya não tem tempo, então o elenya deveria ser extremamente intuitivo e fácil de uso e principalmente de configuração. Essa regra é a que manda em TODAS as features do elenya até hoje.

Se vc ver, o título diz Think Small FIRST, pq nada impede que vc tenha um caminho preparado pro seu saas. E com isso vc pode preparar caminhos desde o início para facilitar onde vc quer chegar desde que isso não sacrifique a entrega do que precisa ser feito hoje.

O elenya hoje tem 4 meses. Ainda é novo, mas já evoluiu muito em relação a quando nasceu, graças a feedback dos clientes.

Se vc se interessou um pouco sobre essa história e quiser saber mais do processo de criação e perrengues, me fala aqui que eu escrevo uma parte 2.

Carregando publicação patrocinada...