Executando verificação de segurança...
19

[PITCH] Como lancei a plataforma que vai desbancar a Product Hunt no Brasil

Apresentação

Prazer, me chamo Yves, tenho 27 anos, sou cidadão do Nordeste da província do Rio Grande. Atuei como desenvolvedor durante boa parte da minha carreira profissional, hoje tenho uma pequena fábrica de software e gerencio uma equipe enxuta enquanto me dedico a outros projetos pessoais e profissionais.

A ideia

Tenho visto muitos projetos bons sendo lançados em português, tanto aqui no TabNews quanto na comunidade de indie hackers no Discord, alguns até fazem sucesso mas não são postados no Product Hunt, os motivos mais comuns são que lá, por ser uma comunidade global, precisaria que o produto estivesse inglês e cobrando em dólar, como foi o caso da LoveYuu do saudoso André Dev.

Isso tudo fez com que eu me perguntasse porquê não existe um “Product Hunt brasileiro". Aqui no TabNews, encontrei o TabPitches do nosso amigo @lucianfialho. O projeto é bacana e serve muito bem o seu propósito como agregador dos artigos contendo o pitch de alguma ideia ou produto recém-lançado.

A visibilidade que esse canal trouxe a muitos projetos é formidável e só temos a agradecer ao Felipe Deschamps por ter concebido esse recanto da internet. Mas eu sentia que ainda era preciso furar a bolha dev. Um espaço onde fundadores encontrassem pessoas mais próximas do seu ICP, que pudessem lançar os seus produtos e convidar a comunidade para testar e votar nos melhores projetos, sem detalhes técnicos.

A execução

Como meu tempo é corrido, entre cuidar de família e ainda de 3 empresas, considerei que o ideal seria usar um modelo pronto de diretório e adaptar. Daí entrei uma espiral quase sem fim, em busca de um boilerplate para diretórios de SaaS que valesse a pena adquirir. Considerei os seguintes critérios:

  • Bom desempenho
  • Código limpo
  • Stack conhecida (NodeJS ou PHP)
  • Deploy facilitado
  • Integração com meio de pagamento

Todas as opções que encontrava tinham algum problema, ou tinham o código horrível, muito mal estruturado, ou então não pontuavam bem no PageSpeed Insights. Precisava ser uma solução otimizada para o SEO, para que o site fosse um backlink de qualidade para os projetos que confiariam na plataforma para hospedar o seu lançamento.

Depois de quase desistir, encontrei um repositório de código aberto chamado Open-Launch do Eric, após criar um fork e publicar um PR para internacionalizar o projeto percebi que eu poderia estar trazendo isso para a comunidade numa versão brasileira Herbert Richards.

Conversa com o Eric

O Eric me chamou no Telegram, batemos um papo e concordamos que eu poderia lançar o projeto no Brasil. Conectei um domínio que eu tinha comprado no início do mês e assim nasceu o Product Launch.

O lançamento

Recebi muitas dicas da comunidade e resolvi começar a fazer build in public no Reddit, LinkedIn, e Discord, já que não tenho tanta experiência com o formato de vídeo.

No segundo dia, fiz um post sobre a minha primeira venda na Stripe, que caiu do primeiro lançamento Premium na plataforma. Meu post viralizou e tive quase 10 mil impressões. Isso me fez ter ideia do poder que construir as coisas em público tem hoje em dia.

Desempenho no LinkedIn

O presente

Com 5 dias de existência, recebemos em torno de 600 visitas e 2.400 pageviews.

Interface do Plausible

Com esse tráfego, tivemos pouco mais de 60 cadastros e 17 projetos já publicados ou aguardando publicação.

Dashboard administrativo

O futuro

Estou avaliando mudar os lançamentos de diário para semanal, assim os projetos recebem destaque por mais tempo e haveria também tempo hábil para que os projetos recebam mais votos, dando assim mais relevância ao selo de "Projeto Destaque".

Pretendo expandir o meu conteúdo para o YouTube e SubStack para compartilhar conhecimento enquanto conheço pessoas incríveis, que tem dado apoio essencial ao projeto nesse início.

Irei criar uma newsletter para que os usuários possam receber por e-mail os projetos mais bem votados, gerando assim um fluxo constante de visitas no site.


Aos que chegaram até aqui. Obrigado e até a próxima!

Carregando publicação patrocinada...