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[Dúvidas] Integrações com o Gov.br

Eu atualmente presto serviço como DevOps para fora do Brasil e tenho que gerar invoices para o meu cliente final.
Eu preciso garantir que consiga um comprovante melhor que apenas uma foto da minha assinatura na invoice. Para isso eu tenho utilizado a assinatura Digital do Gov.BR.

Meu grande problema se encontra que e muito chato ter que fazendo esse processo manualmente. Tenho muita coisa para prestar atenção, e não quero mais coisas. Eu já automatizei a criação do invoice com um pequeno script em pyhton.

Eu gostaria de saber se vocês jovens gafanhotos têm conhecimento de alguma integração, ou ja tiveram que brincar com isso, ou mesmo gerar Notas Fiscais. Qualquer informação ja me ajuda, não faço ideia de como fazer isso funcionar.

Agradeço desde já a todos.

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Para assinatura recomendo você usar um serviço próprio para isso, com um certificado digital gerado para você.

Profissionalmente sei que o e-CPF é usado, e diversos programas conseguem assinar documentos com esse certificado

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Meus 2 cents:

Existe o assinador do SERPRO:

https://www.serpro.gov.br/links-fixos-superiores/assinador-digital/assinador-serpro

Se voce ja tem um certificado digital padrao ICP Brasil, da para assinar qualquer documento localmente.

Um certificado digital A1 (CPF - arquivo local) custo em torno de R$ 100-200

Se nao quiser usar o assinador Serpro - com o certificado A1 um script python faz o mesmo processo.

https://github.com/erpbrasil/erpbrasil.assinatura

Documentos assinados com certificado digital A1 tem a mesma validade juridica que um documento reconhecido em cartorio ou assinado via gov.br

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Meu meio centavo, recomendo você procurar serviços tipo Clicksign, Docusign ou Zapsign, existem diversos signs da vida que fornecem serviço de API para assinatura de documentos válida, mas basicamente eles fazem um hash assinado do arquivo com um certificado A1 do ICP, o que vc pode fazer é um script ou sistema que faça a "assinatura" ou hash utilizando o certificado A1 o que sairia mais barato porque você teria uma quantidade ilimitada de arquivos pra assinar por um valor fixo anual.

Na minha experiencia o que vale mais a pena por ser mais fácil é usar um desses serviços por que você teria que disponibilizar um serviço pra validar a sua assinatura e teria que manter ele disponível.

Dito isso o Zapsign é mais fácil de integrar a API é mais simples, porém é mais caro.
O mais barato é o Clicksign mas a integração exige mais chamadas a API deles.

Edit.:
Sobre as notas fiscais, vc tem duas alternativas, integrar diretamente com o sefaz ou utilizar uma api, integração com o sefaz é WEBService SOAP, https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

No seu caso eu acredito que seja nota fiscal de serviço, ai depende de cada prefeitura, notas de serviço sempre são responsabilidade do município e de produtos são dos estados.
município geralmente também usa o padrão SOAP você teria que consultar o seu município, geralmente são sistemas terceiros e disponibilizam a doc no próprio site, mas se não tiver lá lhe desejo sorte, dito isso vale consultar um serviço também de API REST de NFS-e que é a Nota fiscal de serviço eletrônica, já usei o https://focusnfe.com.br/ hoje em dia integro com as prefeituras diretamente.

Edit 2, lembrei de um emissor também que eu usava antigamente mas ele só funciona no windows, vc teria que ter um servidor windows ou deixar executando em sua máquina, mas ele facilita bastante e é free https://inside.unimake.com.br/uninfe e integra com a maioria das prefeituras