Executando verificação de segurança...
10

Abandone os seus certificados de programação!

É hora de repensar a abordagem em relação aos certificados de participação e cursos de programação. Embora esses certificados possam ser reconhecimentos formais de dedicação e aprendizado, eles não refletem verdadeiramente a habilidade em desenvolvimento de software.

A realidade é que um certificado de participação em um curso ou evento não é um indicador confiável de competência. A verdade é que ninguém pode garantir que você não fez um 'ctrl + c/v'. Eles podem ser obtidos com pouco esforço, simplesmente assistindo às aulas ou participando das palestras, sem realmente colocar as mãos na massa e praticar o que foi ensinado.

Em vez de se tornar um acumulador de certificados, direcione sua energia para algo mais gratificante: a prática real da codificação. Nada substitui a experiência adquirida ao trabalhar em projetos reais, resolver problemas e contribuir para projetos open-source. E não, você não precisa começar grande ou sabendo tudo, mas busque formas de como você pode contribuir com as habilidades que possui hoje.

É através dessa prática e envolvimento que outros desenvolvedores e recrutadores começarão a te ver como desenvolvedor competente que não segue a manada.

Se você curte se desafiar mediante projetos, vou deixar alguns conteúdos e plataformas que vão te fazer ter ideias de projetos reais pra desenvolver. Com certeza ter projetos reais e significativos valem bem mais do que um certificado de uma skill.

codante.io

A Codante oferece semanalmente mini-projetos para serem resolvidos, seguidos por apresentações de possíveis soluções. Além disso, promove workshops com temáticas técnicas profundas abordando tópicos como React Server Components, Design para devs, Microfrontends, Intro a GraphQL e uma ampla lista de testes técnicos já aplicados em processos seletivos.

Repositório OverCode • Jean Meira

A ideia em seu princípio é encarar a proposta de demanda como algo real que lhe foi pedido. Pode pensar como uma demanda de teste técnico e trabalhar no desenvolvimento durante 7 dias. Se estiver explorando de forma diferente e quiser se aprofundar mais pode também levar como um projeto de 14 dias ou mesmo um estudo de caso de 7 ou 14 dias.

Em cada uma das demandas são passados requisitos além da história base da situação, são eles o requisitos funcionais, não funcionais, não obrigatórios e os adicionais.

Repositório • App Ideas

Segue o mesmo princípio do repositório do Jean Meira, mas possuem mais projetos!

LinkedingithubGmail

1
1

Eu diria que no caso dos certificados o que importa é a caminhada(mão na massa) não o destino final(certificado). Eu por exemplo, estou estudando para tirar minha certificação AWS DVA-CO2, não está sendo fácil, pois não estou apenas assistindo aulas e fazendo aquele dump de questões, estou realmente estudando, colocando em prática, realizando teste, colocando a mão na massa.

O certificado querendo ou não quando você o consegue dá aquele satisfação de que o esforço value apena. Tem sim muitas certificações/certificados que você pode obter de maneria fácil, outras você realmente precisa colocar um esforço e dedicação para conseguir pois nem sempre é sorte.

1
1

Isso aí é real!
Se puder acrescentar, gosto muito da ideia de ja codificar algo que possa ser comercializado, que não só ajude a se qualificar, mas que também possa gerar frutos, renda etc.

Foi assim que me aprimorei e consegui viver da programação...
Sem me prender a certificação ou títulos, apenas criando soluções.